Igreja Santa Efigênia dos Pretos, Ouro Preto (MG) – Parte III: Encontro Ibero-americano de Lighting Design

A 4ta edição do Encontro Ibero-americano de Lighting Design – EILD aconteceu na cidade de Ouro Preto no ano 2016. Neste post vamos rever os projetos de iluminação ganhadores que como em todas as oportunidades este evento, os seus concursos caracterizam-se por premissas de intervenção urbana que finalmente ficam nas mãos da prefeitura local.

Encontro Lighting Design – EILD


O começo dos encontros do EILD deu-se em 2010 em Valparaíso (Chile), em 2012 em Querétaro (México), em 2014 em Medellín (Colômbia), sempre contando com o apoio e a participação de importantes fabricantes de equipamentos de iluminação, associações e instituições internacionais e nacionais de cada país anfitrião.

Iluminação arquitetura luxamérica prêmio
A Quarta edição do Encontro Ibero-americano de Lighting Design – EILD aconteceu na cidade de Ouro Preto no ano 2016

O Encontro realizado pela AsBAI – Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação – contou com a presença de 280 entusiastas representados por 13 países entre eles, Chile, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, México, Espanha, Portugal entre outros.

Foram quatro dias de atividades interativas com uma programação que contou com palestras, laboratórios, intervenções urbanas, exposição, cinema.

Durante o evento foi realizada uma mostra de projetos – PANORAMA – com objetivo de dar uma visão geral da atividade dos designers de iluminação da Ibero-América para projetos realizados entre 2014-2016.  Foram selecionados 30 projetos de design de iluminação arquitetônica, de exteriores e de interiores. Durante o evento, esta atividade foi uma exposição aberta ao público realizada na Casa dos Contos.

Iluminação arquitetura luxamérica prêmio

Duas instalações de caráter interativo foram pensadas para serem progressivamente transformadas e efetivamente construídas com a colaboração de todos os participantes do Encontro em conjunto com a população de Ouro Preto, de forma livre e espontânea.

Para que isso acontecesse foi lançado uma Concurso Internacional onde foram recebidas inscrições de diversos países, tais como Brasil, Grécia, Estados Unidos, Alemanha, Chile, Colômbia, Espanha, México, Argentina e outros.

O papel das Intervenções, dentro dos objetivos gerais do EILD, foi com que as propostas que potencializassem o Patrimônio e a Paisagem presentes em Ouro Preto, ao se inspirar em dois elementos distintos: a Janela e a Ponte.

Janela


Ponte


As propostas vencedoras foram Ouro Preto Collage, com autoria de Mario Alberto Pliego Muciño, e Campouro, com autoria de Macarena Meza, Marcela Carmona e Daniela Orellana, instaladas nos arredores da Igreja de Santa Efigênia e na Ponte Seca, respectivamente.

O júri contou com a participação dos parceiros institucionais IPHAN MG – representado pelos profissionais André Henrique Macieira e Leonardo Barreto, e IFMG – representado pelos professores Alex Bohrer e Haroldo Paiva, além das lighting designers Diana Joels e Mariana Novaes, integrantes do Comitê EILD.

 

fonte:

  • http://portal.iphan.gov.br/
  • http://eild.org/eild-2016-ouro-preto/
  • http://historicosop.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.