EDIFICIO COMEGA – PARTE II: A fabulosa proposta gastronômica do Trade Skybar Comega, um lugar mágico nas alturas de Buenos Aires

Construído em 1933 para a Companía Mercantil y Ganadera, o edifício Comega foi declarado patrimônio arquitetônico da cidade com 21 andares e 88 metros de altura, foi um dos primeiros arranha-céu de concreto armado de Buenos Aires.

A vista é uma das mais incríveis da cidade, a partir da qual você pode ver o Obelisco, a Av. Corrientes, os prédios de Porto Madeiro e Retiro, a Casa Rosada, o Rio da Prata, ao longe, você pode ver o Uruguai. A tudo isso se soma a proposta gastronômica e coquetéis para disfrutar um dos happy-hours mais animados da cidade.

A proposta tem três conceitos, no andar 19 funciona um Bar Restaurante, no andar 20 o restaurante Omakase, sendo mais sofisticado com gastronomia asiática e internacional e finalmente no terraço está o Rooftop Skybar, com uma vista 360° impressionante.

Trade Skybar Comega

Av. Corrientes 222, 19º andar


Trata-se do formato conhecido como cobertura sky bar, até agora desenvolvido principalmente em hotéis cinco estrelas, e que combina um cardápio premium com vistas imponentes da cidade de Buenos Aires. Os casos do Palácio Alvear e do Ícone Alvear; dos hoteis Pulitzer, Continental e Madero dão conta desse movimento gastronômico vinculado mais do que tudo à oferecer um serviço diferenciado, permitindo as redes hoteleiras de aumentar sua renda para além do cansaço de seus serviços tradicionais.

No terraço do edifício encontra-se o Trade Sky Bar, que ocupa os três últimos pisos do emblemático edifício Comega com três conceitos distintos

Com o nome comercial de Trade Sky Bar, seus proprietários buscam oferecer uma proposta de três espaços com também três conceitos gastronômicos distintos, a partir de uma das melhores vistas de 360 ​​graus da cidade de Buenos Aires.

O Trade Sky Bar é uma empresa de Andrés Rolando e Pablo Fernández, proprietários de outros empreendimentos como: Nicky Harrison, Uptown & The Bronx e Bourbon e Brunch & Beer. Aqui, como em Uptown, entra Hernán Rosales, o terceiro sócio.

Vista do edifício Comega desde o terraço do vizinho edifício do Club Alemão

“É a primeira cobertura que não fica em um hotel e com a qual buscamos oferecer uma alternativa a esses rooftops tradicionais das redes hoteleiras, geralmente com preços quase inacessíveis”, explica Andrés Rolando, um dos responsáveis ​​ do Trade Sky Bar.

O chef executivo Dante Liporacce

O chef executivo responsável por este espaço é Dante Liporacce, dono de “Tarquino”, seu restó emblemático, que fechou há quatro anos. Dante é o atual chef executivo da Casa Rosada e criador dos menus do Uptown e Bourbon Brunch & Beer. Enquanto o bar é comandado por Lucas Davalos.

“Quando a proposta é excessivamente cara o povo não comparece. Ao contrário da opção oferecida pelos hotéis, onde os clientes argentinos não gostam de ir a comer, no nosso caso queremos ser inclusivos, com cardápios que ao meio-dia atraiam todos os que trabalham ou transitam pela City porteña, e durante a tarde e à noite aqueles profissionais, advogados, jovens que queiram combinar um bom drink com a melhor vista da cidade”, acrescenta Rolando. Na verdade, ele explica que o nome “Trade” se refere à localização deste Sky Bar, no coração financeiro da Argentina.

Mas também o turismo estrangeiro é procurado pelos proprietários dos restaurantes. “Hoje, quem viaja e se interessa pela gastronomia do lugar, a primeira coisa que procura é um bar na cobertura, para desfrutar de boas refeições com a melhor vista da cidade”, diz Rolando ao comparar a nova proposta com os bares e restaurantes desse tipo que operam em grandes cidades como Nova York e Londres.

Bar & Restó

Piso 19


No 19º andar, o bar fica voltado para a frente, deixando as grandes janelas ao fundo integradas a um imenso fundo de bronze de sete metros de altura, com capacidade para acomodar 400 garrafas.

Acima da área do bar está pendurada uma lâmpada impressionante especialmente projetada para esse lugar

O Bar & Restó, no 19º andar, respira modernidade e tem um coração: o balcão, comandado pelo barman Lucas López Dávalos. O bar de coquetéis nos 3 andares está a cargo dele. Dentro de sua proposta oferece drinks exclusivos e clássicos especiais de tônicos e vermutes.

A sala oferece também mesas baixas, poltronas para se acomodar e desfrutar de um cardápio voltado para os sabores argentinos: Provoleta de Crotin, polvo confitado com batata Anna, entraña, milanesa de ojo de bife, leitão, risoto, entre outros pratos principais.

Depois de uma obra que durou vários meses em que o espírito Art Déco que caracteriza o Edifício Comega foi respeitado e valorizado, ou o primeiro espaço que inauguraram foi o Bar & Restó no 19º andar e o Roof Top no 21º andar.

A obra durou nove meses e incluiu, em princípio, a reparação dos diferentes pisos e a construção de uma grande cozinha e armazéns para abastecer os três sectores que compõem o Trade Sky Bar. No 21º andar fica a cozinha e no 22º o terraço ao ar livre onde brilha o rooftop bar.

Quando a cozinha fecha à meia-noite, a música sobe os seus decibéis e o local enche-se de uma vibração jovem que circula entre o 19º andar e a cobertura. Acima tudo é design e visual: uma torre de antena com o logotipo do Trade Sky Bar ilumina-se bem alto no céu e domina o terraço com uma vista de 360​​°.

Restaurante “Crudos Omakase”

Piso 20


Este espaço foi o último a ser inaugurado, em junho de 2019, onde sua cozinha reversiona a ideia de um omakasé japonês, com um menu de sushis desenhado pelo chef. O setor do balcão o espaço tem pé direito duplo e se conecta visualmente com o piso 20 onde fica o salão do restaurante “Crudos Omakase”.

Do outro lado do bar, uma grande janela revela a lâmpada que está pendurada sobre o bar no 19º andar

Omakase é uma tradição japonesa que se baseia na confiança no chef: a tradução da palavra seria algo como “Deixo nas suas mãos, confio em você”.

“Eu viajo para Nova York com frequência e uma das últimas tendências nos principais restaurantes é a culinária crua. Quando me contaram como seria o Trade Sky Bar e vendo o edifício Comega, que tem tanta modernidade e foi um marco arquitetônico para a época, achei que merecia uma proposta de omakase cru”, diz o chef Dante Liporace. O sushiman de Nicky Harrison, Rubén Young, também acompanha Liporace nesta aventura.

Ao abrir as portas do 20º andar, ele fica surpreendido com um quarto para 30 pessoas que respeita o desenho geral de todos os espaços: aqui também é marcante a vista e a iluminação cálida que predispõe a uma refeição íntima. Mesas, poltronas confortáveis ​​e boxes (todas estofadas na gama laranja pastel, bege e azul quente) convidam você a desfrutar da experiência.

Peixes e frutos do mar são o coração do cardápio. Tudo chega cortado com precisão, bem fresco, na temperatura certa. Cada placa de mármore vem com cinco peças.

O Crudos Omakase é diferente de uma proposta de sushi. Não existe soja, nem maracujá, nem molhos ou texturas que se conseguem com fogo. É o melhor produto que encontramos. Como cozinheiro não tinha explorado o cru, foi um grande desafio conceber este menu, demorou muito tempo escolher os peixes, tentámos muito até conseguirmos o que pretendíamos. Cada gota de molho ou tempero é pensada de forma tal que não atrapalhe o peixe, que é o protagonista”, diz Dante.

O menu de 15 peças (com sobremesa) chega em quatro etapas servidas em tabuas de mármore:

Primeira parte: Ostras com molho ponzu e ovas de salmão, rodelas de atum vermelho, carpaccio de camarão, anchovas com tomate e pão frito, e salada líquida de berbigão.

Segunda parte: causa com tartare truchón e tempura de wakame, tacacho com gravlax de peixe branco, parihuela de marisco cru, wagyu tataki com kiury, shari crocante com wgyu tartare e gema de codorna.

Terceira parte: carpaccio de cogumelos e trufas, tártaro de atum e cereja, camarões com algas de códium e ostras com água de pepino.

Sobremesa: sorvete de chocolate branco, gengibre e limão sobre as cinzas de gergelim, lichias e brotos de rabanete.

As maridajes do Comega ficam a cargo do sommelier Ramiro Hernández, ex-Tarquino

Existem ácidos, picantes, doces e salgados. Existem texturas firmes e suaves. A carta de vinhos é bem nutrida: oferece rótulos das melhores vinícolas argentinas e uma grande variedade de champagne e espumantes nacionais e importados.

O “maridaje“ (emparelhamento) é um tema muito recorrente entre profissionais e amantes do vinho. A definição de maridaje no mundo do vinho e da gastronomia corresponde ao processo de casamento de um alimento com um determinado tipo de vinho. Com que objetivo? Certos sabores e texturas podem criar combinações fantásticas quando misturados com vinhos, dando origem a sabores incomparáveis ​​para saborear em combinação.

Rooftop Skybar

Piso 22


Finalmente chegamos ao 22º andar por escadas, onde encontraremos a cobertura com vistas 360 graus e com uma proposta gastronómica e bebidas ideais para um after office.

De lá é possível apreciar a vista imponente de pontos emblemáticos da cidade, como o Obelisco, a Torre dos Ingleses ou o Luna Park. Além disso, Puerto Madero e sua Reserva Ecológica, a Casa Rosada, o Río da Plata e, mesmo em dias claros, é possível ver o Uruguai.

Ao contrário de outras tentativas de telhados aqui, Paula Peirano, a arquiteta responsável pela reforma do local, desenhou tudo voltado para fora, colocando a barra em frente a algumas grandes janelas. Na parede lateral, o restante das janelas atinge o solo, portanto, ainda sentado nas poltronas de couro, é possível ver a cidade iluminada.

A cúpula iluminada do Centro Cultural Kirchner e o formidável Puerto Madero aos fundos

O elevador chega ao 19º andar, o terraço é acedido por uma subida de 3 pisos por escada. Pessoas com mobilidade reduzida, considerar este fator.

 

fonte:

  • https://vinomanos.com/2019/06/crudos-omakase-trade-sky-bar/
  • http://www.tradeskybar.com/
  • https://www.iprofesional.com/negocios/293131-local-turismo-lan-Convierten-el-edificio-Comega-en-un-mirador-gastronomico
  • https://www.fervorxbuenosaires.com/el-comega-en-1934/
  • https://peiranoestudio.blogspot.com/2019/06/trade-sky-bar_1.html?m=0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.