Lançamento Magazine: “Aeroportos: Design e Construção”

No início do século passado, os projetos de design de aeroportos abriram um novo campo de ação para designers e arquitetos.

Para projetar, iluminar e decorar um aeroporto são necessários entender os aspectos fundamentais de sua funcionalidade. O lançamento da revista “Aeroportos: Design e Construção” visa analisar os seus problemas através da análise de estudos de caso que nos permitam compreender plenamente as suas particularidades.

Nesta oportunidade apresento a primeira edição da revista onde conheceremos os detalhes do projeto do arquiteto Cesar Pelli para a expansão do Terminal Norte do Aeroporto Nacional Reagan em Washington D.C.

Download

Um aeroporto não é apenas o ponto de partida e chegada de uma viagem. O check-in, despacho e controle de bagagem, bem como procedimentos de migração / imigração, devem fazer parte de um gigantesco mecanismo sincronizado de ações que permitam um fluxo dinâmico de passageiros sem atrasos.

Diariamente milhões de passageiros e toneladas de carga são movimentados em todo o mundo. Nas últimas décadas, os aumentos do tráfego de passageiros e do transporte de carga exigem uma expansão constante das instalações aeroportuárias.

Ao mesmo tempo, os requisitos de segurança estão aumentando e incorporam permanentemente novas tecnologias. O uso de energia sustentável e o tratamento de resíduos estão presentes nos projetos mais recentes.

Devido ao crescimento das cidades e ao processo de suburbanização muitos aeroportos estavam imersos em redes urbanas, tornando imperativa a necessidade de criar novos aeroportos mais distantes dos centros urbanos. A incorporação de serviços de hotelaria, gastronomia e shoping centers levou ao surgimento das chamadas “Aerotrópolis” onde o design, infraestrutura e economia estão centradas em torno de um aeroporto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *