Pontes de Embarque de Passageiros (PBBs): Aeroporto Tocumen Panamá

Enquanto acontece a abertura progressiva do novo Terminal Internacional de Tocumen projetado pelo prestigiado arquiteto britânico Norman Foster, também se realizaram investimentos no Terninal 1.

Neste post vou fazer um tour pelos 33 portões de embarque da Terninal 1 para fotografar os maravilhosos Pontes de Embarque Telescópicos fornecidas pela ADELTE Group, empresa espanhola líder mundial com instalações de fabricação contratadas em América e Ásia.

O ADELTE Group é uma empresa de engenharia com mais de seis décadas de experiência em design, fabricação e suprimentos que melhoram as operações de aeroportos e portos em todo o mundo.

Aeroporto de Tocumen – Terminal 1

O Aeroporto de Tocumen foi inaugurado em 1º de junho de 1947. Os planos de expansão desse terminal nunca foram executados e outro terminal foi planejado em 1971, finalmente inaugurado em 15 de agosto de 1978. O rio Tocumen foi desviado de seu curso original para a construção do novo terminal.

Até 31 de maio de 2003, a administração do aeroporto estava sob a Diretoria de Aeronáutica Civil (atual Autoridade Aeronáutica Civil). Em 1 de junho de 2003, uma nova organização administrativa foi criada permitindo a criação de uma empresa chamada Aeropuerto Internacional de Tocumen S.A. que atualmente gerencia o aeroporto.

Aeropuerto Internacional de Tocumen

O Aeroporto de Tocumen fez constantes investimentos e transformações ao longo do tempo, tornando-o em uma das terminais mais importantes da América Latina em número de destinos e tráfego mobilizado. Opera vôos de e para mais de 90 cidades na América e Europa, cobrindo grande parte da América Latina. É também o principal centro de operações da Copa Airlines e o centro de conexões da Star Alliance para a América Latina e o Caribe.

Em 2006, foi realizado um importante programa de expansão e reforma com o objetivo de modernizar e aprimorar seus serviços. A segunda fase da expansão do aeroporto incluiu a construção do “Terminal Norte”, que permitiu ao aeroporto aumentar sua capacidade em 50%.

A torre de controle emerge do próprio edifício, algo não tão comum nos aeroportos contemporâneos, mas sim nos antigos

Aeroporto, arquitetura e tipologia

A arquitetura do aeroporto e sua tipologia correspondem a um único bloco com duas penínsulas ou satélites para embarque.

Em março de 2012, foi inaugurado o Terminal Norte, com um investimento próximo a US $ 100 milhões e que adicionou 10 portões de embarque a Tocumen, aumentando a infraestrutura aeroportuária para 21.000 m2 , permitindo atingir até 15 milhões de passageiros por ano.

Precisamente desde este Terminal vou começar meu recorrido fotográfico das Pontes de Embarque de Passageiros (PBBs), fornecidas pela ADELTE Group.

Terminal Norte – Portão 1 ao 10

ADELETE_Ponte_Embarque_gate_passageiro_Portão_Sala_bridge_Airport

O ADELTE Group é uma empresa de engenharia com mais de seis décadas de experiência em design, fabricação e suprimentos que melhoram as operações de aeroportos e portos em todo o mundo.

SATELITE “A” Norte – Portão 11 ao 19

ADELETE_Ponte_Embarque_gate_passageiro_Portão_Sala_bridge_Airport

Com sede e fábrica própria em Barcelona, a ADELTE também possui escritórios subsidiários na Espanha e na América e Ásia, além de instalações de fabricação contratadas na América e na Ásia.

FRONTAL – Portão 20 ao 25

ADELETE_Ponte_Embarque_gate_passageiro_Portão_Sala_bridge_Airport

Os PBBs têm uma estrutura de aço de alta qualidade que passa por um processo de pintura da categoria C5-M específica para o meio marinho, igual ao utilizado nas plataformas petrolíferas, o que garante uma proteção imbatível contra a corrosão.

No extremo da ponte se encontra a cabine de control. Os PBBs são controlados por um CLP de última geração e tem possibilidade de acesso remoto via WEB Access para monitorar o status atual do PBB.

Todos foram equipados com sistemas de ar condicionado próprios, o que, nessa questão, coloca o Tocumen como o primeiro aeroporto da região.

SATELITE “B” Sur – Portão 26 ao 33

Em 1963 nasceu a empresa TRABOSA fundada por Don Bartomeu Guiu e Don Serafín Ochoa. Em 1982 ganhou os primeiros contratos do projeto de Pontes de Embarque de Passageiros nos Aeroportos de Tenerife y Málaga. Em 2011 mudou seu nome para a atual ADELTE Group.

ADELETE_Ponte_Embarque_gate_passageiro_Portão_Sala_bridge_Airport

O novo Terminal 2

O atual Terminal 1 será interligado ao novo Terminal 2 através de um edifício de conexão de 172 metros de comprimento e 12 metros de altura e terá calçadas móveis para a rápida passagem de usuários, passageiros e tripulações.

 

Caribe internacional Centro América World Airport Awards hub canal Norman Foster design iluminação
Integração dos Terminais 1 e 2 do Aeroporto Tocumen Panamá

A Odebrecht, empresa brasileira responsável pela construção do icônico Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Tocumen, celebrou com a ADELTE um contrato para o fornecimento de equipamentos de embarque completos. A ADELTE já possui recursos e infraestrutura no local, no Aeroporto Internacional de Tocumen, pois fornece serviços completos de manutenção aos 33 PBBs existentes.

Caribe internacional Centro América World Airport Awards hub canal Norman Foster design iluminação
O novo Terminal 2 do Aeroporto Tocumen Panamá projetado por Norman Foster

Um total de vinte pontes de embarque de passageiros será projetado, fabricado e instalado pela ADELTE, a fim de fornecer serviço de alta qualidade ao crescente número de companhias aéreas que operam no aeroporto da cidade do Panamá.

Caribe internacional Centro América World Airport Awards hub canal Norman Foster design iluminação
Novos Pontes de Embarque no Terminal 2, Aeroporto Tocumen Panamá

 

fonte:

www.adelte.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *