Quando se trata de realizar um projeto de iluminação em um espaço comercial, deve-se levar em conta que o uso da luz natural não só proporcionará uma economia considerável no consumo de energia, mas também adicionará um elemento dinâmico que é atraente para a loja já que a natureza da luz solar é dinâmica em seu nível de iluminância e em sua temperatura de cor.
A presença de luz natural libera níveis mais altos de serotonina no corpo humano, o “hormônio do bom humor”. O cliente experimenta uma sensação de bem-estar e conforto, garantindo que ele permaneça mais tempo no estabelecimento, e o estado otimista disso afeta a tomada de decisão, o que se traduz em um aumento nas vendas do negócio em questão.
A reprodução da cor da luz solar reproduz melhor a cor dos produtos do que qualquer iluminação artificial, pois pode variar de 10.000 graus Kelvin em um dia claro a 3.000° K de um pôr-do-sol.
Se a iluminação artificial da loja não for capaz de reproduzir fielmente a cor da peça, o cliente pode se sentir enganado ao verificar, fora da loja, que a cor da camisa que acabou de comprar não é exatamente a mesma que fez decidir sua compra, perdendo assim a confiança do consumidor.
Em um espaço ao ar livre, os níveis de iluminação da luz solar podem variar de 3.000 lux em um dia invernal a 100.000 sob luz solar direta em verão. Existem inúmeras maneiras de controlar a direção e a intensidade da luz solar que garantem uma alta porcentagem de luz natural uniformemente distribuída no interior; como brise-soleils, telas, tubos solares, clarabóias, até a correta seleção de materiais e cores do interior do estabelecimento para evitar reflexos e contrastes indesejáveis.
O uso de luz natural em espaços comerciais, através de fachadas envidraçadas, janelas ou tetos transparentes permite aos clientes um contato visual com o exterior e elimina a percepção claustrofóbica de estar em um espaço fechado e iluminado apenas pela luz artificial.
No entanto, a mutabilidade da luz solar ao longo do ano, ou dia, seja pelo tempo ou pelas condições meteorológicas, somada às limitações de espaço, localização e design do projeto arquitetônico das instalações fazem com que a coexistência de luz natural e a luz artificial seja a maneira mais bem-sucedida de iluminar um espaço interior.
A combinação certa de luz artificial e luz natural pode aumentar as vendas do negócio, como resultado de uma experiência mais confortável para o cliente e criar um ambiente de trabalho mais agradável para seus funcionários.
Muitas vezes vi livros, artesanatos e têxteis seriamente afetados pela ação da luz do sol.
A luz natural pode causar sérios problemas de descoloração ou degradação de objetos expostos principalmente em vitrines que recebem a ação direta do sol durante grande parte do dia.
Veremos a seguir alguns conceitos que explicam esse fenômeno, que embora seja um pouco técnico, acho que é muito importante saber especialmente quando se coloca um objeto caro ou precioso em exposição.
Causas de deterioração de um objeto
Fatores de deterioração extrínseca / intrínseca
Fatores extrínsecos
- Natural
Clima: radiação solar, vento, umidade, vazamentos de água, poluição natural
Organismos vivos: microorganismos, plantas, animais
Humano
- Condições de exposição (conteúdo energético da fonte de luz, nível de iluminação, temperatura, umidade relativa, poluição ambiental).
- Armazenamento e manuseio
Fatores intrínsecos
- Sensibilidade espectral do material – Características de absorção
- Estabilidade física e química do material
Processos de alteração causados pela radiação de uma fonte de luz
Os processos de dano associados à radiação de uma fonte de luz podem ser divididos em dois tipos principais:
TÉRMICO
Ação térmica, que resulta em um aumento da temperatura em relação à temperatura ambiente, devido à absorção do fluxo radiante incidente, principalmente proveniente da faixa do infravermelho (IV: radiação de comprimentos de onda entre 780 nm a 1400 nm). Embora a ação térmica esteja associada à radiação infravermelha, todos os comprimentos de onda absorvidos pela luz incidente contribuem para o aumento da temperatura.
FOTOQUÍMICO
Ação fotoquímica, principalmente devido ao conteúdo ultravioleta na radiação (considera-se que os comprimentos de onda inferiores a 400 nm devem ser excluídos da radiação). É o processo pelo qual ocorre uma alteração química em uma molécula, devido à absorção de um fóton de energia. Embora o processo inicial seja independente do meio ambiente, esse processo pode ser acelerado pela temperatura ou umidade.
Essas mudanças são irreversíveis e não podem ser corrigidas por tratamentos de conservação. Os sintomas da ação fotoquímica são principalmente a mudança de cor, semelhante ao caso anterior, mas o processo é diferente. É profundo e mais sério. Alguns corantes escurecem ou mudam de tom.
O outro efeito é a perda de força, fragilidade ou quebra nas fibras dos tecidos.
Causas de deterioração pela ação de radiação de uma fonte de luz
- Irradiância (energia por unidade de tempo e área)
- Tempo de exposição
- Distribuição espectral da fonte de luz
- Absorção do material
No caso de exposição de roupas: O que pode ser feito?
- Escolha correta de lâmpadas, evite aquelas de descarga de alta intensidade
- Rotação de mercadorias
- Evite radiação solar direta
- Proteja objetos altamente sensíveis
- Sacrificar alguns objetivos de iluminação e mantendo elementos sensíveis com baixos valores de iluminação