TORRE de CONTROLE – Aeroporto “El Dorado”, Colômbia

No último momento, da janela do avião, vi a Torre de Controle do Aeroporto “El Dorado”, em Bogotá. Lá estava ela, moderna, esbelta, sempre atenta. Tive tempo para tirar tres fotos e um vídeo curto a toda prisa com o zoom em profundidade. Despedi-me do aeroporto de Bogotá com a satisfação de ter registrado a torre de controle mais alta de América do Sul; 84 metros de altura.

Um pouco de Historia

Para permitir o estacionamento de mais aeronaves levando em conta o crescimento acelerado do sector em Janeiro de 2016, a antiga torre de controle e seu prédio anexo foram demolidos, construídos nos anos 50, durante o governo do general Gustavo Rojas Pinilla. Os estudos e projeto da torre ficaram a cargo da empresa Ineco. O Consórcio Torre Muisca – FCC Colômbia S.A.S foi responsável pela construção que levou 30 meses de execução.

Torre de Control Aeroporto Internacional El Dorado Bogotá Colômbia

O projeto conceitual do edifício representa um ícone tecnológico e arquitetônico da capital colombiana, inspirado no meio ambiente, na cultura local de Muisca e no simbolismo da lenda do Eldorado.

Especialmente complexos têm sido os trabalhos de fabricação e instalação de cerca de 3000 metros quadrados de painéis, janelas, clarabóias e fachadas flutuantes de tipo convencional, rombos ou inclinados. O design único da instalação adicionou maior dificuldade técnica e executiva às obras, combinando materiais de diferentes tipos, com diferentes inclinações e em trabalhos de altura. A nova Torre, de estética pioneira, teve que satisfazer uma série de requisitos técnicos, como o fato de poder suportar ventos de até 380 km / h na fachada. Esta é uma das razões que faz com que o vidro na área superior, por exemplo, atinja pesos máximos de 600 kg por unidade, o que permitiu garantir os requisitos de atenuação acústica muito elevada exigidos pelo edifício. Os trabalhos foram realizados pela empresa Garcia Faura.

Centro de Gestão Aeronáutica da Colômbia (CGAC)

Torre de Control Aeroporto Internacional El Dorado Bogotá Colômbia

 

O Centro de Gestão Aeronáutica CGAC da Colômbia possui áreas de suporte técnico, administração, auditório, restaurante, internet e salas de televisão, enfermagem e academia, etc. O CGAC possui uma área construída de 9.355 metros quadrados, é composto por sete edifícios de 50 metros de diâmetro interligados através de um anel de distribuição, uma construção subterrânea de 100 metros de comprimento através da qual eles passam através dos edifícios CGAC, até a torre de controle.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *