BARES NOTABLES de Buenos Aires: San Telmo e Parque Lezama

Os Bares Notables estão localizados em uma movimentada esquina no bairro de San Telmo, na capital argentina.  Reconhecidos como uns dos cafés mais emblemáticos da cidade representam um ícone da boémia de Buenos Aires.

Na esquina da Defensa e Brasil, em frente ao Parque Lezama, fica o Bar Britânico. No canto oposto fica o Café El Hipopótamo. A poucos metros dali o Centro Cultural Torquato Tasso.

A área atrai turistas com suas lojas de antiguidades, o mercado e a feira dos dias domingo, com uma arquitetura em decadência gloriosa e ruas de paralelepípedos cheias de historia.

Bar Britanico

Av. Brasil 399, bairro San Telmo


O café ocupa parte do térreo de um prédio de cinco andares com trinta apartamentos, o trabalho dos engenheiros Bacigalupo e Uhalde. Ele abriu suas portas pouco antes de 1930 com como uma mercearia sob o nome “La Cosechera” e, anos depois, foi chamado Britanico, porque muitos ex-combatentes ingleses da Primeira Guerra Mundial, alojados em uma residência vizinha na Av. Garay, o tomaram como local de encontro e foi frequentado por ferroviários ingleses também.

 

Desde os anos 60, os espanhóis José Trillo, Pepe Miñones e Manolo Pose assumiram o bar e o mantiveram aberto 24 horas por dia, mas no início de foi fechado e reaberto com um novo proprietário um ano depois, alugado por Agustín Souza.

O Bar Britânico foi servido até os anos 2000 por José Trillo, Pepe Miñones e Manolo Pose, os três espanhóis que na década de 1960 haviam comprado esse local, mantinham ele aberto 24 horas por dia.

Finalmente em 2006, as instalações foram compradas por Agustín Souza, que decidiu restaurá-lo e adicionar novos móveis (como piso de granito, novo ar condicionado, etc), para reabri-lo em fevereiro de 2007, com um evento público comemorado por vizinhos e moradores e os meios de comunicação. Em 12 de agosto de 2014, devido à impossibilidade de mantê-lo, foi novamente fechado. Mas reabriu em 11 de novembro pelos irmãos Aznarez.

Os administradores “galegos” tinham o hábito de manter o café aberto 24 horas por dia e por isso conseguiram se tornar um refúgio para personalidades da cultura e da Boêmia.

Segundo o que dizem, em uma dessas mesas, Ernesto Sábato criou uma grande parte de «Sobre heróis e túmulos». O bar também serviu de cenário para filmes como “Diarios de Motocicletas”, de Walter Salles, sobre a vida de Ernesto “Che” Guevara e “Tetro”, de Francis Ford Coppola.

Bar Hipopótamo

Av. Brasil 401, barrio San Telmo


O El Hipopótamo começou como Estrella del Sur, uma loja de entrega de comidas e bebidas. Hoje, a taberna da esquina está decorada com amplas janelas e pequenas mesas quadradas com fotos em preto e branco de lendas do tango em todas as paredes.

El Hipopótamo, um bar de Buenos Aires que foi inaugurado em 1909 e é administrado pela sua gerente Ana Sala: “Naquele dia, trabalhadores do porto próximo vinham aqui para beber vinho e jogar cartas”. “Por enquanto realizamos algumas reformas recentes, a barra é original e ainda há ganchos no teto que alimentariam cordas carregadas de mercadorias no porão. Tivemos que substituir completamente o piso de pedra de calçada vermelha há quatro anos. Era tão antigo que acho que Cristóvão Colombo o trouxe”, diz Sala.

Como todo bar de estilo espanhol, pernas de presunto, chouriço e alho ficam penduradas sobre o balcão do Hipopótamo

“Servimos os mesmos pratos há 40 anos e preparamos muitos pratos com lingüiça vermelha e bacon”, explica Sala: “Amassamos nossa própria massa – nossa massa recheada com peru, rúcula e nozes é um clássico. Produzimos tudo nós mesmos, desde pão, pizza, presunto cru – tudo!!!

Centro Cultural Torquato Tasso

Defensa 1575,  barrio San Telmo


O Centro Cultural Torquato Tasso é um lendário clube de música na cidade de Buenos Aires, lendário por suas propostas artísticas. Tudo começou há mais de duas décadas, como reduto central do tango da noite de Buenos Aires, para se transformar hoje no prestigiado clube de música de Tango.

Poucos lugares para escutar tango em Buenos Aires podem ser recomendados de olhos fechados, e o Centro Cultural Torquato Tasso é um deles.

Localizado em frente ao Parque Lezama,  o local tem um restaurante e tem programação musical impecável. De quinta a sábado, músicos consagrados como o bandoneonista Rodolfo Mederos e a cantora Soledad Villamil. Os dias de semana são reservados aos jovens intérpretes.

Em suas duas décadas de história, tem sido a referência da música ao vivo em Buenos Aires, consagrando sua popularidade e prestígio entre o público, a imprensa local e internacional. Na agenda programada, você pode ver a presença de músicos de alto nível, um programa que é apreciado tanto pelo público local quanto pelo visitante estrangeiro. Enquanto desfruta dos Shows do Tango no Tasso, você também pode desfrutar de um jantar à luz de velas e ao ritmo do 2×4.

 

fonte:

  • https://www.torquatotasso.com.ar/
  • https://turismo.buenosaires.gob.ar/
  • https://www.perfil.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *