Restaurant & Bar Design Awards 2019: Mamba Bar em Buenos Aires

O Restaurant & Bar Design Awards é um concurso de renome mundial, dedicado ao design de espaços de alimentos e bebidas e compreendi todo o que vocês podem imaginar; de navios a aeroportos, de museus a vans de hambúrguer.

A cerimônia de premiação foi realizada em Londres em 3 de outubro. Os prêmios são seguidos por mais de 40.000 arquitetos, designers e os profissionais de hospitalidade mais influentes de todo o mundo.

Este ano, pela primeira vez, um estúdio argentino foi o vencedor de uma das competições mais reconhecidas em todo o mundo. O estudo Hitzig Militello Arquitectos foi coroado na categoria de bares da região das Américas no Restaurant & Bar Design Awards  pelo trabalho do Bar Mamba, que no final superou oito bares de Estados Unidos e The Nim Bar (Defensa 880), outro bar de Buenos Aires, localizado em San Telmo, também obra de Hitzig Militello.

Restaurant & Bar Design Awards 2019

Desde 2009, o Restaurant & Bar Design Awards é concedido todos os anos: os prêmios pelos melhores restaurantes e bares do mundo. Criado na Inglaterra pelo designer e publicitário Marco Rebora, o ranking trabalha com um júri internacional que inclui figuras como Tony Chambers, editor da revista Wallpaper.

 

Sobre a Hitzig Militello Architects:

Hitzig Militello Architects

Desde sua criação em 2007, o estúdio Hitzig Militello realizou trabalhos em vários dos projetos gastronômicos mais perturbadores de Buenos Aires e no interior do país. Entre outros, o bar Victoria Brown, a sorveteria Goodsten, a cervejaria El Clasico (para a marca Quilmes), na capital mais austral do pais, Ushuaia, os bares The Birra e Casa Olmo. O estudo também foi responsável pela estética, conceito e desenvolvimento das instalações da cadeia Tostado. No nível internacional, destaca-se seu projeto Fogón na Arábia Saudita.

Mamba Bar

A mamba é uma cobra muito venenosa que vive na África subsaariana. Possui 3 metros de comprimento, maxila alongada e, de acordo com sua variedade, sua pele pode ter cores diferentes. Os arquitetos Fernando Hitzig e Leonardo Militello tiveram isso em mente ao criar um projeto arquitetônico acorde á proposta gastronômica do local.

Participantes de 46 países diferentes participam, apenas o país anfitrião tem 82 candidatos

“A arquitetura devora o local”, resume Hitzig sobre o resultado obtido. Militello, seu parceiro, explica: “Os criadores do local já tinham o nome referido a cobra (mamba), as escamas e algo abstrato. Como equipe do MFC Arquitectos, propusemos uma paisagem abstrata baseada na idéia de um invertebrado, onde o sonho e o sugestivo é o que fortalece a proposta culinária. ”

MAMBA BAR. rua Soler 5130, bairro Palermo, Buenos Aires

Pensar e desenvolver o conceito de espaço num bar ou restaurante é um desafio para qualquer arquiteto: “Observamos que, cada vez mais, a gastronomia busca oferecer uma experiência que vai além dos pratos – destaca Fernando Hitzig – e aí a arquitetura tem muito a contribuir. Então, devemos ter uma visão integrativa, desde a construção e o design, até a imagem da marca, o branding e a proposta gastronômica. Em suma, o espaço deve ter uma lógica com a proposta geral das instalações”.

The Nim Bar: O outro bar premiado

The Nim Bar é outro trabalho de Hitzig Militello que recebeu prêmios. Por um lado, ele foi finalista na competição de Londres, mas também recebeu outro importante reconhecimento dez dias antes, quando foi proclamado finalista do Prix Versailles, em uma cerimônia realizada em Paris, no imponente edifício da Unesco, com um júri composto por referências de design e gastronomia como Ferran Adrià e Philippe Starck. A seleção dos trabalhos foi curada pela UIA (União Internacional de Arquitetos) entre 100.000 projetos em todo o mundo.

O Nim é um bar com cozinha asiática e 30 torneiras de cerveja. “Os proprietários queriam preservar o perfil asiático e é por isso que propusemos uma série de quadros que se referem aos ideogramas orientais. Uma complexidade construtiva é combinada com a simplicidade do material, pois usamos apenas um só para todo o trabalho: tecidos de madeira”, detalha Militello.

Restaurante MECHA

 MECHA fica na rua Mercedes 3939, no bairro de Villa Devoto, foi o terceiro trabalho Argentino nomeado aos Restaurant & Bar Design Awards 2019.

Palermo_Buenos Aires_Argentina_Hitzig_Militello_Soho_San_Telmo_Hollywood
Restaurante MECHA, bairro Villa Devoto, Buenos Aires

A poucos metros da Praça Arenales, este restaurante é obra do estúdio MMCV e está organizado em dois andares e dois bares, com foco na churrasqueira, bebidas e vinhos. 

 

fonte:

  • www.restaurantandbardesignawards.com
  • www.estudiohma.com
  • www.clarin.com08

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *