Philippe Starck: Design de luminárias para a marca Flos

Philippe Starck nasceu em Paris em 1949, estudou na École Nissin de Camondo e seus primeiros projetos de produção foram feitos com apenas dezenove anos.

Sua obra é multidisciplinar, vai do design de interiores ao de bens de consumo de massa, como objetos para o lar, motos, cadeiras, mouses para computador e escovas de dente. Em 1969, foi nomeado designer-chefe de Pierre Cardin, onde criou 75 projetos de móveis. Depois de vários anos viajando pelo mundo em 1980, ele fundou a empresa Starck Products, através da qual vendeu seus projetos.

Philippe Starck não apenas projetou móveis, como também incursionou outros aspectos do design, como arquitetura, design industrial e iluminação. Ele é conhecido como um fenômeno internacional na área de design de móveis e produtos.

Neste post vamos conhecer os principais designs em parceria com a empresa italiana de iluminação FLOS.

Philippe Starck e FLOS

Nos anos 1990, Philippe Starck começa uma parceria exclusiva com a empresa de iluminação italiana Flos para projetar algumas das luminárias de seu catalogo como as famílias Ktribe, Archimoon, Senhorita K , Romeo, Gun, Chapeau ou Bibliotheque Nationale entre outros.

Flos é uma empresa que desde o seu início na década de 1960 até hoje, mostrou uma evolução constante em seus projetos, com a colaboração de estilistas internacionais e constantes pesquisas em tecnologias e materiais.

Design de luminárias Philippe Starck Collection

ARA

A luminaria Ara foi um dos projetos de maior sucesso comercial de Philippe Starck, recebeu o nome de sua filha. Esse design clássico da Starck é caracterizado por uma linha arrojada que confere uma presença escultural marcante.

Parece mais como uma obra de arte do que uma luminária. O significado do chifre e forma, dito pelo Philippe Starck é a amplificação; Este conceito é muito apropriado porque a luz projetada desta lâmpada imprime novas dimensões em tudo o que alcança.

MISS SISSI

Abajur de mesa desenhado por Philippe Starck cujos materiais e cores atualizam o modelo clássico do abajur para dormitórios, um verdadeiro ícone de design.

Abajur de mesa com luz direta e difusa. Corpo, difusor e suporte do difusor em policarbonato colorido impresso por injeção

 MISS K

O abajur Miss K oferece glamour dos anos 30, mantendo a frescura e elegância que caracterizam todos os projetos de Philippe Starck.

Um toque feminino em um estilo ultra-contemporânea para Miss K, um abajur de mesa de luz difusa que se destaca por sua base de linhas fluidas e arredondadas e seu corpo com acabamento externo com nervuras.

Chapeau

Com a luminária Chapeau  o designer Philippe Starck brinca com uma imagem típica dos heróis do cinema dos anos 30. O protagonista poderia ser o próprio Humphrey Bogart em Casablanca … ou … na versão que relata Philippe Starck: “Quando Alec Guinness, James Stewart e Fred Astaire entravam a um quarto e a noite chegava ao final, com um gesto único e elegante, eles jogaram o chapéu em qualquer objeto por perto. E por que não uma luminária?”

A elegância e frescura que oferece esta luminária ressaltam a capacidade Philippe Starck para evocar sentimentos e imagens. Chapéus diferentes permitem que você altere a sua aparência, o que dá um olhar imprevisível, irreverente e retro.

É precisamente tudo isso que está por trás do abajur de mesa Chapeau: um gesto lúdico que se torna um objeto tridimensional e teatral, um abajur cujo estilo, caráter e forma podem variar dependendo do chapéu que é colocado sobre ele.

Gun

Com esta família de três lâmpadas, Philippe Starck projetou um dos seus projetos mais políticos e provocantes. Apesar do que possa parecer, com este projeto na realidade Philippe referencia uma crítica ao mundo da riqueza e da guerra.

As peças são um tanto controversas por terem o apoio na forma de uma arma. Nem são muito discretas, sendo banhadas em ouro. São peças originais, marcantes e surpreendentes que não passam despercebidas, uma peça decorativa que será o centro de todos os olhares.

Philippe Starck doa 20% do lucro para uma instituição de caridade que combate a fome no mundo chamado Frères des Hommes

Esta coleção da prestigiada firma FLOS consiste em dois abajures de mesa, BEDSIDE GUN e TABLE GUN, e uma luminária de pe, LOUNGE GUN. O corpo é feito de alumínio fundido e tem um revestimento de polímero sobremoldado. Está disponível em duas combinações de cores: ouro polido 18K com tela preta mate com acabamento dourado no interior ou, cromo com tela branca e acabamento prateado no interior. Este interior é sutilmente decorado com a cruz da empresa S + arck.

KTRIBE

Serie Ktribe Flos pode ser a obra mais representativa de Philippe Starck com a empresa italiana. Materiais e acabamentos fazem desta série, uma verdadeira jóia de decoração e iluminação.

Descrição do produto: Ktribe T – Abajur de mesa de luz difusa. Base, suporte e difusor de zamak fundido a pressão com acabamento brilhante. Poste tubular de alumínio polido. Tampa da base em PA (Nylon) impressa por injeção, preta mate. Difusor interno em PC (policarbonato) estampado por injeção, de cor opalino. Difusor externo disponível em acabamento transparente ou fumê de PMMA (polimetilmetacrilato). A intensidade da luz é gerenciada com um dimmer “remoto” que permite uma regulação em quatro níveis.

Existem muitas versões desta luminária, versões para mesa, parede, em pé ou penduradas. O design combina elegância, tradição, modernidade e funcionalidade de uma forma que atrai atenção.

Romeo

A família Flos Romeo inclui luminárias de parede, piso, mesa e colgantes. Desenho e acabamentos tornam o design ideal para qualquer espaço da casa, seja num quarto, um corredor ou no salão.

Romeo Flos foi concebido ao longo de vários anos pelo gênio francés Philippe Starck. Você pode apreciar a evolução das lâmpadas no tempo, mas sem perder a essência da série, retro / vintage.

ROMEO MOON T

 

ROMEO SOFT T1

Descrição do produto: SOFT T1 – Abajur de mesa de luz difusa. Difusor interior em vidro borossilicato prensado tratado com ácido. Difusor externo em vidro prensado transparente. Base e suporte da cabeça em alumínio fundido a pressão, base de aço, toda pintada de cinza. O suporte do difusor é feito de policarbonato transparente impresso por injeção. O dimmer eletrônico que está no cabo permite a regulação gradual da intensidade da luz.

ARCHIMOON

A versão de pé projetado de Philippe Starck é muito ousado. Tem uma grande escala, mantendo integralmente as mesmas características de elegância e discrição da versão de mesa. Essa combinação só é possível graças ao talento de Philippe Starck.

A coleção Archimoon de Flos é uma pequena coleção, oferecendo apenas dois tipos de luminarias: a chamada Superarchimoon e os Abajur de mesa.

Esta familia é caracterizada por  seu design elegante e discreto, Eles são perfeitos para living e tambem para escritórios, oferecem boa  luz direta para tarefas de leitura.

Bibliotheque Nationale

Esta luminária da Flos oferece modernidade, tradição e elegância. Só Philippe Starck é capaz de fornecer uma lâmpada de perfil tradicional com conexões USB na base para carregar smartphones ou outros dispositivos eletrônicos. O resultado mantém a beleza das lâmpadas de pé tradicionais.

Esta lâmpada está presente em muitos projetos de interiores que o designer francês fez para vários hotéis famosos

D´E Light

O cabezal é de alumínio fundido, o suporte de alumínio extrudado e a base de zamak para aumentar a estabilidade. O zamak é um material, que se obtém da ligação de zinco, alumínio, cobre e magnésio. Você pode escolher o acabamento entre cromado ou preto.

O D´E Light é perfeito para integrar-se em qualquer espaço, mas também tem uma vantagem, pois possui um suporte para carregar o iPad, iPhone e iPod

Foi apenas uma questão de tempo para que Philippe Starck se interessasse por objetos tão familiares e úteis como um smartphone ou tablet, e o resultado é a criação de uma lâmpada que responde às necessidades diárias de informações, entretenimento e conectividade permanente.

O D’E-light possui um design extremo e absolutamente funcional, de fato, a sofisticação cromática e elegante do alumínio, a eficiência da fonte de luz LED e a possibilidade de conexão de vários tipos de dispositivos faz com que o D’E-light se ajuste perfeitamente aos nossos costumes atuais.

HIDE

Como seus outros projetos, o HIDE representa a capacidade de Philippe Starck de falar através de sua arte, fazendo uma declaração poderosa sobre o minimalismo, o meio ambiente e o papel que desempenhamos no mundo ao nosso redor. “A elegância do mínimo, apenas uma cor de reflexão e uma luz oculta.” – Philippe Starck.

Com um corpo de alumínio fundido sob pressão e um acabamento brilhante, o HIDE oferece luz indireta que combina perfeitamente com o ambiente

A iluminação é feita por meio de uma guia de luzes especialmente projetado que fornece um fluxo de luz de orientação ideal para um conforto de iluminação incomparável. A eficiência desse sistema inovador de iluminação significa que o LED pode ser usado com potência máxima, sem perda significativa de energia.

 

fonte:

  • www.starck.com
  • www.flos.com
  • www.ilutop.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *