CONFRATERNIDADE ARGENTINA em BUZIOS: O Cônsul Geral da Argentina do Rio de Janeiro visita Buzios (RJ)

Dizem que Búzios tem algo capaz de transformar turistas em novos moradores. Talvez a ilusão de uma mudança, o prazer de saber que se está rodeado por 23 praias, ou a procura dessa sensação de viver sem presa, levaram a milhares de argentinos adotarem Búzios como a sua nova casa.

El Consulado Argentino está implementando sua modalidade de Consulado Itinerante facilitando um contato  direto com os milhares de argentinos residentes em Búzios. Entre as atividades culturais da agenda, ontem aconteceu a “avant premier” da reabertura do Cine Bardot.

Hoje a palavra Reencontro toma conta do tradicional Restaurante Estância Don Juan, localizado na famosa Rua das Pedras, o ponto de encontro da comunidade argentina em Búzios.

Argentinos em Búzios


Fugindo dos grandes riscos da economia argentina, ao longo de décadas imigrantes argentinos decidiram lançar seus empreendimentos comerciais em Armação dos Búzios.

Rua das Pedras, Armação dos Búzios (RJ)

Não é por acaso que em Búzios existe a maior comunidade argentina do Brasil já que dos 60% que compõem o total do turismo estrangeiro, 70% é historicamente argentino.

A enorme oferta de gastronomia, excursões marítimas e lazer que oferece Búzios é de excelente qualidade, e o portunhol acabou-se transformando na língua oficial da cidade.

O Cônsul Geral da Argentina do Rio de Janeiro visita Búzios (RJ)


A comunidade e autoridades argentinas se reuniram no Restaurante Estância Don Juan, tradicional churrascaria argentina da cidade para degustar uma variedade de pratos e vinhos argentinos.

Restaurante Estância Don Juan, R. das Pedras, 178

A ocasião convocou celebrar em conjunto a comunidade de moradores, autoridades locais, empresários, artistas, representantes do mundo da cultura e membros do Corpo Consular credenciado nesta cidade.

A presença do Consul Claudio Gutierrez, Cônsul Geral da Argentina do Rio de Janeiro, deu ao encontro um caráter protocolar de distinção para este evento. Se ouviram os hinos do Brasil e Argentina durante o transcurso do evento que foi perfeitamente organizado.

Claudio Gutierrez, Cônsul Geral da Argentina do Rio de Janeiro. explica os alcances do programa Consulado Itinerante

Para estreitar as relações entre o Consulado e os argentinos em diferentes lugares do estado o Consulado com sede em Rio de Janeiro empreendeu um conjunto de ações para a criação de um Consulado Itinerante, “permitindo assim ter contato direto com a gente e resolvendo distintos problemas e transtornos causados ​​pela atual pandemia”, explicou Claudio Gutierrez, Cônsul Geral da Argentina do Rio de Janeiro.

A oportunidade serviu para discutir e planejar projetos futuros que envolvam a importante comunidade de moradores por meio de diversas ações culturais, turísticas e econômico-comerciais.

O mais importante: O Reencontro


Sem duvidas o protagonista principal foi o Reencontro de amigos, aqueles que por causa da pandemia não tinham encontrado cara a cara há muito tempo.

Búzios passou por um fechamento quase total de atividades não essenciais durante os períodos críticos da pandemia, afetando a sustentabilidade de muitos empreendimentos gastronômicos e hoteleiros, como assim também no âmbito cultural o Gran Cine Bardot e o Museu Bardot. 

A emoção, as lembranças e projetos tomaram conta das conversas das mesas que a toda hora trocavam de integrantes. A gente se reencontrava e atualizava as suas vidas em um ambiente carregado de amizade e confraternidade.

Por tanto este foi um dia especial  para comemorar o encontro entre velhos amigos, camaradas dum mesmo barco, que empreenderam uma viagem para uma vila de pescadores chamada Armação dos Búzios.

 

fonte:

  • http://www.estanciadonjuan.com.br/
  • https://www.facebook.com/estanciadonjuan/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.