SaloneSatellite Award 10ª Edição – Salone del Mobile Milano 2019

o SaloneSatellite tem acompanhado o Salone del Mobile Milano desde 1998.

Em 2010, foi lançado o concurso SaloneSatellite Award, que promove contatos direcionados entre jovens designers e empresas expositoras no Salone del Mobile Milano.

Euroluce SaloneSatellite Salone del Mobile DE-SIGNO Da Vinci AQUA Manifesto ingenio Milão Engenhosidade

 

No âmbito do Salone del Mobile Milano (9-14 de abril de 2019), o SaloneSatellite reuniu mais de 500 jovens com menos de 35 anos atuais promessas de design que mostraram suas criações baseadas no lema “Food as a Design Object”. “Alimentação como Objeto de Design“.

concurso SaloneSatellite Award está agora em sua 10ª Edição . O prêmio foi concedido por um júri internacional de protagonistas do mundo do design – os designers Davide Groppi , Luca Nichetto e Eugeni Quitllet; os jornalistas Silvia Nani(Corriere della Sera) e Ellen Froissart (editora delegada Beemedias); Giuliano Mosconi Presidente e CEO da Tecno / Zanotta; Stefano Seletti , diretor de criação da Seletti; Marc Zehntner , diretor do Vitra Design Museum – presidido desde a primeira edição por Paola Antonelli (Curador Sênior de Arquitetura e Design no MoMA e curador da XXII Trienal de Milão) – que escolheu os 3 melhores produtos apresentados.

 

Artistas premiados

  • Kobe Leather de Kulil-Kuli | Japón
  • Halo de Philipp Hainke | Alemania
  • 2.5 Dimensional Objects de Baku Sakashita | Japón
  • Re.Bean de Melbourne Movement y Kristen Wang | Australia
  • Koko Loko de Koko | Croacia
  • Nebula de Studiomirei | Italia

 

O prêmio SaloneSatellite 2019, em sua 10ª edição, anunciou os seguintes vencedores:

1º PRÊMIO

O primeiro lugar do Prêmio SaloneSatellie foi concedido à Kulil-Kuli do Japão por seu projeto Kobe Leather, uma coleção de novos produtos feitos com couro de vaca do Kobe e que normalmente não são usados para produtos de design.

Designer: KULI-KULI, JAPÃO (Stand D16)

Projeto: KOBE COURO

 

Descrição do projeto: Este estudo japonês é baseado em a cidade de Kobe, famosa por sua carne. Os designers, em colaboração com os curtidores locais, decidiram converter a pele de vaca, não tradicionalmente usada, em uma coleção de novos produtos.

Motivação: O projeto Kobe Leather é recomendável porque se baseia em um processo de recuperação, aproveitando o material para criar um sistema de design aplicável a uma ampla gama de tipos de produtos.

 

2º PRÊMIO

O segundo prêmio foi para o estúdio Philipp Hainke, da Alemanha, para a cadeira Halo.

Designer: STUDIO PHILIPP HAINKE, ALEMANHA (Stand B27)

Projeto: HALO

 

Descrição do projeto: O conceito de cadeira Halo foi projetado para mostrar a força e as possibilidades de um material leve feito de cânhamo e caseína, que o designer desenvolveu durante seu projeto de pesquisa Orgânico.

Motivação: A cadeira Halo é um exemplo de design em seu sentido mais amplo, que requer o estudo contemporâneo do material, método, forma, funcionalidade e produção.

 

3ª PRÊMIO

O terceiro lugar foi para Baku Sakashita, do Japão, que apresentou os 2.5 DIMENSIONAL OBJECTS feitos de estruturas de arame 3D que brinca com a ilusão ótica através de sua magreza.

Designer: BAKU SAKASHITA, JAPÃO (Stand C15)

Projeto: 2.5 DIMENSIONAL OBJECTS

 

Descrição do projeto: Esses objetos são estruturas de fio 3D que se parecem com linhas pretas 2D desenhadas em papel comum. A ilusão de ótica é derivada da espessura do cabo, que tem um diâmetro de 0,3 mm.

Motivação: A sofisticada abstração artística do projeto 2.5 Dimensional Object é surpreendente, enquanto demonstra o escopo de um potencial adicional e diferente em termos de desenvolvimento e aplicação.

 

MENÇÃO ESPECIAL: RONG DESIGN LIBRARY – RESIDENCE PROGRAM AWARD

Nesta edição, tem dois novos prêmios concedidos pela Rong Design Library , uma instituição nascida de uma ideia de Zhang Lei, Jovana Zhang e Christoph John (vencedor do 13º prêmio de relatório de design patrocinado pelo SaloneSatellite em 2012 com o PINWU) em colaboração com o governo do distrito de Yuhang – Hangzhou, com o propósito de estudar os materiais tradicionais chineses e artesanato. A Biblioteca de Design Rong decidiu oferecer dois Programas de Residência de um mês no valor de 10.000 RMB cada: durante este período, os designers vencedores entrarão em contato com a cultura tradicional chinesa e, assim inspirados, poderão concluir um projeto pessoal.

Os vencedores são: Koko (Croácia) para Koko Loko , um projeto para crianças que consiste en una serie de ocho elementos que se combinan entre sí para cambiar su apariencia y funcionalidad, e Studiomirei (Itália) para Nebula Lamp , lâmpadas de fibra de banana que se assemelham a nuvens de poeira interestelar no espaço.

Designer: KOKO, CROÁCIA (Stand A03)

Projeto: KOKO LOKO

 

Descrição do projeto: Koko Loko é projetado para crianças e cada Loko é uma combinação de oito elementos. Alterar a combinação varia sua funcionalidade e aparência.

Motivação: O conceito para este projeto de mobiliário para crianças é uma evidência de um desejo de rever as tradições que bem merece uma maior exploração durante uma residência na Rong Design Library.

 

MENÇÃO ESPECIAL:

RONG DESIGN LIBRARY – RESIDENCE PROGRAM AWARD

A lâmpada Nebula do estúdio italiano Studiomirei, um design que se assemelha a nuvens de poeira interestelar e é feito de fibra de banana.

Designer: STUDIOMIREI, ITÁLIA (Stand B23)

Projeto: LÂMPADA DE NEBULOSA

 

Descrição do projeto: Essas lâmpadas, que se assemelham a nuvens interestelares de poeira no espaço, são feitas de fibra de banana. Studiomirei trabalhou na manipulação de tecidos com base nas propriedades intrínsecas do tecido.

Motivação: A abordagem do designer para o estudo de materiais, que está claramente refletida neste projeto, merece a oportunidade para uma exploração e comparação mais profunda oferecida por uma residência na Biblioteca de Design Rong.

 

PRÊMIO ESPECIAL INTESA SANPAOLO – 3º. Edition

Melhor projeto em alimentação como objeto de design

 Desde a edição de 2017, o Banca Intesa Sanpaolo concedeu um prêmio especial no valor de 5.000 euros. 

Na terceira edição, o prêmio especial Intesa SanPaolo foi concedido à Design “: Movimento Melbourne / Kristen Wang (Austrália), por seu banquinho de café Re.Bean, uma peça feita com grãos de café coletados localmente, resultando em um cheiro e toque único, além de ser biodegradável.

Designer: MELBOURNE MOVIMENTO / KRISTEN WANG, AUSTRÁLIA (Stand C17)

Projeto: RE.BEAN COFFEE STOOL

 

Descrição do projeto: Feita a partir de grãos de café colhidos localmente, o Taburete/Banqueta Re.Bean Coffee não só oferece um cheiro e textura únicos a partir do café, como também são 100% biodegradáveis.

Motivação: O projeto responde perfeitamente ao conceito em que se baseia o tema do SaloneSatellite 2019, a comida como objeto de design, que une experimentação e funcionalidade.

 

Ver aqui, Post Relacionado:

“EUROLUCE” – 2019

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *