Em estilo barroco, possui três andares laterais, camarote central e plateia em forma de Lira para 300 lugares no total. É um dos mais belos do Brasil e ainda é palco de muitas apresentações artísticas e culturais em Ouro Preto.
Em 2015 uma das joias mais refinadas da arquitetura colonial mineira voltou a brilhar aos olhos do público e recuperou a função de palco barroco das artes cênicas. Fechado quase dois anos, após interdição pelos bombeiros, a Casa da Ópera de Ouro Preto, tem novamente programação regular e “segurança” para atores, plateia e funcionários, conforme garantem as autoridades locais.
Teatro Municipal de Ouro Preto
A Casa da Ópera de Vila Rica, hoje Teatro Municipal de Ouro Preto, é o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Foi construído em 1769 e inaugurado em 6 de junho de 1770 homenageando o aniversário do Rei Don José I. O teatro foi construído pelo coronel João de Souza Lisboa, com provável projeto arquitetônico de Mateus Garcia, seguindo as linhas do barroco italiano desaparecidas na mudança da fachada em 1861.

Estudos da cantora lírica Rosana Marreco Brescia, que fez doutorado sobre o tema na Universidade de Sorbonne, em Paris (França), mostram que, no Brasil, os teatros de Chica da Silva, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e o da Praia, em Salvador (BA), foram pioneiros, mas saíram de cena e do mapa. O Brasil conta ainda com dois importantes teatros dos tempos coloniais, o Teatro Arthur Azevedo, de São Luiz do Maranhão (1815) e o Teatro Municipal de Sabará (1819).
O Teatro de Vila Rica era um edifício significativo por estar na capital de Minas, mas também havia importantes teatros em Sabará, São João del Rei, Paracatu e também no antigo Arraial do Tejuco. Contudo a Casa da Ópera de Ouro Preto é o único teatro setecentista ainda preservado e em atividade, sendo ainda mais antigo que o principal teatro de Lisboa ainda existente, o Teatro São Carlos, inaugurado em 1793.
O teatro de Vila Rica com 250 anos de historia teve uma atividade quase ininterrupta, salvo pelos momentos em que esteve fechado para obras de restauração ou manutenção.
Historia das Restaurações
Ao longo de sua história, inúmeras reformas aconteceram, sendo a mais significativa em 1882, quando a estrutura das quatro ordens de camarotes foi também alterada, adquirindo a forma de ferradura e recebendo piso em declive. Todas essas modificações visaram a adaptá- lo às exigências de conforto dos usuários do século XIX.

Durante o século XX outras modificações foram feitas até que em 1960 o prédio foi parcialmente reconstruído e a entrada principal restaurada. Em 1963, a viga principal do telhado partiu-se, e mais um conserto foi feito mas toda a estrutura do prédio estava muito enfraquecida, assim como condenadas as instalações elétricas, os camarins sem condições de uso e as infiltrações comprometiam todas as madeiras da casa.
Durante os anos 70 foram feitos novos restauros mas não foram suficientes para restaurar a segurança do teatro. Mas na frente, outras reformas se deram e a mais importante foi em 1985. Em cima da boca de cena e no camarote real foram descobertas antigas pinturas, de autoria desconhecida, provavelmente realizada entre 1854 e 1862, inspiradas nos temas da Tragédia, da Comédia e da Música.

No decorrer de 1993, a Casa da Ópera teve reformada sua estrutura de camarins e banheiros, com o rebaixamento do piso das instalações internas e criação de uma sala de aquecimento e ensaio dos artistas. O projeto de reforma, assinado pelo arquiteto e cenógrafo Raul Belém Machado, incluiu a modernização de todo o equipamento de som, luz e vestimentas do palco, além da mudança na localização das cabines técnicas. Foi feito o restauro dos adornos em madeira no foyer de entrada e também o sistema elétrico foi substituído. O Teatro foi inteiramente pintado de acordo com a descrição feita pelo explorador inglês Richard Burton, que visitou Ouro Preto no século XIX.
Em 1998, foi dada uma concreta valorização do Teatro, tanto histórica quanto social, ressaltando o fato de que o Teatro, apesar de ser uma obra de extrema importância, não tinha tombamento individualizado e exclusivo.
Restauração do Teatro
Em 2006 toda a estrutura do teatro foi revalorizada. O teto, o piso de madeira e o mobiliário do prédio foram inteiramente restaurados pela Prefeitura do Ouro Preto, em parceria com o IPHAN.
A Prefeitura Municipal de Ouro Preto informou que as obras custaram R$ 950 mil, sendo que uma parte do dinheiro é do Programa Monumenta/ BID, do Ministério da Cultura (MinC), e a outra provém de contrapartidas do município. O Monumenta/BID é uma parceria entre o MinC e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia os projetos do programa.

As obras envolveram, segundo Paulo Hermínio, que além de arquiteto responsável pela restauração do teatro era coordenador do Monumenta/BID “uma ampla restauração, não apenas física, mas da iluminação e sistemas de som e luz”.
Para incrementar as produções no palco, o teatro ganhou sistemas de varas de cenário e de iluminação (barras usadas para suspender elementos cenográficos e de luz). Foram implantadas também novas instalações elétricas da iluminação cênica, implantação de sonorização no teatro.
As instalações hidráulicas e proteção contra incêndio, deterioradas pelo tempo, foram refeitas. Para prevenir incêndios, houve instalação de um sistema de sensores óticos para detecção de fogo. Alias, o teatro recebeu um anexo. Um terreno vizinho foi desapropriado pela prefeitura para funcionamento de bilheteria, administração, toaletes e café.

Ao ser iniciado o tratamento da fachada principal, foi observado que a maior parte do revestimento era composto por cimento. Tal revestimento apresentava-se em péssimo estado, devido a areia empregada ser de má qualidade e por não ser adequada à construção. Optou-se, então, por se remover totalmente esse revestimento, e retornar a técnica antiga utilizando cal e areia.
Sobre o frontão, há um lajeado de pedra, local de infiltrações. O rejuntamento foi refeito e aplicado silicone para se evitarem futuras infiltrações.
Nas diferentes etapas de execução no projeto de restauração foram reavaliados os critérios éticos e técnicos de conservação para devolver a edificação às características originais. Todo o madeiramento recebeu tratamento contra insetos xilófagos. Alteraram- se o produto especificado e a técnica por produto de maior efeito residual e eficácia.

No remanejamento e substituição do tabuado de piso, observou-se a necessidade de substituição do barroteamento, que, pela proximidade das paredes, se deteriorou. O novo barroteamento recebeu aplicação de manta asfáltica, junto às paredes, para proteção contra umidade. Os tabuados de pisos da platéia e frisas, substituídos em intervenção anterior por tábuas de 10 cm, não seriam substituídos, mas, devido a existência de tabuado não uniforme (tábuas com largura e tamanho diferentes), decidiu-se pela substituição total, seguindo as dimensões encontradas.
O barroteamento da platéia estava deteriorado pela proximidade do solo. Nesse caso, foi aumentado o espaçamento para maior ventilação. Definiu-se a criação de câmara de ventilação para conservação do tabuado de piso e do barroteamento da sala de aquecimento.
O nível das salas de aquecimento e o nível do piso dos camarins foram rebaixados em intervenção anterior, ficando como registro desse nível as bases dos pilares existentes, sendo em pedra revestidos com madeira. Em avaliação da fiscalização e IPHAN, definiu-se a remoção de duas bases deixando uma como registro.
No tratamento do suporte do fechamento sob o palco, foram realizados pequenos enxertos, consolidações, contenção de rachaduras e colocação de molduras para sua fixação junto ao piso, evitando a utilização de pregos. Para a realização dos serviços, as tábuas foram mapeadas e foram tomados os cuidados com a policromia.
O telhado ganhou uma manta de alumínio anti-fogo sob as telhas. o telhado foi todo refeito e recebeu uma proteção de lona impermeável. No tratamento do telhado, foram encontrados vestígios do forro original, sendo liso e, aproximadamente, 15 cm acima do forro tipo saia e camisa existente.
Antes da execução dos rebocos foram realizados testes laboratoriais para determinação do traço da argamassa original. As prospecções foram realizadas em 4 pontos distintos. As pinturas das paredes internas apresentam várias camadas de repinturas. O projeto decidiu-se pela utilização de tinta à base de resina PVA (acetado de vinila), continuando o que existia. No entanto, o processo será alterado de modo que toda a pintura à base de resina PVA existente será removida e se retornará à técnica original utilizando-se caiação.
Nos elementos como tabiques, escadas, guarda-corpos e colunas, foram realizadas novas prospecções resultando em alterações das cores.
Na recuperação e/ou restauração de edificações antigas, de importância histórica, deve-se fazer um planejamento detalhado para que o processo de intervenção não venha a comprometer a edificação original. Na intervenção realizada, foram observadas as diretrizes do Comitê Internacional para Análise e Restauração de Imóveis do Patrimônio Arquitetônico como referências básicas e adequadas em intervenções históricas.
Para a intervenção e/ou execução da restauração no Teatro Municipal da cidade de Ouro Preto, fez-se um levantamento sobre a história da edificação e analisaram-se os documentos sobre intervenções anteriores já realizadas, além de um minucioso levantamento fotográfico.
Em 2014, vítima do descaso, com problemas estruturais e de segurança, a Casa da Ópera de Ouro Preto foi obrigada a fechar novamente suas portas. A casa foi fechada por questão de segurança, já que havia gambiarras na parte elétrica, feitas para ligação de equipamentos, e outras inadequações na iluminação que poderiam causar curto-circuito.
Devido à falta de extintores de incêndio, graves problemas na estrutura e danificação do sistema elétrico e madeiramento, em janeiro de 2014 o teatro foi interditado pelo Corpo de Bombeiros. Eles explicaram que o local estava com extintores vazios e fora do local, problemas na distribuição elétrica, avaria na estrutura, cupins, entre outros.
A Prefeitura, responsável pela administração via Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, publicou então uma nota em que explicava que o local seria fechado para reformas na rede elétrica e para adequação às normas de segurança. A reabertura da Casa da Ópera de Ouro Preto só aconteceu em outubro de 2015.
fonte:
- A restauração do Teatro Municipal de Ouro Preto(MG) – Elisângela Rodrigues da Silva Araújo, Klaydson D. Lopes França, Ernani Carlos de Araújo, Henor Artur de Souza (1)
- https://www.otempo.com.br – entrevista Rosana Marreco Brescia, pesquisadora e musicista (2)
- https://www.ouropreto.mg.gov.br/
- http://portal.iphan.gov.br/
As I website possessor I believe the content matter here is rattling wonderful , appreciate it for your efforts. Katuscha Jean Maletta
Thank you very much.
Good post! We will be linking to this great article on our site. Keep up the good writing. Ottilie Launce Aggappora
You have a quality site, I congratulate you on this Georgeanna Pooh Eckmann
I was very happy to seek out this internet-site.I needed to thanks to your time for this wonderful read!! I definitely enjoying every little bit of it and I have you bookmarked to take a look at new stuff you blog post.
I just wanted to jot down a quick remark in order to appreciate you for the wonderful strategies you are sharing on this site. My extensive internet search has finally been recognized with incredibly good details to exchange with my companions. I ‘d state that that we site visitors actually are truly blessed to dwell in a notable network with so many brilliant people with insightful things. I feel very fortunate to have discovered your webpage and look forward to tons of more brilliant minutes reading here. Thanks a lot once more for everything.
I wish to show my appreciation to you for bailing me out of such a issue. Right after searching throughout the search engines and finding ways which were not productive, I thought my life was gone. Existing without the answers to the issues you’ve sorted out through your main posting is a serious case, as well as ones that could have badly affected my career if I had not noticed your website. Your actual natural talent and kindness in touching all the pieces was valuable. I don’t know what I would have done if I had not discovered such a thing like this. I can also now look forward to my future. Thanks for your time so much for this specialized and sensible help. I won’t think twice to refer your site to any person who should get care about this subject.
Thank you a lot for giving everyone remarkably breathtaking chance to read in detail from this blog. It is often so ideal plus full of a good time for me and my office friends to search your web site at the least thrice every week to read the new items you have. And lastly, I am usually motivated with all the mind-blowing solutions you give. Some 3 tips in this post are easily the simplest I have ever had.
I’m commenting to let you understand of the perfect discovery my wife’s daughter enjoyed studying your blog. She picked up plenty of details, which include what it is like to have a wonderful helping heart to have other people quite simply learn about some complex subject matter. You actually surpassed her expected results. I appreciate you for delivering those precious, healthy, edifying not to mention cool guidance on your topic to Jane.
A lot of thanks for every one of your hard work on this web page. My aunt take interest in managing investigation and it’s really obvious why. Most people know all about the lively mode you produce priceless tips and tricks via your web blog and encourage contribution from the others about this area plus my girl is always discovering a great deal. Have fun with the remaining portion of the new year. You’re performing a fantastic job.
I definitely wanted to send a brief note so as to thank you for some of the wonderful steps you are writing on this website. My considerable internet lookup has now been compensated with good quality tips to exchange with my great friends. I ‘d say that we visitors are very endowed to be in a really good community with very many special professionals with beneficial guidelines. I feel truly grateful to have come across your entire web site and look forward to many more cool times reading here. Thanks once more for all the details.
Thank you very much
I as well as my buddies ended up looking through the nice procedures on your site and before long I had a terrible feeling I had not expressed respect to the blog owner for those secrets. Those guys are already certainly very interested to read through all of them and have seriously been having fun with them. I appreciate you for genuinely so considerate and then for picking out this form of important resources millions of individuals are really eager to be informed on. My personal honest apologies for not saying thanks to you earlier.
Thank you very much … keep in touch.
I intended to put you the little bit of remark in order to give thanks the moment again for all the great techniques you’ve documented on this site. It’s certainly incredibly open-handed with people like you to offer without restraint precisely what most people could have marketed as an electronic book in making some cash for themselves, and in particular now that you might have tried it in the event you considered necessary. The inspiring ideas in addition served to be a fantastic way to fully grasp other people have similar desire like mine to grasp much more around this issue. I am sure there are several more fun periods up front for those who read your blog.
Thank you very much!!!