Duty Free: Passageiros em trânsito

Em alguns aeroportos, as áreas comerciais assumiram grandes dimensões graças à combinação de dois fatores fundamentais; passageiros em trânsito que devem enfrentar longos períodos de espera, e passageiros com bom poder aquisitivo que precisam fazer compras pessoais ou presentes para suas famílias.

Duty Free Aeroporto “El Dorado” Bogotá Colômbia lojas comercial 3

Se para chegar ao nosso destino é necessário fazer uma parada e transferência de avião, entramos em um estado de suspensão que é convencionalmente chamado de “em trânsito”.

Em termos práticos, isso significa que enquanto estamos em trânsito, isso resulta em um tempo morto, onde tudo o que resta é aguardar o horário do próximo vôo.

Desta vez, as engrenagens da economia são ativadas através de uma vasta gama de lojas, duty free, lojas de souvenirs e lembranças, restaurantes e bares, lojas de jóias, artesanato e curiosidades locais.

 

Algumas pessoas pensam que seu tempo esta  perdido e passam o tempo dormindo, resolvendo hobbies, lendo, ouvindo música ou brincando com o iPad. Outros se dedicam a comprar e consumir.

As primeiras marcas de uísque, perfume e outras tentações irresistíveis são exibidas perfeitamente, com um design de exibição vertical muito bem iluminado através de projetores orientáveis ​​e backlights.

Duty Free Aeroporto “El Dorado” Bogotá Colômbia lojas comercial 1

No momento de analisar um Duty Free, devemos enfatizar que é uma loja multi-item que funciona como uma loja de departamentos que oferece uma variedade de mercadorias organizadas em departamentos ou setores.

Desta forma, bebidas, perfumes e oculos estão localizados nas superfícies verticais, enquanto outros tipos de produtos, como roupas, livros, acessórios, chocolates, etc., são agrupados em ilhas, organizados por setor dentro do grande salão.

O mais incrível é que cada setor tem um design de iluminação diferente.

Como é o caso do setor de Livraria e Áudio, que estão localizados um ao lado do outro. No primeiro caso, vemos um conjunto de luminárias pendentes cinzentas, complementados por um sistema de luminárias duplas cardânicas embutidas.

No entanto, o conceito de iluminação no setor de áudio é muito diferente. Aqui eles montaram um teto suspenso e projetaram uma iluminação geral com painéis de led quadrados.

O trabalho feito no telhado do salão principal é brilhante. Trabalhado em molduras circulares suspensas formam vários desfiladeiros iluminados. Fitas ondulantes de luz ao redor deles distorcem agradavelmente nossos sentidos. Um grande número de spots destaca e aprimora os expositores.

Tanto na Arquitetura quanto no Design de Iluminação as linhas curvas tendem a dar uma sensação mais relaxada do que o encontro de duas linhas retas. Nesse caso, sua aplicação não foi sutil. Procura atrair a atenção do passageiro com um design de iluminação impressionante e um efeito ligeiramente fantasioso.

Duty Free Aeroporto “El Dorado” Bogotá Colômbia lojas comercial

 

 

Como se isso não bastasse, pequenos luminares lineares de lâmpadas fluorescentes contribuem para um caos visual que estimula os passageiros a querer comprar e permanecer no local.

O sistema de iluminação dos Casinos é outro tipo de iluminação que faz uso de recursos fantasiosos em suas instalações. Com muito mais cor, é claro, mas que acaba por criar um ambiente especialmente iluminado para estimular o jogo.

Finalmente, eu queria mostrar este modelo interessante de iluminação para expositor. Um pequeno poste com dois pontos de iluminação led orientável. Ótimo !!!!

Duty Free Aeroporto “El Dorado” Bogotá Colômbia lojas comercial 4

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *