Casa FOA – Buenos Aires 2019; A mais importante exposição anual de arquitetura, design de interiores e paisagismo do país.

Foi lançada a 36ª edição da Casa FOA em Círculo Olivos, localizada na sede tradicional do clube Círculo Militar, no bairro de Oliv21os, em frente à Quinta Presidencial de Olivos, residência oficial dos presidentes argentinos.

A Casa FOA entrou no cenário local há mais de 30 anos com a premissa de arrecadar fundos para a Fundação Argentina de Oftalmologia Jorge Malbran (FOA).

Como é tradição desde a primeira exposição, realizada em 1985, a arte imporá sua presença com o objetivo de criar uma conexão sensorial com os visitantes.

A Casa FOA é um laboratório de criatividade, onde as idéias são nutridas e trocadas entre a indústria e os expositores.

A exposição dos produtos é capturada em diferentes espaços pelos excelentes designers criativos e profissionais argentinos.

El Círculo de Olivos

O Círculo Militar … “El Círculo”, no jargão dos parceiros,  tomou posse do local em 1931, a ser designado para o campo de praia, spa e esportes.

A construção, inaugurada em 1937, foi projetada e dirigida pelo arquiteto Luis Pico Estrada. Devido à sua localização e à qualidade de suas instalações, a agência possui uma hierarquia especial no campo militar.

As instalações sociais têm uma grande galeria coberta, enquanto a parte da acomodação, chamada Hotel Centenario, consiste em 37 salas para atender às demandas dos membros.

Construído na década de 1930 em frente à Quinta Presidêncial, o edifício possui dois níveis

A sede escolhida para sua 36ª edição, um fiel expoente do racionalismo do Rio da Prata, oferece um passeio por 55 espaços distribuídos em 5730 metros quadrados: 2230  para design de interiores e 3500 de paisagismo.

 

 

O térreo surpreenderá o público com propostas de espaços de trabalho das mais diversas profissões, desde as relacionadas à arte e design até outras ligadas ao mundo do esporte e da gastronomia; Além de cafeteria, restaurante, instalações artísticas, showroom das empresas e loja com objetos de design. O espaço da cafeteria contará com “Arte Latte” e um show de decoração de bolos ao vivo da La Panotteca.

O piso superior, enquanto isso, favorecerá uma tendência crescente entre os moradores e um modelo cada vez mais atraente para os investidores: o coliving. Alinhado conceitualmente ao fenômeno do coworking, propõe unidades habitacionais totalmente equipadas com uma série de espaços comuns para diferentes atividades, como estudar, trabalhar e compartilhar.

O nível superior dedicará, ao mesmo tempo, uma área para os temas convencionais da Casa FOA. A norma será, como todos os anos, a impressão criativa de cada designer.

Entre os novos talentos deste ano estão os designers Hugo Di Marco e Josefina Badia. Embora eles já tivessem participado no ano passado no projeto de uma cozinha este ano, eles decidiram ir para mais. A Casa FOA atribuiu a eles o espaço “loft com espaço de trabalho”.

“Loft com espaço de trabalho” é o espaço que os designers Hugo Di Marco e Josefina Badia pensaram para um profissional no design de roupas masculinas. Eles usaram cores escuras com preponderância do bordado. A parede simula um rolo de tecido que percorre toda a casa

Outro dos maiores espaços da exposição será atribuído ao conceito de coworking e os responsáveis ​​pelo desenvolvimento foram os arquitetos Juan Caram, Flavio Domínguez e Diego Segoura. Eles decidiram que o espaço era conceitual e armado com poucos elementos. Por um lado, a proposta enfatiza o uso de uma única faixa de cores, rosa, que é uma cor que é uma tendência. E, por outro lado, o espaço é articulado a partir dos móveis que definem as diferentes áreas de trabalho de acordo com as tarefas a serem executadas.

Os arquitetos Juan Caram, Flavio Domínguez e Diego Segoura foram responsáveis pelo espaço de coworking. Para sua realização, escolheram a cor rosa e um móvel que permite desenvolver as diferentes tarefas de trabalho, com locais de maior e menor privacidade
“Bar e Cava” em um dos espaços projetados por María Ponce Quintero, Marcela Rodríguez e Lorena Spinola

Os expositores explicaram o projeto: “É um espaço onde os amigos se reúnem para contar histórias, onde escapam por um tempo do barulho e se entregam aos sentidos e à empresa. As pessoas começaram a pedir espaços para se divertir e as cavas cada vez mais entre as necessidades de nossos clientes ”

O restaurante será administrado pelo C’est Cool Crêperi. Você também pode ver  instalações artísticas, um showroom de empresas e  lojas com objetos de design.

Lá fora, além da cafeteria, você pode ver várias propostas de paisagem.

Concurso e bolsa de estudos

Com a premissa de impulsionar novas promessas de design, a Casa FOA lançou este ano o Concurso de Design de Assentos Flexíveis. No mês passado, por meio de deliberações, o júri selecionou nove projetos finalistas, atualmente em exibição no Círculo Olivos. A competição ponderou nesta ocasião a criatividade e a inovação ligadas à flexibilidade, além do cuidado na apresentação geral das peças, a boa execução dos objetos e sua durabilidade ao longo do tempo.

Desenvolvimento Posterior

O desenvolvedor Zentrum Developers, com 20 anos de experiência e mais de 100.000 metros quadrados construídos, investirá 6 milhões de dólares para o desenvolvimento do complexo.

O projeto inclui um hotel corporativo com 100 quartos, 2000 metros quadrados para diferentes unidades de negócios gastronômicos e 100 espaços para garagens. Em um compromisso com a comunidade, a empresa também irá intervir 10.000 metros quadrados descobertos, entre áreas verdes e estacionamento, para apoiar o bairro do município de Vicente López.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *