MERCADO de SAN TELMO: A oferta gastronômica dentro do mercado

Em 2001, o Mercado de San Telmo foi declarado Monumento Histórico Nacional pelas características construtivas de sua época e pela importância que teve como ponto de encontro de todo um bairro. Este mercado é hoje uma referência comercial de caráter turístico e patrimonial, oferecendo uma ampla gastronomia para coroar seus passeios no bairro mais tradicional de Buenos Aires, o bairro de San Telmo.

Este crescente polo gastronômico tem mais de 20 propostas sendo um dos espaços mais procurados pelos turistas, em busca dos sabores típicos da cozinha argentina.

Mercado de San Telmo


O Mercado de San Telmo foi inaugurado em 1897 para abastecer a demanda dos imigrantes que chegavam da Europa naquela época. Conserva até hoje a estrutura interna original, formada por vigas, arcos e colunas de metal, com tetos de chapa e vidro. No centro, uma bela cúpula deixa entrar a luz natural no mercado.

Inicialmente o Mercado de San Telmo nasceu para atender a demanda dos imigrantes que chegavam da Europa naquela época, hoje ele continua abastecendo os moradores locais, mas agora também atende a levas de turistas. Dependendo do dia, como aos domingos, pode até ser difícil conseguir transitar e comprar tranquilamente. Acontece que no domingo tem a famosa Feira de San Temo, onde a rua Defensa vira uma das maiores atrações para o turismo local e internacional.

Coffee Town


Uma boa ideia no Mercado de San Telmo é fazer uma pausa para provar algum dos cafés oferecidos no Coffee Town, atendido por baristas profissionais e abastecido com marcas e variedades raras, que não se encontram em qualquer lugar.

Depois de anos viajando por plantações de café, trabalhando diretamente com cafeicultores da América Latina e da África, e se aprimorando nos melhores centros internacionais, os criadores de Coffee Town estão determinados a oferecer os melhores cafés do mundo.

Coffee Town foi os dois pioneiros ao inaugurar este lugar no Mercado de San Telmo em 2011. Outra filial muito bonita foi aberta depois no bairro de Palermo, na rua Jorge Luis Borges 1660.

The Market Burger


O local do Market Burger foi projetado para proporcionar um ambiente acolhedor e amigável com um atendimento que acompanha esse espírito. Com base nisso, aqui se prepara todos os dias comida fresca, com hambúrgueres caseiros, batatas fritas, conseguindo assim uma boa combinação de sabor e frescura.

O cardápio inclui hambúrgueres, cachorros-quentes, sanduíches, saladas e os mais variados cafés da manhã americanos.

Caranchería


De onde vem o nome? … Pois bem, Caranchos são aquelas aves que voam e se aglomeram ao redor de suas presas, no Brasil é conhecido pelo nome de Urubú. Gastón e Gabriel, seus donos explicam assim: “Quando são três da manhã, você ainda está perto do fogo comendo e conversando com os amigos, fala-se que você está carancheando em volta da churrasqueira”.

A Caranchería convida-o a provar as suas carnes, todas preparadas no prato, servidas ao prato ou em sanduíche, nos pãezinhos de batata assados ​​na hora. O cardápio traz opções como entraña com beringela em conserva, matambrito de porco com cebola e queijo derretido, sanduíche de molleja ou churrasco de frango com queijo fontina e pickles caseiros.

Merci


Merci é um bar e padaria administrado por dois franceses que moram no bairro de San Telmo há mais de uma década. O local, com um ar tradicional que respeita a estética do mercado, tem vários balcões onde é possível comprar uma baguete ou pão do campo, pegar um delicioso café da manhã com croissant ou um almoço ligeiro e ainda beber um vinho com tapas durante todo o dia.

Além da padaria eles possuem um pequeno restaurante, com sanduíches e pratos do dia nos fins de semana, com sopas, crepes e fondant de chocolate.  Se você gostou, pode programar a visita no outro local do bairro Palermo, na rua Soler 4201.

Saigón Bar


Querendo inovar na oferta culinária de San Telmo, Saigon Bar convida o público a descobrir os sabores e a cultura vietnamita dentro de uma excelente combinação de cervejas artesanais e deliciosos pratos.

Fica onde era o tradicional Bar La Coruña.  Entre os destaques da casa está a Pho, uma sopa típica de Vietnam com massa de arroz, carne ou frango em tiras e menta. O caldo leva seis horas de preparação e oito temperos.

La Choripanería


La Choripanería, local de Sergio Barbui e Esteban Citara, está estrategicamente localizada na parte central do Mercado de San Telmo e é uma referência indiscutível na cidade para turistas e paladares exigentes em busca deste clássico da culinária argentina.

Sergio conta que nas suas viagens como jornalista conheceu mercados de Londres, Espanha e São Paulo, e sempre pensou na possibilidade de fazer algo em um mercado em Argentina: “Sempre passei por San Telmo, pois meu pai morava a 6 quadras daqui”, diz Sergio.

O choripán está na moda. Apetitoso e fácil de comer, tornou-se quase um objeto de culto, reinventando-se nos últimos anos, hoje atingiu um sabor mais delicado e menos gorduroso. Acrescentou pães elaborados, molhos e ingredientes gourmet, conseguindo assim a aceitação de todos.

Para acompanhar qualquer uma das 8 versões de choripanes existem várias opções em cerveja chope da marca Imperial. Um dos mais recomendados é o choripan de cordeiro patagônico, ou  provolone com pimentão.

 

fonte:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.