SEÑOR TANGO – Parte II: Fernando Soler, o fundador do local de Tango mais glamoroso de Buenos Aires

Falar do Señor Tango e falar de Fernando Soler, cantor de tango, produtor e apresentador desta excelente e glamorosa casa de espetáculos.

Inaugurado em 1996 no Bairro Portenho de Barracas, o Señor Tango oferece um dos shows mais prestigiosos e famosos em Buenos Aires.

È a maior casa de tango da cidade, com capacidade para 1200 pessoas e a apresentação de mais de 40 artistas entre dançarinos de primeiro nível mundial e reconhecidos cantores, num cenário circular e giratório, excelente música, impactantes efeitos especiais e iluminação que transmitem um efeito visual incomparável.

Fernando Soler

O Cantor e o Produtor de Tango


Fernando Soler

“Eu nasci em 1957 em Pigüé, uma colônia francesa na província de Buenos Aires. Lembro do meu pai, com os ensaios de sua orquestra de tango, e alguns carnavais no Club Italiano de Pigüé onde uma noite adormeci aos pés dos violinos”.

Meu tio Héctor tocava violino em orquestras como a do Florindo Sassone em Buenos Aires, junto a quatro violinos importantes, dois bandoneons, meu pai tocava contrabaixo e também cantava”, lembra Fernando saudosamente.

A fama lhe veio desde muito cedo: “Em 1971, com quatorze anos, vim para Buenos Aires e participei do Primeiro Encontro Musical da Juventude Argentina, junto com representantes de todas as províncias. Há uma semifinal na “Rádio el Mundo” onde estiveram cinco finalistas de cada gênero: folclore, beat music e tango. Recebi o primeiro prêmio de tango no Luna Park lotado. No dia seguinte nada menos que o autor da missa crioula, Ariel Ramírez, me citou no jornal Clarín no dia seguinte dizendo que tinha se emocionado com o menino de Pigüé que cantava o tango “Jamás lo vas a saber”.

Mas é mesmo aos 18 anos que chega definitivamente a consagração com a sua inclusão como cantor na Orquestra do Maestro Héctor Varela, que mudaria o seu verdadeiro nome Carlos Táccari para o nome artístico, Fernando Soler. Ali nasceu a famosa dupla com o companheiro Jorge Falcón, gravando “Azúcar, pepper y sal” e “Así bailaban mis abuelos”, que foram os sucessos do momento.

Em 1981 separou-se da Orquestra Héctor Varela, e começou a percorrer um caminho de grande sucesso no mundo da música citadina e iniciou a sua carreira internacional, percorrendo todo o Japão durante 3 meses com a Orquestra José Basso, tournée que também incluiu o Canadá e Colômbia: “Foi um clique importante na minha vida. Naquele Japão que nos leva séculos de eficiência tecnológica, eles são amantes do tango à sua maneira, com suas idiossincrasias, expressaram seu carinho. Quando me vi do outro lado do Pacífico com japoneses que me trouxeram os discos de Héctor Varela para eu assinar, fiquei muito empolgado porque nunca imaginei que no outro canto do planeta encontraria aquele pequeno país maravilhoso. Lá vi as luzes que sonhei, ouvi o som maravilhoso do tango que tanto desejava e disse: “aqui está a chave”.

O local foi um dos maiores e mais prestigiados armazém do bairro de Barracas, denominado “Almacenes Brenta y Roncoroni”. aquele armazém é hoje um magnífico teatro ao qual muitos batizaram “A Catedral do Tango”

Por 5 anos consecutivos viajou para a Holanda mostrando sua primeira experiência como produtor musical com um show formado por dançarinos e uma orquestra, Fernando era o cantor solista. Na década de 1990 foi premiado com o “Melhor Cantor Estrangeiro do Ano”, pelo qual recebeu do Prefeito “The Golden Heart of Rotterdam”.

“Em certo momento, Juan Carlos Copes volta de uma turnê com Virulaso e me conta sobre o tremendo sucesso de seu show no mundo, e eu disse, essa é a combinação perfeita, entre a Argentina como destino turístico, e o tango. Eles foram para Londres por duas semanas e ficaram seis meses, e Lady Di, Mick Jagger, Rod Stewart, todos os número um, foram vê-los. Minha leitura foi cristalina. Disse a mim mesmo: “Tenho que construir uma casa de dimensões importantes, tenho que fazer um Señor Tango”, diz Fernando Soler.

SEÑOR TANGO


Em 1996 inaugurou “SEÑOR TANGO”, espetáculo pelo qual recebeu diversas distinções, como a declaração de “Interesse Parlamentar e Cultural”, concedida pelo Congresso Nacional; “Interesse Turístico” do Governo da Cidade de Buenos Aires e da Secretaria de Turismo da Nação.

Também em 1996 foi eleito “Pessoa do Ano” pelo seu trabalho cultural e por ser Embaixador da Música Cidadã. A RAI, a Rádio Televisión de Itália, transmite no final do ano 1996 ao vivo do SEÑOR TANGO em Buenos Aires, a traves de um link com a Televisão Italiana e um brinde de boas-vindas ao Ano Novo.

No total são nove casais de dança que recriam coreografias grupais e individuais mostrando suas habilidades e interpretando personagens característicos do tangoNa hora de comprar seu ingresso, é preciso escolher se quer ficar no piso térreo, onde está o palco, no segundo ou no terceiro anel. Os assentos mais próximos do palco e nos pisos de cima são considerados VIP, então são mais caros e contam com um cardápio diferenciado.

Celebridades em Senhor Tango


Fernando Soler

O número de celebridades que visitou o Señor Tango é infinito: é o caso do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton e sua esposa Hillary. “Nós o recebemos com minha esposa Soledad na porta, colocamos todos na parte tranquila do prédio porque os seguranças disseram isso. No entanto, ele escolheu sentar-se no meio das pessoas, e quando o convidei para cantar “Caminito”, ele ficou sentado e acompanhou desde seu lugar. Foi uma noite inesquecível para mim, assim como as noites passadas com Luis Miguel também foram inesquecíveis, quando ele vem e fica e comemos um pouco de carne e um pouco de vinho argentino, e começamos a cantar tangos, baladas e versos espanhóis”.

Rod Stewart

A lista continua: “Liza Minnelli, Sting, Donald Trump, Salma Hayek. Dionne Warwik, The Backstreet Boys, presidentes de todo o mundo como Gorbachev. Também Alberto de Monaco e Schumacher com a apresentação de sua Ferrari no palco … A festa da FIFA aconteceu aqui, então todas as figuras do futebol mundial estiveram lá, desde Pelé, Platini, Franz Beckenbauer, as maiores figuras e autoridades mundiais. A certa altura, percebi que “Señor Tango” tinha o espírito com que eu sonhava, que isso seria a coisa mais glamorosa de Buenos Aires aqui em Barracas, local de fábricas”, orgulha-se Fernando Soler.

Durante a breve visita de Estado que Jair Bolsonaro fez à Argentina em junho de 2019, o presidente do Brasil com sua esposa Michelle de Paula compareceu ao show Señor Tango. Nenhuma foto do passeio privado do casal foi divulgada.

O ano de 2003 o acolhe com uma agenda cheia de trabalhos no exterior: Com início nos Estados Unidos, o Señor Tango Show foi contratado pelo Universal Studio para oferecer o show por 10 anos na cidade de Sunny Isles; e continuando em Punta del Este (Uruguai), Brasil; além de suas apresentações no SEÑOR TANGO em Buenos Aires.

Señor Tango, foi premiado com o “The Bizz Awards 2005” como o “Melhor Tango Musical” e Fernando Soler como criador e diretor. Prêmio recebido em cerimônia de gala em Houston e concedido pela “The World Confederation of Bussiness”.

Inaugurado em 1996 no bairro portenho de Barracas, perto de La Boca, Señor Tango oferece um dos shows mais badalados e prestigiados e Buenos Aires

No mesmo ano, símbolo da união cultural entre Argentina e Brasil, mais uma vez contou com a presença do Sr. Soler: recebeu o “Marco de la Paz”, prêmio concedido em São Paulo pelas apresentações ininterruptas do espetáculo no Brasil (país que percorre desde então, 2 vezes por ano com sucesso espetacular).

Señor Tango

Durante o ano de 2006, a Comissão de Cultura da Nação Argentina declarou de Interesse Cultural a Obra e a Carreira do artista e criador do Señor Tango. Ainda em 2006, Fernando Soler recebeu o prêmio de “Melhor cantor internacional” em Belo Horizonte e o prêmio “Top of Business International” em São Paulo, Brasil.

É assim que, em 2007, Fernando Soler completa 40 anos nas mãos do tango e, como motivo de comemoração, é eleito “Ilustre Pessoa da Cidade de Buenos Aires”.

Visitas ilustres e prêmios … a lista não tem fim.

A alegria e satisfação dos clientes que visitam Senhor Tango também não tem fim. Show diferenciado, artistas prestigiosos, local amplio … Tem que ir. Tudo de bom!!!!

 

Fonte:

  • http://www.senortango.com.ar/ubicacion.html
  • https://www.eltangoysusinvitados.com/2011/04/fernando-soler.html
  • https://dicasdaargentina.com.br/buenos-aires/senor-tango-em-buenos-aires/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.