Puerto Madero: “Rojo Tango” – Show no Hotel Faena

O Hotel Faena Buenos Aires hoje surreal e elegante, era um armazém de grãos até a virada do século 20, quando foi realizada a grande revitalização e urbanização da região de Puerto Madero, hoje o bairro mais exclusivo da cidade de Buenos Aires.

Pisar no Hotel Faena é por si só uma experiência, tendo em vista que é um dos cinco estrelas mais famosos da cidade, decorado nada menos que pelo famoso designer Philippe Starck.

O Rojo Tango é um show íntimo, projetado para desfrutar cada detalhe do tango: melodias harmoniosas, ritmo e sensações que ganham vida na dança, onde você pode assistir um show profissional de primer nível, afinado com a essência do tango.

Puerto Madero


Buenos Aires construiu este porto pelos grandes problemas devidos à baixa profundidade que o Rio da Prata tem em geral. A dificuldade do descarregamento de navios originou que o governo, no ano 1882, contrata-se ao comerciante Eduardo Madero para construir o porto de águas profundas que permitiria superar os problemas logísticos.

As obras tiveram início em 1897. No início do século XX, foram construídos os grandes depósitos de tijolos vermelhos, que são a característica principal do bairro.

Os tijolos usados na construção foram importados de Manchester, na Inglaterra

Desde um começo se deu um importante debate na sociedade portenha em torno a dois projetos apresentados: o do engenheiro Luis A. Huergo e o de Eduardo Madero. O certo é que ao pouco tempo as instalações não davam conta das operações, principalmente por sua escassa profundidade.

Ante a necessidade de dispor de um porto com maior calado para barcos de maior tamanho foi que entre 1911 e 1930 foi construído o “Puerto Nuevo”, em uma locação mais ao norte, em substituição daquele projetado por Madero.

A estrutura coberta de 25.000 m², portanto funcionou apenas até meados de 1911, quando, a inauguração do novo porto fez com que as docas originais ficassem obsoletas e ficaram no abandono durante mais de cinqüenta anos.

A área do Puerto Madero ficou abandonada por mais de 50 anos, apesar da proximidade com o centro histórico

No ano 1990 o governo municipal encarou planos de restauração a traves de um Plano Mestre que revitalizou este área da cidade com a maior obra feita na cidade de Buenos Aires nos últimos 100 anos.

Em 1997 já podiam se evidenciar os primeiros hotéis de luxo, universidades privadas, cinemas, residências, shoppings e aranha céus. O novo centro financeiro da cidade já tenha nascido organizado em quatro grandes regiões, chamadas os “Diques”.

À noite tem uma grande variedade de opções gastronômicas e de lazer. O reciclagem dos prédios originais foram reformados em sofisticados restaurantes, mantendo a antiga arquitetura estilo inglês daqueles anos.

Graças a uma transformação planejada, Puerto Madero tornou-se o símbolo de uma Buenos Aires renovada, que reconhece e incorpora do rio que a originou, que comunica e integra o mundo do trabalho e do emprendorismo, que o convida a compartilhar e desfrutar de um novo conceito de cidade.

Hotel Faena


O Hotel Faena é uma criação do empresario argentino Alan Faena, que investiu cerca de USS 40 milhões na reforma deste armazém e o transformou em um grande hotel de luxo. Os interiores foram decorados pelo renomado designer Philippe Starck.

Seus extravagantes espaços incluem exóticas cabeças de unicórnio, cortinas de veludo, poltronas estofadas vermelhas e enormes lustres de cristal. Um cenário teatral.

Está situado no coração de Porto Madero, junto ao Parque Micaela Bastidas

A história do prédio do hotel data do começo do século XX, quando o terreno onde está situado foi comprado em 1902 pela Bunge e Born, uma empresa líder em agronegócios da época. Durante muitos anos o lugar também foi sede de uma das companhias do grupo Molinos Rio de la Plata, uma das maiores empresas de comercialização de trigo do país.

O Hotel hoje é uma atração é diferente, moderna e glamurosa

Em 1998, o edifício recebeu ordem de demolição, porém, as associações locais de defesa do patrimônio cultural impediram que a construção fosse demolida.

O espaço foi então comprado por Alan Faena, que investiu cerca de US$ 40 milhões em uma reforma incrível. Totalmente remodelado e decorado pelo renomadíssimo designerPhilippe Starck, o Faena Hotel + Universe foi aberto em outubro de 2004 como um verdadeiro resort dentro da cidade.

A experiência começa na chegada, no famoso hall batizado de Catedral, de 80 metros de comprimento. O corredor que leva ao lobby é cercado por espelhos e amplas janelas cobertas por longas cortinas de veludo dourado. O piso, em tábuas largas de ipê-roxo, é realçado por um exuberante tapete vermelho. Ao longo do corredor, portas envidraçadas conduzem à recepção, aos restaurantes e à piscina.

 

Os ambientes comuns contam com arquitetura elegante e decoração que combina antiguidades a objetos de design moderno.

A piscina é um dos principais atrativos do Faena Hotel + Universe.
Com uma inusitada coroa flutuando bem no meio, cercada por espreguiçadeiras vermelhas e lindas reposeiras, é o local ideal para um drink.

Rojo Tango Show

O Rojo Tango Show é uma experiência única no coração de Puerto Madero, em Buenos Aires, que traça a história do tango desde o seu nascimento nos anos 20, e com alguns toques modernos. É um espetáculo que maravilha o espectador em um ambiente dinâmico e mágico.

Rojo Tango abriu suas portas em setembro de 2005 em um dos salões “O Cabaret “ do Faena Hotel + Universe

Este hotel e seus diversos espaços foram projetados por Phillippe Starck tornando-o um lugar único em sua montagem e design. O Rojo Tango Show ganha vida em um salão único, comparado com qualquer outro show de tango de Buenos Aires, pois oferece uma experiência sofisticada de grande qualidade.

A sala é toda vermelha, uma viagem no tempo

Localizado emPuerto Madero, em um dos hotéis mais luxuosos de Buenos Aires, o Rojo Tango é uma experiência sofisticada, para quem quer entrar no mundo do tango em versão cinco estrelas.

O show de tango  é realizado num pequeno salão, onde o designer Starck recriou um antigo cabaré francês do princípio do século passado. É um lugar íntimo e bem acolhedor para, no máximo, 100 pessoas.

Com apenas 100 assentos, o cabaré do Faena é coberto por cortinas vermelho-sangue e móveis dourados
O show em si segue vagamente a história do tango, desde suas raízes de cabaré até as modernas fusões de Astor Piazzolla

A orquestra do Rojo Tango fica num dos cantos da sala e é formada por um quinteto de músicos que interpretam tangos dos diferentes compositores que caracterizam a musica de Buenos Aires; Carlos Gardel & Alfredo Le Pera, Homero Manzi, Pugliese e Osvaldo Fresedo.

O show dura aproximadamente uma 1 hora e 20 minutos e consiste em uma banda (um quinteto: piano, baixo, dois bandônions e violino), uma cantora, um cantor e cinco casais de bailarinos coreografados e dirigidos por Sandra Bootz e Gabriel Ortega.

Para uma típica noite argentina, o Hotel oferece espetáculos de tango diariamente no “El Cabaret”

Localizado no épico e luxuoso Faena Hotel, o Rojo Tango oferece uma experiência única, com o tango tocado e cantado ao vivo com muita qualidade e um espetáculo completo de dança que te faz sentir toda a força da cultura portenha.

O cardápio de três pratos do Rojo Tango é digno de um Hotel 5 estrelas; começa com uma seleção de entradas (como o coquetel  salada de langostinos e batatas em molho), as opções continuam com o prato principal ( Lombo de vitela, purê de batatas trufado, cogumelos fritos. Salmão rosado, gnocchi de sêmola com fondue de tomates e vinagrete de milho. Sorrentinos de cordeiro, creme de salvia, tomates e berinjelas defumadas) e termina com sobremesa.

Tanto a coreografia quanto o vestuário do Rojo Tango são bem sofisticados, com figurino impecável

A fascinante atmosfera musical permitirá que você conheça os segredos mais íntimos do tango da Argentina, juntamente com uma gastronomia de nível internacional. Traslado incluso.

 

fonte:

  • https://www.faena.com/buenos-aires/pt-br/
  • http://www.nuevomadero.com/?page=Vivir::Historia
  • http://corporacionpuertomadero.com.ar/antiguo_por.php
  • https://www.rojotango.com/en/
  • https://www.lanacion.com.ar/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *