Tipos de Iluminação no Banheiro: “Tarefa, Realce, Ambiente”, Parte I

Considerando que o banheiro é o quarto onde começa e termina o dia e onde não só procuramos nossa higiene e limpeza pessoal, mas também é o lugar onde encontramos momentos de relaxar e para recarregar a energia, é preciso você convencer seus clientes que é fundamental um bom design e certo investimento de dinheiro para iluminar e satisfazer a variada quantidade de tarefas que são realizadas aqui; tomar banho, higienizar, pentear, fazer a barba, aplicar maquiagem, etc.

Alguns clientes não pensam em investir muito dinheiro neste espaço, dando prioridade a outros locais da casa, como salas de estar, cozinha, iluminação exterior, etc. Outros têm banheiros mais espaçosos e incluem em suas pretensões alguns elementos mais sofisticados, como hidromassagem, chuveiro a vapor, TV, móveis com espelho para maquiagem, etc.

Uma casa de banho que tenha um layout correto e seja bem iluminada proporcionará momentos de descontração e total satisfação. Para isso acontecer os Designers recorrem a três ferramentas; layout, decoração e iluminação, que devem saber conjugar de forma inteligente para conseguir um projeto que atenda as necessidades de seus clientes.

A pia, a banheira e o chuveiro exigem diferentes opções de iluminação, mas o design geral do banheiro ainda precisa ser elegante e coeso em relação aos materiais e cores utilizados.

Embora não seja necessário que o estilo das luminárias seja similar às luminárias de teto, é melhor mantê-las na mesma família de acabamentos (materiais) para manter a unidade do projeto.

decoração design arquitetura lighting casa

 

Qualquer banheiro pode se beneficiar de três camadas de luz para melhorar e embelezar o espaço. Para garantir que a luz seja distribuída uniformemente, opte por uma combinação de luz ambiente na forma de candelabros, pingentes ou montagens embutidas. Uma segunda camada: iluminação para tarefas e atividades diárias de higiene pessoal, como maquiagem ou barbear, e uma terceira camada, iluminação de destaque, que é projetada para destacar características arquitetônicas e decoração.

Iluminação de tarefa

A iluminação de tarefa refere-se ao aumento do nível de luminescência de um espaço para iluminar uma tarefa específica, onde o contraste é extremamente importante , pois uma luz colocada incorretamente pode aumentar o contraste que resultará em um excesso de sombras indesejáveis.

O erro mais comum é colocar luminárias embutidas no teto acima do espelho. Estes projetam sombras no rosto, o que dificulta os rituais diários de higiene e origina um aspecto muito desfavorável.

Luminárias verticais ou fixações montadas em ambos os lados do espelho são melhores para projetar a luz no rosto.

decoração design arquitetura lighting casa

 

Apliques e luzes de parede são geralmente colocados ao nível dos olhos e são usados ​​para maximizar a iluminação e destacar o rosto de uma pessoa. Essas luzes iluminam os traços faciais e tendem a não projetar sombras.

Para eliminar as sombras sob o queixo, olhos e bochechas, os acessórios devem ser montados em ambos os lados do espelho de vaidade (ou na superfície do espelho, se for grande), com uma separação de 90 a 100 cm. O centro de cada equipamento deve estar aproximadamente no nível dos olhos, ou aproximadamente 1,67 m acima do chão.

A iluminação do banheiro deve conter pelo menos 150 W (ref: incandescente), dependendo do espaço disponível pode ser distribuída em dois ou três pontos de luz.

 

decoração design arquitetura lighting casa

 

Outra opção, o aplique LED para banheiros e quadros, é muito conveniente. É um tipo de iluminação especialmente concebida para espelhos localizados em banheiros e para quadros ou fotografias. Eles são normalmente instalados acima do objeto a ser iluminado e produzem uma solução ideal para essas aplicações de luz linear.

decoração design arquitetura lighting casa

Maquiadores profissionais usam muitas lâmpadas para ver com precisão cores, tons de pele e maquiagem.

Os espelhos de maquiagem são perfeitos para quem aplica maquiagem no banheiro, pois obter uma iluminação correta é extremamente importante neste caso. A iluminação deve ser brilhante e com reprodução de cores muito boa para que a maquiagem possa ser aplicada e misturada corretamente.

decoração design arquitetura lighting casa

 

Mas, dado o tamanho e a localização de alguns espelhos, as luzes laterais podem ser impraticáveis ​​(montá-las diretamente no espelho é sempre uma opção, mas com maior custo).

 

decoração design arquitetura lighting casa

 

Como último recurso, se não fosse possível montar as luzes nas laterais ou no espelho, seja por razões de espaço ou de falta de tomada na parede, eu sugiro colocando três downlights dicróicas acima do espelho. Aquela que está localizada no meio deve ser recesada, de modo a evitar reflexões molestas no espelho, depois nas extremidades combinar com outro embutido orientavel dirigido para as paredes laterais da bacia, criando assim componentes de reflexão indireta que iluminem a cara dos usuários. Um pouco complicado, certo?… Então lembre-se, downlights são talvez o pior tipo de luminárias para tarefas de iluminação no banheiro, embora eles estão bem para iluminação ambiente ou de realce.

Uma boa opção e a utilização de pequenos espelhos com luz led incorporada. Tem modelos de mesa e de aplique na parede.

decoração design arquitetura lighting casa

 

https://youtu.be/2gMcYAn3_Yo

 

Para ver a segunda parte deste post: clique aqui

Tipos de Iluminação no Banheiro: “Tarefa, Realce, Ambiente”, Parte II

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *