Café Tortoni: Show de Tango no bar mais antigo de Buenos Aires

Fundado em 1858, o Café Tortoni é parada obrigatória em Buenos Aires. Por um lado é o “Bar Notable” mais antigo da cidade. Por outra parte o emblemático Café Tortoni forma parte do Palacio Carlos Gardel no mesmo edifício onde, no primeiro andar, funciona desde 1993 a sede da Academia Nacional de Tango, e acolhe o único Museu do Tango da cidade.

Por tanto se você for um experto viajante poderia considerar  em pegar umas aulas de Dança de Tango em um dos três salões  disponíveis no primeiro andar, e logo depois combinar um jantar com show ao vivo em um ambiente muito intimista e aconchegante na Sala Alfonsina Storni.

O Café Tortoni sempre tem uma agenda muito activa e dinámica, o local esta sempre cheio. É bom reservar com uma pequena antecedência, se ficar para última hora, você pode pegar uma mesa mais distante do palco.

Show de Tango no Tortoni


Os show de Tango estão marcados para as 20 hs e 22 hs, enquanto o Salão principal não para de trabalhar, para não atrapalhar aos clientes, na porta de entrada se acumula uma fila de turistas que tem feito opção por assistir ao Show de Tango no Tortoni.

A pontualidade é precisa pois os shows tem hora marcada, o clima é de nervosismo na fila, um gerente de eventos dirige y sincroniza os movimentos no local, o porteiro segura a fila entre dezenas de idiomas.

Aos sábados o palco da Sala Alfonsina Storni tem show às 20 horas da noite e às 22 hs

Sala Alfonsina Storni


A maior parte da fama do Café Tortoni de hoje em dia vem dos shows que acontecem no local, afinal essa é a principal e mais antiga casa de tango de Buenos Aires.

A sala que era refúgio de Jorge Luis Borges e Alfonsina Storni abre todos os dias das 8h às 13h e recebe um monte de pessoas diariamente que se alinham na porta. 75% da clientela são turistas que chegam com a idéia de conhecer o icônico site de Buenos Aires. A maioria são brasileiros que aproveitam o dólar barato para chegar a Buenos Aires. Também existem muitos estrangeiros vivendo na cidade.

À noite, a cafeteria mais famosa de Buenos Aires oferece shows de tango

É bom reservar com uma pequena antecedência, se ficar para última hora, você pode pegar uma mesa mais distante do palco.

As mesas são de quatro lugares, provavelmente vai dividir a mesa com outras pessoas, mas isso é parte da experiência. O show é intimista e bem menos espetacular que as outras casas de tango na cidade, onde os espaços e recursos são maiores, mas pode ser uma boa opção para quem quer ver um show de tango argentino. 

À noite, a cafeteria mais famosa de Buenos Aires oferece shows de tango

Aos sábados o palco da Sala Alfonsina Storni tem show às 20 horas da noite e às 22 hs. Aos domingos nos mesmos horários mas o tango assume no palco com uma proposta diferente. Nos dias da semana tem show na Sala La Bodega em dois horários, às 20:00 e 22:00 horas da noite.

Também se realizam apresentações de livros e concursos de poesia. O café conserva a decoração de seus primeiros anos, a saída pela Rua Rivadavia, tem uma biblioteca e ao fundo mesas de bilhar e salões para jogar ao dominó e aos dados.

O programa de rádio “La venganza será terrible” de Alejandro Dolina se transmitia desde a bodega do Café Tortoni com presença de público ao vivo. Logo da tragédia ocorrida na Cromañón em dezembro de 2004 se decidiu trasladar as transmissões a um ambiente mais amplo e seguro: o Hotel Bauen.

 

O Jovem Gerente: Nicolás Prado


Nicolás Prado vestiu o avental no dia seguinte ao seu vigésimo aniversário. Começou na máquina de café. Isso durou três meses. Ele foi para as mesas. Então ele foi comissionado. E agora ele é o gerente: o responsável por fazer tudo parecer impecável, o motorista das 45 pessoas que  transformam o Tortoni e o em uma empresa que já completou mas de 160 anos de historia.

O local possui duas salas de espetáculo: Jorge Luis Borges e Alfonsina Storni

A sala Alfonsina Storni é um espaço com capacidade para 60 pessoas  para diversos eventos. É que na sexta-feira haverá uma palestra. E no sábado um show. E assim até o final do ano: Tortoni é um tipo de centro cultural com a agenda ocupada por diversas atividades. “Espero que amanhã as pessoas se lembrem de que vieram a Tortoni para fazer alguma atividade: mais do que apenas um café”, diz Prado.

Falando de café, é preparado por um especialista. Aos 52 anos, Roberto Paz serve cerca de 900 xícaras por dia e lida com os 260 quilos de café que o bar compra por mês. Paz aprendeu a desenhar corações e folhas derramando leite no café. Mostra seu trabalho com alegria, com orgulho. “Eu, pelo Tortoni, faço qualquer coisa”, diz ele sorrindo.

O sorriso de Lucía Benegui é um mito vivo do Café Tortoni. Ela é a primeira mulher na história do bar a servir o público. Tortoni levou 151 anos para empregar uma mulher. “O bar nem sequer tinha um vestiário para que pudesse ser trocado. Eles me disseram que eu seria a única mulher e pensei em aceitar a proposta. Felizmente, os meninos me receberam muito bem”, diz ela. Atualmente, existem três mulheres na equipe.

 

fonte:

  • http://www.cafetortoni.com.ar/br/
  • https://www.buenosairesturismo.com.br/
  • https://www.lanacion.com.ar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *