Antes de se deixar levar pela estética e aparência dos armários, pisos, azulejos, aparelhos e pintura, eu recomendo começar pelos aspectos relacionados á funcionalidade.
O fator mais importante para o planejamento ou remodelação de uma cozinha é a funcionalidade do espaço já que um dos fatores fundamentais que caracterizam as cozinhas é o “fluxo” determinado pelo trânsito de pessoas bem como o “fluxo” que determina a hierarquia de funções desempenhadas nelas.
Planos de cozinha devem seguir o fluxo de trabalho da garagem ou entrada lateral, onde a comida entra na casa para a área de armazenamento ou geladeira.
A partir daí, o trabalho normalmente flui para a pia e área de preparação de alimentos, depois para o fogão ou forno e a área de alimentação. Finalmente, os pratos voltam para a pia ou lava-louças para limpá-los.
Todas as cozinhas, do mais simples ao mais complexo, devem ser projetadas para se adaptarem perfeitamente a este fluxo de trabalho.
Existem desenhos típicos usados no planejamento de uma cozinha:
- Cozinha de parede única
- Cozinha de duas paredes
- Cozinha em forma de L
- Cozinha em forma de U
- Cozinha em forma de L com ilha
- Cozinha em forma de G
Cozinha de parede única
É o plano de cozinha mais simples. É projetado principalmente em apartamentos monoambientes ou pequenas casas com espaço limitado e onde a cozinha esta integrada à sala de estar.
Se o espaço permitir, você pode colocar uma pequena ilha de cozinha que pode ser usada para separar a cozinha da sala de estar. Em espaços menores, uma ilha com rodas é uma boa idéia, já que oferece flexibilidade para movê-la, se for necessário.
Se a cozinha tiver uma segunda parede usada para armazenamento com mobília ou prateleiras, estas devem ser estreitas o suficiente para deixar espaço adequado para circulação.
Cozinha de duas paredes
Este projeto de cozinha tem uma passagem central entre duas fileiras de armários. Eles também são ideais para residências com espaço limitado e pode fornecer um design de cozinha eficiente para um único cozinheiro. No entanto, esse layout pode tornar a cozinha ineficiente se outros corpos tiverem que passar enquanto cozinham. Se o tráfego doméstico passar regularmente, forneça pelo menos 1,3m de espaço livre.
Cozinha em forma de L
Este design fornece um triângulo de trabalho eficiente longe do fluxo de tráfego habitual em casa. Funciona bem para uma área que precisa usar o canto da sala. O grande espaço aberto pode acomodar até mesmo uma sala de jantar.
Desenhos de cozinha em forma de L são ideais para uma área que tem mais espaço do que os layouts anteriores permitem. Ele permite que dos ou mais pessoas trabalhem na cozinha ao mesmo tempo e o equipamento pode ser agrupado convenientemente ao alcance da mão.
Cozinha em forma de U
O design da cozinha em forma de U é ideal para áreas onde o espaço não é uma restrição.
Muitos designers asseguram que este é o plano mais eficiente, porque o cozinheiro está rodeado em três lados de bancadas e áreas de armazenamento e proporciona um “triângulo de trabalho” funcional, com geladeira, pia e fogão e opostos entre si.
O termo “triângulo de trabalho” refere-se a “eficiência e ergonomia” de uma cozinha com respeito às distâncias ideais e posicionamento dos elementos dentro dela.
Este ‘triângulo’ precisou evoluir ao longo do tempo com a incorporação de novas tecnologias e o aumento no número de aparelhos encontrados em uma cozinha como: queimadores elétricos, forno, exaustor, frigorífico, máquina de lavar louça, microondas, etc.
Além do mais, designs de cozinha modernos hoje podem incorporar dois triângulos sobrepostos, ou substituir o triângulo com um quadrado.
A pia é geralmente localizada no centro do U, com a geladeira, despensa e utensílios de cozinha em cada lado.
Cozinha em forma de L com ilha
Este layout combina a eficiência compacta de um plano em forma de U com os benefícios de um plano mais aberto. A ilha convida à interação entre o chef, seus assistentes e especialmente os visitantes que se sentam fora da área de trabalho e podem apreciar os aromas da cozinha e conversar com o chef enquanto trabalham.
Cozinha em forma de G
Este design tem quatro lados e se assemelha a letra maiúscula “G”. É também chamado de cozinha “península”, uma vez que a ponte é normalmente construída sem uma parede ou armários superiores para impedir que a cozinha feche o resto do espaço. Esta península se parece muito com uma ilha, mas permanece unida ao resto da cocinha e funciona bem como uma área de alimentação, especialmente se você não tem espaço para uma mesa de cozinha normal.
O espaço adicional é ideal para o café da manha ou entretenimento, com espaço adicional sob o balcão para armazenar itens em armários de cozinha.
Se desejar colocar uma ilha no centro de uma cozinha em forma de G, você precisará de pelo menos 2,5 m entre as bancadas mais distantes. A ilha da cozinha deve ter 90 a 120 cm de corredor de cada lado para o fluxo de tráfego.
Um design de cozinha em forma de G oferece um espaço de uso contínuo para o balcão e armazenamento em armários, mais do que qualquer outro design. Você tem amplas opções para configurar seu triângulo de trabalho e potencialmente adicionar dispositivos adicionais para que vários cozinheiros possam se adaptar confortavelmente.
Lembre-se de que esse design pode fazer com que seu espaço resulte reduzido por causa da península, se não for bem planejado.
Finalmente, a chave para um projeto de cozinha bem-sucedido é baseada nos seguintes elementos críticos:
- Coloque sempre o forno numa parede exterior em vez de numa ilha ou numa parede interior. Isto tornará o projeto mais fácil e menos dispendioso na hora de instalar um sistema de ventilação adequado.
- Tenha um número adequado de pontos de energia para ligar todos os seus dispositivos.
- Permitir um fluxo de trabalho eficiente.
- Disponha o espaço adequado para todos os aparelhos.
- Certifique-se de que a ilha este integrada ao espaço, nem muito perto nem muito distante.