O cinema fechou suas portas em março de 2020 por conta da pandemia. Buscando novas formas de financiamento surgiu a ideia do financiamento coletivo que com a colaboração de muita gente permitiram salvar esse patrimônio cultural.
O “avant-premier” do Cine Bardot aconteceu em 17 de dezembro com a exibição do filme de Paula Hernández “Las Siamesas”, recentemente nomeada a Melhor Película Iberoamericana dos Premios Goya, um evento gratuito para toda a comunidade argentina e local que contou com a destacada presença de Claudio Gutierrez, cônsul-geral da Argentina do Rio de Janeiro.
Gran Cine Bardot
Inaugurado em 1994, o Gran Cine Bardot é muito mais do que único cinema de Búzios, se tornou parte da vida cultural da cidade e ganhou importância nacional e internacional. O icônico cinema é palco de grandes estreias, eventos e um espaço agradável para o público assistir filmes de todo o mundo.

Organizador de um dos mais tradicionais festivais que movimentam o mercado cinematográfico nacional há anos, o Búzios Cine Festival que faz parte do calendário cultural do Estado do Rio de Janeiro e compõe o calendário nacional do audiovisual.
Localizado no inicio da Orla Bardot, o espaço tem capacidade para 111 pessoas e se destaca pelo som de primeira e ambiente bem decorado, climatização e conforto.

“Para estreitar as relações entre o Consulado e os argentinos em diferentes lugares do estado, a organização empreendeu um conjunto de ações para a criação de um Consulado Itinerante, permitindo assim ter contato direto com a gente e resolvendo distintos problemas e transtornos causados pela atual pandemia”, explicou Claudio Gutierrez, Cônsul Geral da Argentina do Rio de Janeiro.
O importante cinema passou 20 meses fechados por causa dos efeitos arrasadores da pandemia
Por sua vez, Mario Jose Paz expressou sua satisfação pela repercussão do Financiamento Coletivo que permitirá a reabertura do Cine Bardot em janeiro de 2022.

A campanha alcançou a 1ª meta para quitar os débitos causados pela pandemia, reabrir o cinema e manter a sala por 6 meses, com a exibição de 3 filmes do circuito comercial, sempre de quinta a domingo, com 6 sessões por semana. A 2ª y 3ª meta permitira a automação da bilheteria com vendas antecipadas online e produção de atividades semanais do Cineclube (exibições de filmes infantis, mostras e ciclos temáticos) para a população de forma gratuita é para manter o cinema aberto por 1 ano.
“Las Siamesas”, Paula Hernández

Assistimos um filme inquietante. O filme desenvolve-se numa viagem entre mãe e filha de ônibus. Poucos personagens, rodoviárias, todo acontece viajando, em movimento. A pesar das abundantes cenas de exterior, o clima torna-se muito mais intimista nas cenas de interior, no ônibus. O stress da viagem começa a revelar distintas facetas do relacionamento. Discutem, polemizam e os reproches que revelam velhos conflitos, a inseguridade os medos tomam conta do roteiro.
A excelente performances das artistas reflexam momentos de ternura y compaixão mas também momentos de discussão muito tensos. A viagem, a noite … desencadearam um final fatal.
Uma boa noticia … Búzios esta Viva!!!!!

Dois aspectos distinguem o presente atual do Cinema Bardot, primeiro a sua coragem de estar vivo, de portas abertas. Segundo, representa o esforço que os intelectuais e empresários vem implementando em Búzios para oferecer a melhor temporada veraneia de todos os tempos, onde os turistas ansiosos por sair de casa voltem a impulsar a abatida economia do município.
A reabertura do cinema é importante não só para Búzios, mas para toda a cultura nacional. A temporada Búzios 2022 promete muito, esta carregada de otimismo, não só para os turistas ansiosos prestos a sair de casa mas também porque significará uma recompensa para todos os empreendedores locais que aguentaram firme a tormenta, que graças a sua criatividade e esforço conseguiram sair na frente e permitem assim manter viva a cultura e memoria desta bela cidade.
Gran Cine Bardot
Travessa dos Pescadores, 88 – Centro
Tel: (22) 2623-1466
fonte:
- https://es-la.facebook.com/grancinebardot.buzios/
- https://prensadebabel.com.br/campanha-virtual-busca-recursos-para-reabertura-do-cine-bardot-em-buzios/home