San Andrés, sonhe seu aeroporto: O novo terminal para a ilha de San Andres

Em novembro de 1953 um avião pousou nas águas calmas de San Andrés, que trouxe pela primeira vez na história das ilhas, o presidente da Colômbia. Os três dias de visita do general Gustavo Rojas Pinilla levaram à declaração do porto franco, o início das obras aeroportuárias e, conseqüentemente, a chegada do turismo massivo.

O atual aeroporto é um antigo e colorido edifício de arquitetura caribenha enfeitado com magníficos murais de mosaico projetados pela artista brasileira Aurea Oliveira Santos.

Neste post vamos conhecer alguns detalhes desta maravilhosa ilha do Caribe colombiano, que, como todas as ilhas do mundo, concentra sua atividade comercial e turística através de aeroportos e portos de navios.

Fundação Seaflower – Arquipélago de San Andrés

Seaflower _ novo_aeroporto_San Andrés_colombia_Caribe_Gustavo Rojas Pinilla_unesco

Possui uma área de 180.000km2, e inclui 3 ilhas principais: São Andres (27 km2), Providencia (18 km2) e Santa Catarina (1 km2), 7 ilhas cayo (Serrana, Serranilla, Albuquerque, Roncador, Quitasueño, Bajo Nuevo e Cayo Leste e sudeste) e suas águas circundantes.

A Fundação Seaflower abriga em seu “mar de sete cores” os ecossistemas marinhos e costeiros mais representativos dos trópicos, como: recifes de corais, mangues, lagoas de recife, tapetes de ervas marinhas, pântanos, praias, mar aberto e floresta tropical seca. Contém ambientes de corais raros e únicos com a presença de 192 espécies na Lista Vermelha da IUCN, e, portanto, é considerado local importante para a conservação de espécies ameaçadas e em perigo de extinção.

Seaflower _ novo_aeroporto_San Andrés_colombia_Caribe_Gustavo Rojas Pinilla_unesco
A Área Marinha Protegida (AMP) contém o maior e mais produtivo recife de coral do Caribe e o terceiro maior do mundo

O arquipélago está localizado no final do oeste do mar do Caribe, com uma área aproximada de 180.000 km2, representando 28,46%  do mar territorial do Caribe colombiano. O arquipélago possui 76% das áreas de corais da Colômbia, constituindo um dos sistemas de recifes mais extensos do Hemisfério Ocidental.

Para entender mais este território que tinha pouca informação a Comissão Colombiana do Oceano, gerou o seguinte mapa com os limites totais do território nacional.

Seaflower _ novo_aeroporto_San Andrés_colombia_Caribe_Gustavo Rojas Pinilla_unesco

Sendo Colômbia um 0,7% da superfície continental do planeta, abriga 10% da biodiversidade em todo o mundo, ocupando segundo lugar depois do Brasil.

Aurea Oliveira Santos

Uma artista brasileira que contribuiu fundamentalmente para o desenvolvimento artístico da ilha é Aurea Oliveira Santos,  desde que se estabeleceu em San Andrés em 1979.

arquitetura_lighting_design_novo_nuevo_San Andrés_colombia_airport_Caribe_tocumen_ Gustavo Rojas Pinilla

Em 1994 realizou dois murais de 500 módulos com cerâmica esmaltada de 30×30 cm cada, na fachada do aeroporto de San Andrés, esculpidos em baixo e alto relevo, com um total de 45 m de comprimento e 15 m de altura. São os murais intitulados Old Beautiful San Andres Dia e Noite, inspirados no hino do arquipélago.

Fachada_arquitetura_lighting_design_novo_nuevo_San Andrés_colombia_airport_Caribe_tocumen_ Gustavo Rojas Pinilla
Seus murais em mosaico esmaltado contam a história de vida do arquipélago

Seu mural intitulado De Naguasá a North End (2014), no saguão do Hotel Decameron tambem na ilha, é um monumental trabalho narrativo de 30 metros quadrados que resume a história, geografia, costumes, arquitetura, vegetação, fauna, mar e seus navios, aos peixes cayucos do vigésimo século.

Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla

O Aeroporto foi concluído em 1959. Seu primeiro nome foi Aeroporto do Sesquicentenário, depois recebe seu nome atual porque foi o General Pinilla quem deu à ilha o status de porto franco e confiou a construção do terminal aéreo para enfrentar o novo desafio econômico.

O terminal aéreo teve uma remodelação em 1994 e, a partir de 2007, foi operado pela concessionária CASYP S.A. Em 17 de fevereiro de 2015, a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI) determinou a rescisão antecipada do contrato com o referido concessionário, para o qual o aeroporto foi administrado e operado diretamente pela Aeronáutica Civil.

A maioria dos turistas que vão à ilha primeiro tem que chegar a outros grandes aeroportos localizados na Colômbia e no Panamá (Bogotá, Medellín, Cali, Cartagena, Barranquilla) e depois ir até lá. Quase um milhão de turistas viajam pelo terminal, é o sexto maior aeroporto da Colômbia em termos de passageiros.

Fachada_arquitetura_lighting_design_novo_nuevo_San Andrés_colombia_airport_Caribe_tocumen_ Gustavo Rojas Pinilla

O atual aeroporto é um edifício antigo e colorido tipico da arquitetura caribenha, onde um corte longitudinal imaginário divide o longo edifício em sua parte frontal; o Check-in, reservando uma pequena porção para o setor de desembarque, na extremidade direita do prédio, com a habitual fila confusa de táxis.

O Hall Central praticamente carece de lojas e restaurantes, e definitivamente carece de todo tipo de glamour já que a passagem do tempo e a falta de manutenção se refletem em alguns detalhes como o antigo elevador que não funciona, máquinas de comida vazias, luminárias sem venezianas.

O Hall Central  tem enormes ventiladores de teto vintage que compensam a falta de ar condicionado. Este espaço tem altura dupla e no primeiro andar algumas lindas varandas onde descansar antes de embarcar.

Na parte de trás do corte longitudinal a chegada dos passageiros se dá por meio de mangas telescópicas, a entrada do prédio fica no nível do primeiro andar, então os passageiros são encaminhados a uma escada que desce para o terreo onde a imigração e despacho de bagagem é realizado.

Acima não no primeiro andar estão as salas de espera, por momentos muito apertadas. Destaque para aquelas velhas lâmpadas fluorescentes T12 PHILIPHS F96/75 W de 2,44 metros de comprimento.

NOVO PROJETO – AEROPORTO DESIGN

No primeiro trimestre de 2019 foram contratadas as obras do projeto de modernização dos aeroportos Gustavo Rojas Pinilla e El Embrujo de Providencia. Obras que serão concedidas pelo Governo Nacional com investimento de 287.000 milhões de pesos, recursos aportados pelo Ministério dos Transportes e contratadas por meio da Agência Nacional de Infraestrutura, sob modelo de parceria público-privada, sua construção terá duração aproximada de 64 meses.

mar_caribe_aeroporto_san andres

A notícia foi dada à comunidade da ilha por Carlos Lasprilla, gerente de projetos aeroportuários da ANI, entidade que inicialmente apresentou à mídia o projeto de modernização batizado de ‘San Andrés, Sueña Tú Aeropuerto’.

Com um design de acordo com a identidade cultural das ilhas, o aeroporto de San Andrés terá um deck com a figura de Mantarraya, mas ao mesmo tempo projetado com a mais recente tecnologia, oferecendo uma infra-estrutura segura e moderna que permitirá que as ilhas estejam no mesmo nível aeroportos internacionais da região do Caribe.

mar_caribe_aeroporto_san andres

O trabalho no Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla permitirá que o novo terminal seja de três níveis com ar condicionado, ampliação das salas de embarque e desembarque de passageiros, serviço aéreo para as companhias aéreas e zonas de imigração e emigração. Além de um novo edifício de carga, será construído o posto de saúde e incêndio dos aeroportos.

Caribe internacional Centro América World Airport Awards hub canal Norman Foster design iluminação Sua forma se parece com o recentemente inaugurado “Aeroporto Internacional de Tocumen”, em Panamá City, projetado pelo prestigiado arquiteto britânico Norman Foster.

Leia aquí: Aeroporto Tocumen, Panamá City

Conforme explicado pelo Gerente de Projetos do Aeroporto ANI, Carlos Lasprilla, o novo projeto não inclui a aquisição de qualquer propriedade fora dos limites do atual aeroporto.

mar_caribe_aeroporto_san andres

“O projeto buscará explicar nos próximos dias como as obras serão realizadas sem afetar a operação do aeroporto. Com isso, queremos ter uma forte participação da comunidade em que as comunidades apresentem suas observações ao projeto “, disse Lasprilla.

 

Aeroportos próximos a San Andrés (ADZ)

  • Aeroporto de Providencia (93km)
  • Aeroporto de Tortuquero (299km)
  • Aeroporto de Changuinola (358km)
  • Aeroporto de Bocas Del Toro (366km)
  • Aeroporto de Puerto Lempira (368km)

 

Leia também: Aeroporto Tocumen, Panamá City

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *