A Sexta-Feira Santa é uma data importante na tradição cristã, pois é considerada o dia em que Jesus Cristo foi crucificado. Acontece dois dias antes do Domingo de Páscoa. Esse dia é encarado como um dia de grande devoção a Jesus, celebrando o seu sacrifício, mas também de luto e respeito por sua crucificação. Na tradição católica, não há missas nesse dia, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo é realizada.
Semana Santa em Búzios
Os atrativos turísticos de Armação dos Búzios foram visitados por milhares de turistas que visitaram o balneário durante o feriado prolongado da Semana Santa. O setor hotelaria esperava chegar na margem dos 80% de ocupação, ainda considerando a probabilidade de que turistas de ‘última hora’ possam elevar essa taxa.
De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol) de Armação dos Búzios, em levantamento realizado no último dia 31, o município já registrava 65% de reservas na rede hoteleira.
Para o feriado, teve programação nas boates e bares do balneário, além de muitos restaurantes e meios de hospedagens estarem com decorações diferentes e pratos exclusivos para este período. A maioria dos turistas deste período são nacionais, vindos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Mas Búzios também é o destino mais escolhido pelos turistas argentinos e chilenos.
Paixão de Cristo
A Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, município da Região dos Lagos do Rio, realizam todo ano um belíssimo espetáculo dos passos da Paixão de Cristo, a Via Sacra.

Centenas de fiéis acompanharam a encenação religiosa em procissão pela Orla Bardot até a Capela de Sant’Anna, onde aconteceu a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A chuva no começo da encenação não diminuiu a fé do povo buziano, que acompanhado pelos turistas que estão visitando a cidade neste feriado, seguiram unidos em procissão percorrendo os passos da Paixão. Foram centenas de fiéis acompanhando o percurso da Via Sacra.
O cenário incluiu a via crucis, por meio de estações ao longo da Orla Bardot, a crucificação no alto do morro de Sant’Anna e a ressurreição no topo da histórica igreja centenária do local.
A encenação da Paixão de Cristo em Armação dos Búzios já está esse ano na 23° edição, onde os atores são moradores de nossa cidade e integrantes da comunidade católica local.

Ao final da encenação, que tradicionalmente acontece na histórica Capela de Sant’Anna, o Pároco Padre Douglas agradeceu a todos os envolvidos no evento, como: paroquianos, visitantes, Padre Ricardo Whyte e a Secretaria de Cultura e Patrimônio histórico.
O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, disse que nem a chuva atrapalhou a manifestação de fé e cultura do povo buziano. “A Via Sacra é uma belíssima manifestação de fé e cultura do povo buziano, que faz parte do Calendário Cultural da nossa cidade. É emocionante ver o envolvimento da comunidade, para que esta maravilha que vemos nas ruas, aconteça. Agradeço ao Padre Douglas, Padre Lucas e Padre Ricardo, por entenderem a importância dessa representação que reafirma a Fé e Cultura da nossa cidade”, disse Luiz Romano.
fonte:
- https://odia.ig.com.br/buzios/2023/04/6610097-centenas-de-fieis-acompanharam-a-paixao-de-cristo-em-buzios-na-sexta-feira-santa-consagrando-a-encenacao-como-a-melhor-da-regiao-dos-lagos.html
- https://rc24h.com.br/turistas-e-moradores-acompanham-encenacao-da-paixao-de-cristo-em-buzios/