A 58ª edição do Salone del Mobile em Milão que teve lugar na Feira de Milão (9 a 14 de abril de 2019), é a feira de design e tendências que busca reunir as marcas e designers de móveis mais importantes do mundo .
Nesta 30ª edição também desenvolve a Euroluce, Exposição Internacional de Iluminação que ocorre a cada dois anos desde 1976 e apresenta as soluções mais inovadoras no campo da luz para interiores e exteriores.
Com mais de 420 dos melhores expositores do setor, metade dos quais são estrangeiros, apresentam suas novidades para visitantes de todos os tipos: arquitetos, designers, decoradores , empresários, jornalistas, artistas, colecionadores, intelectuais, críticos, designers, criativos, acadêmicos, pesquisadores e amantes da beleza.
A grande variedade de produtos abrange as últimas novidades em iluminação interior, iluminação exterior e industrial, para espetáculos e eventos, iluminação hospitalar e iluminação de uso especial, domótica e sistemas de iluminação, fontes de luz e software para aplicações de iluminação.
Hoje, o Salone del Mobile não é apenas uma feira. É um sistema de conexões, criatividade e inovação que busca transmitir entusiasmo e otimismo para as mais de 300 mil pessoas que comparecem e voltam ano após ano.
Acima de tudo, o Salone oferece oportunidades para estabelecer relações internacionais e oferece oportunidades para refletir sobre os vínculos entre a criatividade e a empresa“- afirma Claudio Luti , presidente do Salone del Mobile.

Euroluce é o a feira mais vanguardista no campo da sustentabilidade ecológica e economia de energia, tanto no setor decorativo quanto na tecnologia de iluminação.
Engenho
O Salone começou uma nova era em 2018 após a criação do seu Manifesto, que o credita como uma feira totalmente diferente do resto. Este Manifesto centrou-se em oito conceitos principais: negócios, qualidade, design, sistema, jovens, comunicação, cultura e a cidade de Milão como centro de tudo.
Em 2019, os organizadores acrescentaram mais um conceito ao Manifesto: Engenho.
Assim, Salone abre um novo capítulo que inclui e reconhece a Engenhosidade como a habilidade de ver o mundo de uma maneira diferente, que coloca a inteligência como a origem de toda a criatividade e a possibilidade de inventar soluções fora da caixa.
Também foi feito um tributo ao grande gênio Leonardo Da Vinci, um dos personagens mais importantes da história da arte, do design e da ciência nos 500 anos de sua morte.
Em homenagem a Da Vinci foi montada uma instalação com um enorme poder de evocação. A instalação do AQUA, visão de Leonardo , dedicada à sua engenhosidade e seus estudos em hidráulica, narra um pequeno fragmento do Renascimento e a visão do futuro do Milan.
Além disso, Salone vai dedicar um pavilhão ao legado que Da Vinci deixou para o design cultural: DE-SIGNO, A cultura do design italiano antes e depois de Leonardo .
DE-SIGNO é uma instalação imersiva que combina as linguagens do cinema e da cenografia teatral de uma forma inclusiva e excitante. Abriga um espetáculo de imagens e música que ilustra a abordagem de Leonardo ao design e a laboriosidade das oficinas e laboratórios renascentistas, relacionados ao savoir-faire e ao design de empresas de design contemporâneo: tudo sob a bandeira italiana da arte da beleza.
Concebido por Davide Rampello e projetado pelo arquiteto Alessandro Colombo , a instalação ocupa um espaço de 400 metros quadrados. É caracterizada por um conjunto monumental , dominado por dois portais feitos inteiramente à mão por mestres escultores e pintores e inspirado em desenhos originais e estudos originais de Bramante , o mais prestigiado arquiteto de Milão durante o tempo de Leonardo.
No interior, dois palcos de teatro em frente um ao outro descrevem estudos prospectivos de cidades renascentistas ideais, Florença e Milão, respectivamente. Eles são emoldurados por uma colunata de pilastras de canto e festões vegetais em baixo-relevo, correndo ao longo do perímetro interno octogonal da estrutura, que lembra os padrões decorativos na Sala delle Asse no Castelo Sforzesco.
O conjunto teatral é contrabalançado por 4 telas do tamanho de um cinema que envolvem os visitantes em uma mostra de música e imagens, narrada pela inimitável voz de Diego Abatantuono .
Este ano também retornaram Euroluce e SaloneSatellite , dois dos afiliados favoritos do Salone del Mobile; Por um lado, a Euroluce se concentra no mundo do design e da iluminação e, por outro lado, a SaloneSatellite expõe jovens talentos de todo o mundo que, sem dúvida, definem o tom e as tendências do que virá no futuro.

SaloneSatellite reuniu mais de 500 jovens, promessas de design que mostraram suas criações baseadas no lema; “Food as a Design Object”. “Alimentação como Objeto de Design”.
Artistas premiados
- Kobe Leather de Kulil-Kuli | Japón
- Halo de Philipp Hainke | Alemania
- 2.5 Dimensional Objects de Baku Sakashita | Japón
- Re.Bean de Melbourne Movement y Kristen Wang | Australia
- Koko Loko de Koko | Croacia
- Nebula de Studiomirei | Italia
Post relacionado:
Lista Prêmios SaloneSatellie 2019