Tipos de Iluminação no Banheiro: “Tarefa, Realce, Ambiente”, Parte II

Na “Parte I” deste post mencionamos os três tipos de iluminação que devemos levar em conta ao executar um projeto de iluminação de um banheiro e detalhamos as características e detalhes referidos á Iluminação de Tarefa.

Agora é necessário completar essas informações, abordando os aspectos relacionados á Iluminação de Ambiente e Realce.

Iluminação de Ambiente

design arquitetura lighting casa interior

 

O objetivo da iluminação ambiente é substituir a luz natural à noite. A iluminação ambiente refere-se à luz que fornece um tipo de iluminação geral em uma área. As luzes de ambiente são uma característica comum nos banheiros e geralmente é fornecida por uma instalação central montada na superfície do teto.

design arquitetura lighting casa interior

As luzes de teto são uma excelente opção para iluminar uma sala, mas elas geralmente precisam ser melhoradas com outros dispositivos de iluminação para corrigir sombras no rosto. A luz ambiente é complementada pela iluminação da tarefa, portanto, isso deve ser levado em consideração ao realizar o projeto da iluminação.

Castiçais e luzes pendentes são uma forma criativa e decorativa para melhorar o ambiente e o estilo geral de uma casa de banho; estas luminárias irão emitir uma luz que irá se expandir na sala completa, basta lembrar combinar elas com outras luminárias e que a altura de montagem não incomode aos usuários.

design arquitetura lighting casa interior

 

Lâmpadas suspensas: Dependendo do modelo escolhido, a balança se inclinará mais para o lado decorativo do que a prática, mas escolhendo uma luminária que ofereça boa luz, ambos os aspectos podem ser cobertos. No aspecto estético dá muito trabalho, podendo colocar um conjunto de várias lâmpadas de um lado do espelho ou uma de cada lado da pia para criar simetria.

A iluminação indireta pode adicionar um brilho suave ao redor do perímetro da sala. O uso de fitas de LED sob móveis ou prateleiras pode proporcionar um efeito agradável e contribuir em boa forma para a iluminação ambiente geral.

Iluminação de Realce

As luzes de destaque criam pontos de foco nos pontos de interesse que queremos destacar. Um pequeno feixe de luz direcionado a uma peça de arte decorativa, uma planta ou um belo vaso sanitário cria outro significado para a iluminação de um banheiro. Exemplos de luzes de destaque são iluminação de fita LED, spots orientáveis, pendentes e downlights ajustáveis. Uma pequena seleção souvenirs colocados nos quadros de janelas ou prateleiras, paredes enfeitadas com fotos de família e plantas estrategicamente localizadas podem melhorar muito o design.

design arquitetura lighting casa obras cuadros fotografia pintura interior

 

 

 

Artesanatos, quadros, esculturas han sido incorporados al baño gracias a los designer mas corajosos, otorgando um estilo sofisticado y divertido. Obviamente estos ejemplos se caracteriza por tener um perfil moderno y contemporâneo. Na maioria destes casos observamos a ausência de banhos ou banheiras, tratam-se de ambientes grandes onde deve reinar a boa ventilação, assim os trabalhos corram menos risco de danos por causa da umidade.

O chuveiro é o lugar mais úmido no banheiro. Em banheiros menores, se o gabinete tiver uma porta de vidro transparente, uma luminária dedicada pode não ser necessária.

Utilize sempre luminárias com grau de proteção IP44 no chuveiro. Nestes dispositivos, juntamente com o vidro difuso, tem uma borracha de silicone que sela hermeticamente o artefato evitando a condensação da água causada pela umidade que reina no ambiente.

Existem novos modelos de chuveiro que trazem luz LED inclusa, embora tenha a ver mais com uma iluminação decorativa, pode ser uma opção a ser levada em consideração.

decoração design arquitetura lighting casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *