Fundado em 1968, o restaurante familiar La Crêperie – no deslumbrante resort litorâneo de Jounieh, no Líbano, reabriu em 28 de abril de 2015 depois de três anos. A casa neoclássica do século 19 esta situada no topo de um penhasco com vista para as águas azuis profundas da Baía de Jounieh distante apenas 16 km de Beirute, conhecida como a Monte Carlo do Oriente.
La Crêperie foi o primeiro restaurante no Líbano a servir crepes clássicos, pratos de frutos do mar de estilo francês e pratos provençais.
Em 1972, o Les Caves de la Crêperie abriu o icônico anexo do restaurante logo abaixo do restaurante, oferecendo um local noturno para os foliões do Líbano.
Reforma e nova administração
Em 2012 o atual proprietário Chafic El Khazen, um dos sobrinhos do fundador original, percebeu que o restaurante precisava de reformas. Ele convocou seu irmão Sari, um conhecido arquiteto, e juntos os dois embarcaram em uma intensa restauração de três anos. O investimento na renovação foi de mais de US $ 7 milhões.
Para La Crêperie, Sari el Khazen removeu todos os elementos que foram adicionados nos anos 70 e 80, revertendo para a grandeza original da casa e preservando o caráter original da estrutura.
A decoração interior criada por a estilista de Beirute Maggy Monsef mantém uma aura histórica, enquanto é infundida com um toque mediterrânico, com pisos antigos, borboletas emolduradas, troféus de caça, pratos vintage e móveis antigos provenientes do famoso Marché aux Puces em Paris.
Os tamanhos das janelas foram aumentados para reproduzir as vistas dignas de cartão postal da Jounieh Bay e estabelecer uma conexão mais profunda com a natureza.
“Queríamos transportar os clientes para um ambiente mágico e pacífico”, “É um lugar cheio de tradições, ancorado no presente”, diz Chafic.
Hoje em dia o restaurante é administrado pela Sky Management, que também possui e administra a Sky Egito e a O1NE House of Entertainment.
“A Sky Management tem um contrato de leasing de longo prazo com a família Al Khazen, os proprietários históricos do local”, disse Abraham Helal, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Sky Management.
Projeto de iluminação – iGuzzini
O sistema de iluminação, parte fundamental da experiência visual de todo restaurante, foi desenvolvido para manter e realçar a alma e o caráter do local, contribuindo para sua sensação de calma e elegância.

As luminárias LED iGuzzini Light Up foram utilizadas para iluminar a fachada do edifício, a falésia e as áreas exteriores, onde jardins exuberantes com rosas, jasmim, canela e lavanda cercam uma oliveira de mil anos no estacionamento. Também foram usadas luminárias Linealuce para criar um efeito de banhado perfeitamente uniforme na vegetação vertical que cobre a área de estacionamento.


O penhasco na base do edifício do restaurante é iluminado com projetores Maxiwoody, criando um efeito semelhante ao da levitação.
O sistema MaxiWoody possui uma vasta gama de acessórios para garantir uma iluminação extremamente flexível e eficaz, proporcionando a melhor solução para o conforto visual, evitando o brilho indesejado e reduzindo a poluição luminosa.
Características
- O equipamento é instalado no chão, montado na parede ou em poste de iluminação.
- LED C.o.B. versões com refletor de alta eficiência Opti Beam
- Versão LED monocromática com circuito 24/36-LED, óptica com lentes plásticas, vidro com serigrafia personalizada e fonte de alimentação eletrônica 100-265Vac 50 / 60Hz integrada.
- Versões LED RGB e Branco ajustáveis com fonte de alimentação e cartão de controle eletrônico DMX512-RDM.
- Todos os parafusos são de aço inoxidável A2.

As paredes do edifício, especialmente as do terraço, são iluminadas com um efeito de luz rasante criado pelas luminárias Linealuce Mini.
O Linealuce Mini está disponível em vários comprimentos, para que possa ser adaptado a qualquer tipo de projeto de iluminação em forma de linhas continuas. Tem uma versão de aplicar, é outra como neste caso, para embutir.