VUELTA ABAJO SOCIAL CLUB: O clube de fumantes das nuvens de Buenos Aires

A poucos passos do Edifício Comega, funciona o Vuelta bajo Social Club, ponto de encontro dos amantes e experientes do fumo da Argentina. O local possui dois imponentes terraços com tetos corrediços e decoracao inspiradas nos anos 60.

Aqui você pode saborear charutos, coquetéis, uísques e pequenos pratos com uma vista incrível de Puerto Madero e do Río de la Plata. Este seleto clube de fumantes vem acompanhado de uma excelente proposta gastronômica onde todas as comidas e bebidas do cardápio são pensadas para combinar bem com o cigarro.

Vuelta abajo Social Club

A arte de fumar


O Vuelta Abajo Social Club é o conhecido ponto de encontro dos amantes e experientes do tabaco da Argentina. Tudo começou em 2005 pelas mãos de seu fundador Nicolás Weil, em uma pequena loja localizada dentro de uma galeria no bairro de Belgrano.

O bar está localizado no 15º andar do edifício Comega, no centro de Buenos Aires

De suas cinco localizações atuais, destaca-se a do edifício Comega, que reúne a mais importante adega de charutos da Argentina, um cardápio gastronômico de excelência, coquetéis exclusivos e diferentes espaços para desfrutar e viver uma experiência única.

Diferentemente das lojas de Belgrano e Recoleta, a filial do edifício Comega oferece drinks de assinatura e clássicos, quatro dispensers de vinhos com variedades de alto padrão e uísques, aos quais cada um pode acessar por meio de um cartão especial, pratos da chef Manuela Carbone e chocolates caseiros, todos pensados ​​para “acompanhar o fumo”.

  • “COMEGA”, (AV. CORRIENTES 222. PISO 15. | EDIFÍCIO COMEGA)
  • “CENTRO”, (ESMERALDA 438 | MICROCENTRO)
  • “LIBERTADOR”, (AV LIBERTADOR 1545 | VICENTE LÓPEZ)
  • “RECOLETA”, (GUIDO 1949 | RECOLETA)
  • “BELGRANO”, (RETORNO DE OBLIGADO 1932 | BELGRANO)
O nome do lugar, que começou como tabacaria, deve-se a uma importante área de cultivo de tabaco em Cuba

Com lojas em Belgrano e Recoleta, a inauguração deste local do Microcentro agrega uma nova opção para quem busca adquirir e degustar charutos de diversas origens, cachimbos, bebidas e acessórios para fumantes, além de tomar um coquetel em um ambiente único.

No mesmo prédio fica o Sky Trade Bar (19º andar), outro complexo gastronômico que ocupa os três últimos andares do prédio da Comega. Aliás, três conceitos: o Bar Restaurante, o restaurante Omakase Cru, sendo mais sofisticado com gastronomia asiática e internacional e finalmente sem terraço ou Rooftop Skybar, com um impressionante visual 360 ​​° da cidade.

O Rooftop Bar dos Fumantes

Av. Corrientes 222, 15º andar


Desde outubro de 2018 opera no 15º andar do Edifício do Clube Social Comega Vuelta Abajo, uma das cinco filiais deste clube do charuto que recebeu o nome de uma importante área de tabaco de Cuba.

O Vuelta Abajo Social Club conta com uma elegante sala de estar projetada para vender 100.000 charutos de diversas marcas e procedências e um umidificador que mantém o clima e a temperatura ideais para preservar seus aromas e texturas.

O espaço não só garante tranquilidade em meio ao caos da cidade, pois de cima o barulho desaparece para dar lugar a vistas soberbas de Puerto Madero, do Obelisco e até do Uruguai, mas também, por ser um clube de charutos, oferece a possibilidade de fumar por dentro, pois possui sistema de injeção, extração e purificação de ar que elimina a fumaça. Agora, quem prefere os cigarros comerciais só pode consumi-los no terraço ao ar livre.

Arquitetonicamente, o clube de Nicolás Weil se destaca pelo design muito ao estilo dos anos 1960: por dentro você pode ver grandes sofás de couro, luminárias de ferro, um bar escocês em Art Nouveau.

Os terraços são os protagonistas do lugar. O primeiro terraço tem tecto retraivel (para que também possa ser utilizado no inverno) e pode funcionar como VIP, sendo um espaço bem reservado. É inspirado nos anos 60 com poltronas de couro e mesas de madeira.

No segundo terraço (também com tecto de correr) existe um balcão em mármore com 10 metros de comprimento e um espaço maior com várias mesas exteriores e muita vegetação. Por fim, existe o espaço exterior, com vegetação variada, confortáveis ​​cadeiras de ferro e, claro, as melhores vistas.

“Sabemos que o cigarro é o nosso negócio fundamental, mas percebemos que o cliente também queria comer e beber. Embora no início tenhamos começado com pequenos pratos que serviam de acompanhamento, fizemos uma mudança de cardápio com opções para compartilhar ”, disse Francisco Tessey, gerente da loja Comega. E ele enfatizou que todos os alimentos e bebidas do cardápio são elaborados “para combinar bem com os cigarros”.

O local não se destaca apenas pelas visuais das janelas, mas também por tudo o que acontece por dentro

“Pode fumar o dia todo, enquanto toma o café da manhã, almoça, come alguma coisa à tarde e janta”, disse Tessey. De manhã pode optar por um iogurte de buffala, granola e frutos secos ou uma tosta com queijo de cabra e compota; já para as refeições mais fortes, o ceviche de salmão com molho teriyaki e leite de tigre é recomendado; peito de pato, kabutia, cenoura cristalizada e alho-poró ou bife com osso, batata-doce assada, vegetais da estação e vinagre balsâmico. As bebidas exclusivas merecem um capítulo à parte. Entre eles estão o J.A.M Mai Tai, uma reversão do Mai Tai recomendado para todos os paladares e o Vuelta Abajo y Scent, que inclui o tabaco em sua receita.

A gastronomia é outro dos pontos fortes, dos pratos da alta gastronomia. Pode começar com uma prova de queijos e charcutaria, primeiro carpaccio de polvo, bolinhos de peixe, Entraña. Dos pratos principais, o que se destaca são os nhoques com kabutia de abóbora, molho de queijo, bacon em pó, pesto de manjericão e tomate caramelado.

Também encontramos pontos altos nas sobremesas. Temos a estrela “Vuelta Abajo” que é uma fruta cremosa semi-fria, crumble de pistache, calda de chocolate, ganache de limão e sorvete com degustação de chocolates.

As bebidas também são fundamentais no cardápio da Vuelta Abajo, pois não há melhor plano para provar um charuto do que uma bebida adequada. Iván De Los Ríos é o barman encarregado de criar esta combinação perfeita.

“Não somos um clube exclusivo, é aberto ao público e também pode ser apreciado por não fumadores”, disse Tessey.

Tem vista da cúpula do Centro Cultural Néstor Kirchner e os edificios de Puerto Madero
  • Onde: 15º andar do Edifício Comega (Corrientes 222, Buenos Aires).
  • Horário: de segunda a sexta das 09:30 h às 02:00 h e aos sábados das 17:00 h às 02:00 h.
  • Domingos: fechado.

 

Fonte:

  • https://vueltabajo.com.ar/
  • https://www.ambito.com/comer-las-nubes-n5019671
  • https://www.fervorxbuenosaires.com/el-comega-en-1934/
  • https://maxporelmundo.com/los-mejores-rooftops-y-terrazas-de-buenos-aires-para-visitar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *