CASACOR SÃO PAULO 2019

A CASACOR é a passarela do que há de mais novo e o que está sendo tendência no universo da arquitetura, da decoração, do design e do paisagismo no Brasil.

Em 2019, entre os dias 28 de maio e 4 de agosto,CASACOR São Paulo chegou a sua 33ª edição com o tema “Planeta Casa” em ambientes decorados (entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios e apartamentos) no Jockey Club de São Paulo.

Todos os anos, ela reafirma seu papel crucial no mercado e apresenta novas tendências, deixando claro o porquê da CASACOR é a maior mostra do segmento nas Américas.

Sobre a mostra

O Clube Paulistano de Corridas, posteriormente, Jockey Club de São Paulo, foi fundado em 1876, a partir da iniciativa de um grupo paulista de proprietários de terras, liderado por Rafael Paes de Barros, com o objetivo de criar um ambiente de lazer e sociabilidade, a partir da prática do hipismo, marcando a história do turfe e do lazer paulista. Funcionou até 1940 nos prados da Mooca, local que já não atendia a demanda de apostadores. A nova sede foi projetada em 1937 pelo Arquiteto Elisiário Bahiana, sendo inaugurada em janeiro de 1941. Construída em estilo art-decó, buscava registrar em suas linhas o caráter de modernidade. No período de 1946 a 1958, passou por um projeto de remodelação, a partir de proposta do Arq. Henry Sajou, que ampliou e repaginou as instalações, dando-lhe requinte e sofisticação, característica esta potencializada pelas esculturas de Victor Brecheret.

Desde 1986, a CASACOR, que é a maior das Américas, tornou-se referência nacional em décor e design e foi responsável por revelar os grandes nomes atuais do mercado – João Armentano, Roberto Migotto, Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Débora Aguiar, Léo Shehtman e muitos outros.

A ideia para a mostra surgiu há 30 anos, quando as amigas Yolanda Figueiredo e Angelica Rueda faziam uma viagem a Buenos Aires e visitaram a exposição Casa FOA. No primeiro ano (1987), uma casa na rua Dinamarca abrigou os ambientes decorados aos moldes do que viria se tornar a mostra mais tarde. A cada nova edição, CASACOR ganhava um endereço diferente. Foi só em 2006 que o Jockey Club de São Paulo tornou-se a sua sede oficial — onde a edição paulistana da mostra permanece até hoje.

Na edição 2016, uma grande novidade foi a utilização do prédio do Ambulatório do Jockey. Construído no início do século 20 pelo arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous, o prédio foi restaurado para receber a CASA COR e, a partir de 2017, foi entregue para uso do Jockey Club, reafirmando o compromisso com a valorização do patrimônio histórico – uma das missões da mostra. Todo o conjunto arquitetônico é protegido por tombamento pelos órgãos Estadual e Municipal.

No ano 2000, as fundadoras venderam a CASACOR para o Grupo Patrimônio Private Equity. Em 2008, o Grupo Abril e Grupo Dória adquiriram a mostra em sociedade. Desde 2011, o Grupo Abril é único dono da CASACOR.

 

CASACOR SÃO PAULO 2019

Em 2019  CASACOR, a maior e mais completa mostra de arquitetura, de design e de paisagismo das Américas, percorrendo mais de 18 cidades brasileiras e quatro países, apresentou um tema de alta relevância para a sociedade: Planeta Casa. Ele abordou três pilares fundamentais, não só para o morar, como também para o conviver em grupo:

  • afetividade
  • tecnologia
  • sustentabilidade

Juntas, essas três bases da mostra retrataram como a morada das pessoas devem ser: conectadas, sem agredir ao meio ambiente e, o mais fundamental, ter um espaço para se refugiar com a família, amigos e convidados. Sem encaixar em um padrão, e sim, apresentando muita singularidade e diferenças.

Planeta Casa é o mote que norteará, não só o evento paulista, mas também as edições por toda a América neste ano. O conceito foi criado na tendência do lar como universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade.

Inspirada no tema da mostra, a campanha da CASACOR São Paulo 2019 foi criada pela agência Casa Darwin e o artista Carlo Giovani. Graças a uma parceria da CASACOR São Paulo com MackenzieBelas Artes e IED, professores destas instituições participaram de alguns dos eventos.

Além disso tudo, a mostra oferece uma gama de opções gastronômicas, incluindo cardápio vegetariano e vegano, e também palestras em uma arena construída especialmente para receber os talks e bate-papos.

Palestras em uma arena construída especialmente para receber os talks e bate-papos.

A mostra paulistana apresentou mais de 70 ambientes inspirados no tema Planeta Casa – incluindo lofts, lounges, salas, estúdios, um apartamento completo e muitos outros. O time de profissionais já confirmados incluiu nomes consagrados, como Leo ShehtmanJóia BergamoRoberto Riscala, Denise BarrettoPedro Lázaro e Leo Romano.

ESPAÇO DECA – CASACOR SÃO PAULO 2019

Ricardo Bello Dias

Espaço conceitual concebido pelo arquiteto e designer pernambucano radicado em Milão (Itália) Ricardo Bello Dias para a Deca no evento anual de arquitetura promovido no Jockey Club de São Paulo.

O espaço externo minimalista contém espelhos d’água com fontes, que simulam erupções sobre a superfície como gêiseres. Em seu centro pousa uma nave em tons cobre que contém em seu espaço interno acomodações elementares de morada como o simulacro de uma cama, banheiro, um banco e bancadas onde foram expostos quatro modelos de torneiras desenvolvidas por Bello Dias compreendendo os quatro temas de partido do projeto.

CASACOR representa tudo o que há de melhor no design de interiores, decoração, arquitetura e arte no Brasil.

O projeto luminotécnico do espaço foi desenvolvido pelo Estúdio Carlos Fortes, compondo uma integração com o minimalismo, intimidade e reflexão propostos pelo espaço.

Foram preferidas luminárias pequenas com alto controle de ofuscamento como os embutidos de teto Castor, que iluminam o sanitário e o banco. Para as bancadas a iluminação geral e homogênea com alta reprodução de cor foi resultado dos projetores Nix-C-Flex camuflados no sistema Atria de sanca e trilho integrados.

No espaço externo, foram aplicadas as luminárias da família iO nas variedades iO-Floor, iO-Spike e iO-Pole, além de uma versão especial subaquática em aço inox maciço para revelação das encantadoras e e intermitentes fontes de água.

 

fonte:

www.casacor.abril.com.br

www.ipatrimonio.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *