Novo Terminal T2: Aeroporto Tocumen Panamá City

Deixando o aeroporto no Panamá, tive a sorte de fotografar o novo terminal pela janela do avião. Os trabalhos estão bem avançados e sua abertura está se aproximando. As obras do novo T2 marchar no bom ritmo, mostrando um avanço de 95%. Uma vez pronto o complexo do aeroporto de Tocumen conseguirá atingir uma capacidade de 25 milhões de passageiros por ano.

Caribe internacional Centro América World Airport Awards hub canal Norman Foster design iluminação
Aeroporto Internacional de Tocumen

Tocumen é o maior aeroporto da América Central e do Caribe; e o terceiro na América Latina em termos de tráfego internacional.

Em 2017ele teve um fluxo recorde de 15,6 milhões de passageiros.

O aeroporto foi premiado como o “Melhor Aeroporto da América Central e Caribe” e como o “Melhor Staff e Serviço de Atendimento ao Cliente” nos Prêmios World Airport Awards, comemorados em Estocolmo, Suécia, 21 de março de 2018.

Apelidado de “Hub das Américas“, opera vôos internacionais para mais de 65 destinos em 30 países (Estados Unidos, Canadá, América Central e do Sul, Caribe, Espanha, etc.). Existem 15 companhias aéreas de passageiros, embora as principais sejam a Copa Airlines e a TACA.

O Terminal T2 foi licitado no primeiro semestre de 2012, a competição foi vencida pela empresa Odebrecht a um custo que excede os us 800 milhões. Inclui a construção de uma terceira pista, um novo terminal, centenas de estacionamentos, o desvio do Rio Tocumen e um novo acesso de 4 faixas direto ao terminal.

O projeto é do prestigiado arquiteto britânico Norman Foster, que também projetou outros aeroportos famosos como o Aeroporto do Kuwait, Pequim, Hong Kong, México e Stasnted, na Inglaterra.

Caribe internacional Centro América World Airport Awards hub canal Norman Foster design iluminação
O novo edifício tem uma área de 116.000 m2, concebido em quatro níveis, com um comprimento de 660 m e uma altura máxima de 30 m

O Terminal 2 terá 20 pontes de embarque envidraçados, alguns de seção fixa e outros telescópicos. Eles também terão ar condicionado para manter o conforto do passageiro do terminal até que eles embarquem no avião.

O atual Terminal 1 será interligado ao Terminal 2 através de um edifício de conexão de 172 metros de comprimento e 12 metros de altura e terá calçadas móveis para a rápida passagem de usuários, passageiros e tripulações.

O Aeroporto Internacional de Tocumen também desenvolveu outros trabalhos complementares no valor de mais de us 200 milhões entre os quais também incluem a remodelação do terminal existente T1, construção de novos parques de estacionamento para maior conforto dos passageiros, plataformas de estacionamento para aviões, expansão de tanques de combustível, subestação elétrica e obras nas pistas para garantir a segurança dos pousos e decolagens aumentando as áreas de operação e manobra das aeronaves.

Caribe internacional Centro América World Airport Awards hub canal Norman Foster design iluminação

Caribe internacional Centro América World Airport Awards hub canal Norman Foster design iluminação
A partir de abril ate julho de 2019 acontecerá a abertura progressiva do Terminal Internacional de Tocumen

Janeiro 2019. Embarco no meu avião desde o antigo Terminal 1 de Tocumen. Assim que o piloto nos leva à pista de decolagem, da janela passo pela frente do novo Terminal2.
No segundo semestre do ano de 2019, o aeroporto entrará em operação progressiva. Com certeza em minha próxima visita ao Panamá, terei a possibilidade de conhecer o novo aeroporto Norman Foster na América Latina.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *