LIVING: Iluminação (tarefa, destaque, ambiente) Parte I

Dada a enorme quantidade de artefatos, modelos e acessórios, os custos de diferentes tipos de iluminação podem variar muito. Ao se deparar com um projeto de iluminação, o Designer de Interiores pode se sentir um pouco abrumado por tantas informações técnicas, especificações, fornecidas pelos catálogos de iluminação.

Existem vários tipos de luzes … Que tipo de iluminação seria perfeita para atender às necessidades do seu cliente neste espaço vital da casa: O LIVING?

Bem, antes de começar com uma seleção de modelos isolados de luminárias e lâmpadas, é muito melhor começar com uma metodologia ou passos, baseados em uma classificação simples (tarefa, destaque, ambiente), que nos permite oferecer um projeto mais organizado e estabelecer um diálogo menos ambíguo e mais preciso com nossos clientes.

As salas de estar exigem três tipos de iluminação: tarefa, destaque e ambiente. A luz ambiente fornece uma sala com iluminação geral, a iluminação da tarefa direciona a luz para certas áreas de trabalho e as luzes de destaque destacam objetos específicos.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

 

Para um Designer experiente seguir uma metodologia pode ser um pouco elementar, no entanto, para outros, pode ser uma ferramenta muito útil para não perder detalhes importantes e desenvolver o processo de design de forma ordenada.

Uma residência é composta por diferentes salas que respondem a funcionalidades específicas. Na cozinha preparamos nossas refeições, no quarto dormimos e no banheiro cuidamos de nossa higiene e aparência pessoal. No entanto, o Living é um espaço onde convergem diversas atividades, únicas para cada pessoa. Pode ser um espaço de recepção para amigos e família, para relaxar, ler um bom livro, ver televisão ou até mesmo fazer uma refeição ocasional.

 

Dada a importância deste espaço de múltiplos usos, podemos afirmar que será necessária uma iluminação cuidadosamente planejada para o dia a dia de seus usuários e visitantes.

Quanto à decoração, é o espaço expositivo por excelência dentro da casa. Fotos de família, obras de arte nas paredes, lembranças de viagens, esculturas em prateleiras ou mesas, cortinas, tapetes, texturas, cores, etc … são alguns dos elementos que os Designer de Interior e os Lighting Designer aplicam para expressar sua criatividade e imprimindo um estilo que seja capaz de atender às necessidades de cada cliente.

Iluminação Residencial:  L i v i n g

Todos os elementos cobram destaque no centro do palco através de um bom design de iluminação que permita atingir um ambiente visual confortável. Priorizando os elementos mais importantes, é posivel “encenar” o ambiente através de diferentes recursos de iluminação.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

 

O projeto de iluminação e os artefatos utilizados que o compõem terão uma relação íntima com o tamanho e a altura da sala a ser iluminada. Um espaço maior permitirá a aplicação de diferentes sistemas de iluminação, organizando o espaço sob consideração.

Um espaço pequeno  com um elevado número de pontos de luz pode criar um ambiente uniformemente iluminado, e pode resultar pouco atrativo para um living. A componente de luz refletida será maior e também contribui para este efeito, obviamente, dependendo das cores escolhidas para as diferentes superfícies; paredes, piso e teto, portanto, será necessário prestar atenção á potencia das lâmpadas usadas.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

 

Além disso, a altura do teto determina a altura de montagem e como você sabe, a intensidade da luz diminui com o quadrado da distância, então não da igual falar de uma altura de 2,8 m, de 3,5 m, ou mesmo uma altura dupla de 5 m ou mais.

 

Nos últimos dois casos, as luminárias suspensas encontram a sua melhor aplicação. Aqui as tarefas de manutenção e substituição de lâmpadas envolvem o uso de escadas e a assistência de uma ou mais pessoas, por isso é aconselhável usar lâmpadas LED que ofereçam uma vida útil muito superior à das lâmpadas convencionais.

Enquanto para as alturas padrão de 2,6 m ou 2,8 m típicas dos apartamentos, as luminárias embutidas são sempre a melhor solução.

Iluminação da tarefa

Para um Designer de Iluminação o termo “funcionalidade” significa descobrir qual é o uso do espaço que se deseja projetar. Como acontece no campo do design e para as diferentes profissões que o servem; cada caso é particular.

Assim, o designer deve descobrir não apenas quais são as preferências dos usuários, mas também o tipo de tarefas que eles pretendem executar no referido espaço.

Dentro dos diferentes aspectos contemplados pelos sistemas de iluminação ao executar um projeto como; nível, temperatura de cor, direção, foco, etc … os aspectos relacionados à funcionalidade do espaço considerado é chamado de “iluminação de tarefa”.

A identificação de tarefas contribuirá para a satisfação futura do cliente e como foi mencionado anteriormente; cada caso é particular. Uma costureira idosa, um leitor assíduo, fã de esportes de TV, são alguns exemplos do amplo espectro de tarefas que podem ser desenvolvidas nesse espaço mágico chamado: Living.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

 

Leitura e relaxamento são duas das tarefas habituais que podemos encontrar em uma sala de estar. Enquanto a leitura de um bom livro pode sugerir uma atividade de distensão, do ponto de vista da iluminação são antagônicos, uma vez que ambas as situações exigem níveis muito diferentes de iluminação. A tarefa de ler um livro pode ser feita em um sofá confortável sob a luz quente de uma luminária próxima, mas você também pode apresentar o caso de ler mediante um laptop em uma mesa cheia de pastas e documentos que exigem mais detalhes e atenção. Neste ultimo caso, os critérios de iluminação devem satisfazer os níveis e requisitos determinados para iluminação do tipo escritório com níveis de 300 – 500 lux no plano de trabalho, enquanto no primeiro caso, uma  luminária de assoalho com uma lâmpada LED de 7W pode resultar mais do que suficiente.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

Quando se trata de luzes de leitura, as luminárias de mesa ou de assoalho são a sua melhor escolha: a luz brilhante e focada reduz o estrabismo e o cansaço visual, destacando as palavras na página em vez do espaço ao redor.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

 

Dentro do modelo tradicional de luminárias de pé com tulipa difusora, existem muitos modelos para escolher.
Materiais: ferro, cromo, madeira, vidro, etc.
Estilos: nórdico, americano, europeu, vintage, tiffany, art deco, etc.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting designLa icónica lámpara de assoalho Gräshoppa de Gubi fue producida por primera vez en 1947 por la designer de interiores e arquiteta sueca Greta Magnusson-Grossman.  Ela foi uma das poucas designers femininas a ganhar destaque durante a cena arquitetônica de meados do século 20 em Los Angeles.

El exclusivo soporte de trípode de la lámpara de pie Gräshoppa está inclinado hacia atrás y da la impresión de que la lámpara está viva y acecha a su presa.

Se você está procurando uma opção mais versátil, considere uma lâmpada de assoalho com braço ajustável. Um simples movimento do braço ou do pivô da cabeça pode iluminar à sua sessão de leitura, esteja você sentado ou deitado.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

 

Se suas tarefas são relativamente estacionárias, uma lâmpada direcional sem braço pode ser mais do que sua conveniência. Os seguintes modelos proporcionam iluminação indireta, bem como os últimos quatro modelos incluem uma luz de leitura.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

Em espaços menores, você pode até considerar uma luz de leitura de braço articulada montada na parede, embora possa ser esteticamente um pouco áspera, dependendo do modelo.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

Dentro de ambientes com estilo minimalista ou contemporâneo, uma luminária com forma de arco é uma ótima opção.

LIVING Iluminação tarefa destaque ambiente lighting design

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *