o SaloneSatellite tem acompanhado o Salone del Mobile Milano desde 1998.
Em 2010, foi lançado o concurso SaloneSatellite Award, que promove contatos direcionados entre jovens designers e empresas expositoras no Salone del Mobile Milano.
No âmbito do Salone del Mobile Milano (9-14 de abril de 2019), o SaloneSatellite reuniu mais de 500 jovens com menos de 35 anos atuais promessas de design que mostraram suas criações baseadas no lema “Food as a Design Object”. “Alimentação como Objeto de Design“.
O concurso SaloneSatellite Award está agora em sua 10ª Edição . O prêmio foi concedido por um júri internacional de protagonistas do mundo do design – os designers Davide Groppi , Luca Nichetto e Eugeni Quitllet; os jornalistas Silvia Nani(Corriere della Sera) e Ellen Froissart (editora delegada Beemedias); Giuliano Mosconi Presidente e CEO da Tecno / Zanotta; Stefano Seletti , diretor de criação da Seletti; Marc Zehntner , diretor do Vitra Design Museum – presidido desde a primeira edição por Paola Antonelli (Curador Sênior de Arquitetura e Design no MoMA e curador da XXII Trienal de Milão) – que escolheu os 3 melhores produtos apresentados.
Artistas premiados
- Kobe Leather de Kulil-Kuli | Japón
- Halo de Philipp Hainke | Alemania
- 2.5 Dimensional Objects de Baku Sakashita | Japón
- Re.Bean de Melbourne Movement y Kristen Wang | Australia
- Koko Loko de Koko | Croacia
- Nebula de Studiomirei | Italia
O prêmio SaloneSatellite 2019, em sua 10ª edição, anunciou os seguintes vencedores:
1º PRÊMIO
O primeiro lugar do Prêmio SaloneSatellie foi concedido à Kulil-Kuli do Japão por seu projeto Kobe Leather, uma coleção de novos produtos feitos com couro de vaca do Kobe e que normalmente não são usados para produtos de design.
Designer: KULI-KULI, JAPÃO (Stand D16)
Projeto: KOBE COURO
Descrição do projeto: Este estudo japonês é baseado em a cidade de Kobe, famosa por sua carne. Os designers, em colaboração com os curtidores locais, decidiram converter a pele de vaca, não tradicionalmente usada, em uma coleção de novos produtos.
Motivação: O projeto Kobe Leather é recomendável porque se baseia em um processo de recuperação, aproveitando o material para criar um sistema de design aplicável a uma ampla gama de tipos de produtos.
2º PRÊMIO
O segundo prêmio foi para o estúdio Philipp Hainke, da Alemanha, para a cadeira Halo.
Designer: STUDIO PHILIPP HAINKE, ALEMANHA (Stand B27)
Projeto: HALO
Descrição do projeto: O conceito de cadeira Halo foi projetado para mostrar a força e as possibilidades de um material leve feito de cânhamo e caseína, que o designer desenvolveu durante seu projeto de pesquisa Orgânico.
Motivação: A cadeira Halo é um exemplo de design em seu sentido mais amplo, que requer o estudo contemporâneo do material, método, forma, funcionalidade e produção.
3ª PRÊMIO
O terceiro lugar foi para Baku Sakashita, do Japão, que apresentou os 2.5 DIMENSIONAL OBJECTS feitos de estruturas de arame 3D que brinca com a ilusão ótica através de sua magreza.
Designer: BAKU SAKASHITA, JAPÃO (Stand C15)
Projeto: 2.5 DIMENSIONAL OBJECTS
Descrição do projeto: Esses objetos são estruturas de fio 3D que se parecem com linhas pretas 2D desenhadas em papel comum. A ilusão de ótica é derivada da espessura do cabo, que tem um diâmetro de 0,3 mm.
Motivação: A sofisticada abstração artística do projeto 2.5 Dimensional Object é surpreendente, enquanto demonstra o escopo de um potencial adicional e diferente em termos de desenvolvimento e aplicação.
MENÇÃO ESPECIAL: RONG DESIGN LIBRARY – RESIDENCE PROGRAM AWARD
Nesta edição, tem dois novos prêmios concedidos pela Rong Design Library , uma instituição nascida de uma ideia de Zhang Lei, Jovana Zhang e Christoph John (vencedor do 13º prêmio de relatório de design patrocinado pelo SaloneSatellite em 2012 com o PINWU) em colaboração com o governo do distrito de Yuhang – Hangzhou, com o propósito de estudar os materiais tradicionais chineses e artesanato. A Biblioteca de Design Rong decidiu oferecer dois Programas de Residência de um mês no valor de 10.000 RMB cada: durante este período, os designers vencedores entrarão em contato com a cultura tradicional chinesa e, assim inspirados, poderão concluir um projeto pessoal.
Os vencedores são: Koko (Croácia) para Koko Loko , um projeto para crianças que consiste en una serie de ocho elementos que se combinan entre sí para cambiar su apariencia y funcionalidad, e Studiomirei (Itália) para Nebula Lamp , lâmpadas de fibra de banana que se assemelham a nuvens de poeira interestelar no espaço.
Designer: KOKO, CROÁCIA (Stand A03)
Projeto: KOKO LOKO
Descrição do projeto: Koko Loko é projetado para crianças e cada Loko é uma combinação de oito elementos. Alterar a combinação varia sua funcionalidade e aparência.
Motivação: O conceito para este projeto de mobiliário para crianças é uma evidência de um desejo de rever as tradições que bem merece uma maior exploração durante uma residência na Rong Design Library.
MENÇÃO ESPECIAL:
RONG DESIGN LIBRARY – RESIDENCE PROGRAM AWARD
A lâmpada Nebula do estúdio italiano Studiomirei, um design que se assemelha a nuvens de poeira interestelar e é feito de fibra de banana.
Designer: STUDIOMIREI, ITÁLIA (Stand B23)
Projeto: LÂMPADA DE NEBULOSA
Descrição do projeto: Essas lâmpadas, que se assemelham a nuvens interestelares de poeira no espaço, são feitas de fibra de banana. Studiomirei trabalhou na manipulação de tecidos com base nas propriedades intrínsecas do tecido.
Motivação: A abordagem do designer para o estudo de materiais, que está claramente refletida neste projeto, merece a oportunidade para uma exploração e comparação mais profunda oferecida por uma residência na Biblioteca de Design Rong.
PRÊMIO ESPECIAL INTESA SANPAOLO – 3º. Edition
Melhor projeto em alimentação como objeto de design
Desde a edição de 2017, o Banca Intesa Sanpaolo concedeu um prêmio especial no valor de 5.000 euros.
Na terceira edição, o prêmio especial Intesa SanPaolo foi concedido à Design “: Movimento Melbourne / Kristen Wang (Austrália), por seu banquinho de café Re.Bean, uma peça feita com grãos de café coletados localmente, resultando em um cheiro e toque único, além de ser biodegradável.
Designer: MELBOURNE MOVIMENTO / KRISTEN WANG, AUSTRÁLIA (Stand C17)
Projeto: RE.BEAN COFFEE STOOL
Descrição do projeto: Feita a partir de grãos de café colhidos localmente, o Taburete/Banqueta Re.Bean Coffee não só oferece um cheiro e textura únicos a partir do café, como também são 100% biodegradáveis.
Motivação: O projeto responde perfeitamente ao conceito em que se baseia o tema do SaloneSatellite 2019, a comida como objeto de design, que une experimentação e funcionalidade.
Ver aqui, Post Relacionado: