Basílica Nossa Senhora do Socorro – Parte II: A Missa Crioula

A Cantoría del Socorro, coro estável da Basílica do Socorro, realiza uma obra tão intensa e marcante, em 2019 completou 60 anos. Um período muito importante para um grupo coral, o que o torna uma das duas ou três instituições mais antigas deste tipo na cidade de Buenos Aires.

A Missa Crioula é uma criação musical do musico argentino Ariel Ramirez feita com ritmos e formas musicais americanas. Para este projeto convocou ao Padre Jesús Gabriel Segade, quem fez os arranjos e harmonizações corais. Em 1964 a obra foi gravada pela primeira vez. É a única obra musical argentina publicada nos cinco continentes. O trabalho segue à risca a missa tradicional. O que o torna único é o uso de ritmos musicais tradicionais argentinos.

Missa Crioula


Já nos anos 60, Ariel Ramírez discutiu a sua ideia com um jovem amigo, o Padre Catena, então presidente da Comissão Episcopal para a América do Sul, juntos conceberam a ideia de compor uma missa com ritmos e formas musicais americanas. O Kyrie então adotou uma forma vidala / baguala; a Gloria de carnavalito; o Credo, da chacarera truncada, o Sanctus, do carnaval de Cochabamba, e o Agnus Dei, um estilo pampeano.

Feitos os esboços da estrutura, outro sacerdote o diretor do coro da Basílica do Socorro, o padre Jesús Gabriel Segade, foi quem fez os arranjos e harmonizações corais da “Missa Crioula”. O trabalho segue estritamente o ordinário da missa. O que o torna único é o uso de ritmos musicais tradicionais argentinos. Em seus 16 minutos e meio, sintetiza de maneira notável a essência da música folclórica argentina e o espírito da liturgia católica.

O sucesso da Missa Criolla foi imediato. No entanto, sua estreia pelo menos oficialmente, só aconteceu em março de 1967, quando foi apresentado em uma catedral na Alemanha.

O compositor escolheu como vozes principais para a sua criação as de Eduardo Madeo, Gerardo López, Julio César Isella e Juan Carlos Moreno; juntos, o famoso grupo folclórico “Los Fronterizos”.

Participaram deste trabalho Domingo Cura no bombo e timbales; Jaime Torres no charango; Alfredo Remus no contrabaixo; Chango Farías Gómez no bumbo e acessórios de percussão, e Raúl Barboza dando vida ao chamamé La Anunciación, com seu acordeão. Luis Amaya, José Medina e Juancito El Peregrino contribuíram com o som de seus violões. A estes se soma a valiosa contribuição do Padre Jesús Gabriel Segade, à frente do coro da Cantoria da Basílica do Socorro.

Mais de vinte anos depois, em 31 de maio de 1978, a Missa Crioula foi cantada pela primeira vez em função da cerimônia religiosa, durante uma missa ecumênica concelebrada na Catedral de Buenos Aires por líderes de diferentes religiões e em várias línguas. horas antes do início da Copa do Mundo.

A Cantoría del Socorro


Igreja_Iglesia_Retiro_Argentina_Patrimonio_Parroquia_Cristo_Señor_Milagros_Misa Criolla_Segade _Cantoría del SocorroMons. J. G. Segade executou todos os arranjos e harmonizações corais da “Misa Criolla” de Ariel Ramírez. O coro Cantoria da Basílica del Socorro explodiu com fama incomum quando, junto com Ariel Ramírez, o grupo folclórico Los Fronterizos assumiram o papel central no nascimento mundialmente famosa Missa Crioula.

Pela primeira vez o coro assumiu a música folclórica através de Ariel Ramírez, nos ritmos de vidala, baguala, carnavalito, yaraví, carnaval boliviano e estilo pampeano. Foi um grande desafio, já que o Coro era inteiramente dedicado à música sacra.

Igreja_Iglesia_Retiro_Argentina_Patrimonio_Parroquia_Cristo_Señor_Milagros_Misa Criolla_Segade _Cantoría del Socorro
“La Cantoría del Socorro”, coro estável da Basílica do Socorro

É a única obra musical argentina publicada nos cinco continentes. Em 1964 a obra foi gravada pela primeira vez e foi publicada no ano seguinte na histórica placa Philips.  Ariel Ramirez relata o encontro com os diretivos da Philips: Quando apresentei o projeto eles me desafiaram: ‘Se você puder me garantir que essa massa venderá mais de 2.500 discos, nós desistimos. Começamos a gravar em Odeón, com Los Fronterizos e a Cantoría del Socorro, e terminamos no final de outubro, porque deveria estar à venda no Natal.

Quando o presidente da Philips ouviu a gravação pela primeira vez, me ligou chorando: “Ariel, você fez um trabalho maravilhoso … Estou emocionado … Quero parabenizar a todos”. O impacto se reflete, do ponto de vista comercial, nos mais de 30 milhões de exemplares vendidos no início deste século. Em 1994 houve uma remasterização (Philips, 1994) da primeira gravação da Missa Crioula.

Em 2000, a cantora argentina Mercedes Sosa gravou outra versão da Missa Crioula. Por esse álbum, ele recebeu o Prêmio Grammy Latino.  Neste vídeo junto ao Mestre Jaime Torres com seu instrumento clássico chamado “Charango”, típico das terras andinas do norte argentino.

Em 2014, para a festa de Nossa Senhora de Guadalupe em 12 de dezembro, Patricia Sosa, acompanhada pelos músicos Tukuta Gordillo e Rodolfo Ruíz, interpretaram a Missa Crioula na Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano para uma Missa presidida pelo Papa Francisco.

Lado B: Nosso Natal


A obra Nosso Natal é uma das grandes criações folclóricas argentinas de Ariel Ramírez (1921-2010) como músico e de Félix Luna (1925-2009), como poeta, em uma longa lista de criações compartilhadas, cada uma melhor que a outra. Nesse caso, contaram também com a valiosa colaboração do Padre Antônio Segade.

Embora o trabalho tenha sido emparelhado desde o início com a famosa Missa Crioula, como o lado B do vinil original, e mesmo muitas pessoas os tomem como um trabalho integral, na realidade o Nosso Natal é diferente da missa.

É uma obra em que seis marcos do evangelho infantil são coletados e apresentados em ritmos folclóricos individuais, típicos de diferentes regiões da Argentina. Os poemas, por sua vez, foram adaptados às formas usuais em cada um dos gêneros.

Jesus Gabriel Segade (1923-2007)


Mons. Jesus Gabriel Segade

A Cantoría del Socorro foi fundada em 1959 pelo diretor, organista e compositor Monsenhor Jesús Gabriel Segade (1923-2007), capelão da Basílica Nuestra Señora del Socorro.

Ordenado sacerdote em 21 de setembro de 1946, Monsenhor Segade era licenciado em Filosofia e tinha estudado música com o compositor Gilardo Gilardi e órgão com Julio Perceval. Se aperfeiçoou na França com os mestres Pehú e Delastre, e se especializou na modalidade e ritmo gregoriano, no Institut St. Grégoire le Grand. Ele também se destacou como organista, diretor e professor em nosso país. Fundou o Instituto de Música Sacra de Buenos Aires. Foi chefe da cátedra de órgão do Conservatório Nacional Carlos López Buchardo, da cátedra de música sacra da Pontifícia Universidade Católica da Argentina e presidente da Fundação Ars Musicalis.

Mons. J. G. Segade serviu como sacerdote por cinquenta anos na Igreja Nuestra Señora del Socorro e dirigiu a Cantoría del Socorro até sua morte em 2007, aos 81 anos de edade.

Igreja_Iglesia_Retiro_Argentina_Patrimonio_Parroquia_Cristo_Señor_Milagros_Misa Criolla_Segade _Cantoría del Socorro

Coro polifônico de longa história, especializou-se na interpretação de música sacra de todos os períodos e estilos. Realizou tournée pela Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Itália e acompanhou musicalmente os serviços religiosos celebrados pelo Papa João Paulo II na sua primeira visita à Argentina.

O coro estável da Basílica del Socorro, realiza uma obra tão intensa e marcante, interatuando com as melhores orquestras sinfônicas de Buenos Aires (orquestra de cámara do Congrego Nacional) executando o repertório da “Escola Romana” (do século XVI ao XX), ou seja, o repertório das grandes basílicas papais de Roma.

Atualmente dirigido pelo jovem músico italiano Giovanni Panella, Compositor Italiano, Maestro de Orquestra e Coro sob cuja orientação realiza o repertório para os concertos sinfônicos / corais de sua temporada, bem como o repertório litúrgico para as missas solenes da Basílica.

 

fonte:

  • http://www.basilicadelsocorro.org.ar/resena
  • http://www.cienciayfe.com.ar/parroquias/imagenxiglesia.php?numeroparroquia=5
  • https://www.clarin.com/espectaculos/musica/misa-criolla-conmovedora-historia-inspiro-obra-cumbre-musica-argentina_0_c7SDAd_GRv.
  • htmlhttps://www.lanacion.com.ar/

 

 

 

2 respostas para “Basílica Nossa Senhora do Socorro – Parte II: A Missa Crioula”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *