O Carnaval 2023 marca o retorno dos blocos pra rua que ficou dois anos parado por conta do período mais crítico da pandemia de Covid-19. A cidade de Armação dos Búzios hoje é um dos destinos mais procurados tanto para as festas de Réveillon como para o Carnaval, onde muitos carioca fogem da grande cidade para curtir a beleza dos blocos buzianos, somado ao incessante turismo internacional que frequenta a cidade o ano todo.
Búzios recebeu mais de 200 mil turistas durante o Carnaval
A beleza das 26 praias da península em combinação com a maravilhosa floresta Atlântica, o charme da antiga aldeia de pescadores, os Festivais de Cinema, de Gastronomia, BUZIOS Jazz & Blues, Wine in Búzios, o novo Festival MPBUZIOS, mesmo a famosa Rua das Pedras cheia de boutiques famosas e restaurantes internacionais, talvez expliquem a quantidade impressionante de turistas estrangeiros que chegam á cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
A cidade está entre os destinos mais procurados para o feriadão, segundo uma pesquisa realizada pelo site de viagens Hurb – Hotel Urbano, que levou em conta os locais mais buscados na plataforma para o Carnaval 2023.
A Prefeitura de Búzios montou um esquema especial para receber mais de 200 mil turistas no período do carnaval. A ação foi planejada, após várias reuniões entre os órgãos responsáveis por garantir uma folia segura aos moradores e visitantes do município. Segundo dados divulgados pelo Búzios Convention & Visitors Bureau, a média da taxa de ocupação hoteleira no inicio deste carnaval foi de 87% chegando a completar em alguns casos entrado o fim de semana.
A cidade conta com boates renomadas que bombam ainda mais durante esse período, com shows de artistas consagrados e edições similares de festas famosas no Rio de Janeiro, dessa vez em Búzios.
O Carnaval em Buzios
O Bloco “Não é Não”
A passagem dos Blocos teve início no dia 15 de fevereiro com o Bloco Não é Não, uma iniciativa da Secretaria da Mulher e do Idoso como forma de combater o assédio contra mulheres no carnaval.
Com o refrão ‘E no nosso carnaval, não tem tristeza na nossa folia, assédio está por fora, deixa eu passar com minha alegria’, o Bloco “Não é Não” abriu a folia do carnaval desfilando pela praia de Geribá.
No dia 17 de fevereiro a festa ficou por conta de três Blocos. Unidos da Cem Braças tem concentração marcada para as 16h, na Praça do Jorjão. O Bloco Pinto no Lixo aqueceu a bateria no bairro Rasa e o Bloco Carnagay se concentrou na Praia da Armação.
A primeira edição do Bloco Carnagay aconteceu em 2019 e teve cerca de 800 foliões. Em 2020, o público ultrapassou as 1.500 pessoas entre turistas e moradores.
No dia 18, mais uma vez teve o Bloco Unidos da Cem Braças na Praça do Jorjão. Enquanto isso, o Bloco Arpoador da Rasa concentrou na Praça Tia Uia (INEFI), no bairro Rasa. Já o Bloco Unidos da Rasa fea sua vez no Trevo da UBS da Rasa. E no Centro da Cidade, o Bloco Aí Meus Ossos se concentrou no Shopping Nº 1.

No dia 19, o Bloco Afoxé Odoya se apresentou na Praça dos Ossos, na Armação. Já o Bloco Cachaça no Bule, teve sua tradicional concentração às 15h, no Posto do Ceceu, em Manguinhos, onde o trânsito foi desviado pela via alternativa por conta da multidão.
Na segunda, no dia 20 foi a vez do Cocota De Tucuns fazer sua tradicional passagem pela cidade. O Bloco Hare do Amor Perfeito partiu da Praça Santos Dumont, no Centro, às 18h. E encerrando as programações dessa data, o Bloco Vou Ali e Volto chegou às 20h30, também na Praça Santos Dumont.
No último dia a folia ficou por conta de quatro blocos. A partir das 15h o Chupa Mas Não Baba na Praça Santos Dumont enquanto se presentou o bloco Deixa Eu Beber Em Paz, no Alto da Rasa e o Bloco Arpoador da Rasa na Praça Santos Dumont.
Não Tem Água Na Moringa
O Bloco Não Tem Água Na Moringa se presenta em diversos lugares da cidade, como a Feira da Ferradura, uma belíssima feria que acontece toda quinta feira a partir das 19 hs, um agradável lugar de encontro onde os vizinhos levam raposeiras próprias, disfrutam da melhor gastronomia, musica DJ e shows ao vivo, área de jogos e espetáculos infantis, feria de artesanatos, etc.
A concentração do bloco “Não Tem Água Na Moringa” foi no Hotel Selina, às 15h. Encabeçada pela porta bandeira do bloco os foliões tomaram conta da Rua das Pedras, crescendo a caravana a cada passo pela rua mais tradicional da cidade de Buzios.
O bloco não precisa carro de som, a musica vibra desde uma numerosa e potente bateria, tem trompete, saxofones e cavaquinho. As melodias tradicionais de carnaval percorreram o centro em direção á Orla Brigitte Bardot, o cartão postal da cidade.
Também surgiram as músicas dos grandes sucessos que a gente ama, puxados pelos próprios foliões, aqueles fiéis seguidores que nunca param de cantar … e beber, claro.
Para todos aqueles que acompanhamos o Bloco “Não Tem Água Na Moringa” na teça de carnaval ainda presenciaríamos outro grande momento … o grandioso Pôr do Sol na praia de Armação, uma belíssima cenografia ao som da banda da Moringa, com a alegria incansável de aqueles que ficamos até o final dos finais.
fonte:
- https://buzios.rj.gov.br/carnaval2023
- https://odia.ig.com.br/buzios/2023/02/6577148-buzios-espera-receber-mais-de-200-mil-turistas-no-carnaval.html
- @aguanamoringa