Show de Tango: O tradicional “BAR SUR” de San Telmo

Os Bares Notáveis de San Telmo foram reconhecidos como “Patrimônio Cultural da Cidade de Buenos Aires” pela vinculação com a história viva dos portenhos, ser testemunhas de fatos históricos e relevantes da cultura do país e pelo desenho arquitetônico exclusivo.

San Telmo se destaca pelo seu estilo arquitetônico e também porque respirara um ar boêmio muito especial. O Tango é uma dança de contato íntimo, difícil para dançar, adorável para ver e apreciar. É dançado peito a peito, às vezes com um pouco de separação, no estilo de salão, e às vezes pressionado um contra o outro em um abraço próximo, pés e pernas um pouco para fora, movendo-se ao compasso do estilo milonguero.

O Bar Sur é um templo de vida noturna de Buenos Aires. Um centro da arte e cultura do tango na área histórica de San Telmo, fundado em 1967 por um sonhador: Ricardo Montesino.

Bar Sur

Estados Unidos 299


Desde a sua fundação em 1967, este local dedica-se ao tango, propondo um show genuíno que integra todos os seus estilos. Música, canto, dança 2×4 e arte convergem neste show noturno que agrega excelente serviço gastronômico.

Em 2009 a Câmara Argentina de Empreendedores Culturais realizou uma cerimônia de premiação, distinção pela carreira de Ricardo Montesino, o pai do Bar Sur. Amigos, empresários, cantores e pessoas da noite do tango vieram aplaudir a decisão desta instituição, que valorizava a carreira de Montesino e a dedicação que deixou uma marca: a de um lugar icônico do tango, reconhecido mundialmente

Ricardo Montesino, o pai do Bar Sur


Em 1965, eu tinha 24 anos. Naquela época, com um grupo de amigos que sonhávamos em criar um clube privado para reunir mais amigos, lembro que disse à minha mãe: “Vou colocar um lugar onde pessoas de todo o mundo virão se encontrar”, diz Ricardo Montesino

Assim começou a funcionar um dos primeiros Café Concert, com obras individuais, teatro alternativo, exposições de pinturas, encontros de poetas, tertúlias, homenagens a pintores e escritores, apresentações de livros, oficinas literárias e uma série de atividades relacionadas à cultura e a arte portenha que se desenvolveu em uma atmosfera de pura boemia, cujos encontros se estendiam até as primeiras horas da manhã. Lembro que as discotecas estavam começando a ficar na moda e era o auge do Centro Cultural Di Tella, diz Ricardo Montesino.

O bar foi frequentado por várias personalidades, como o famoso escritor Mario Vargas Llosa, o ator Antonio Banderas, Liza Minelli, Cristopher Lambert, Sean Connery. Outros visitantes ilustres que passaram pelo Bar Sur incluíram o técnico de futebol Franz Beckembauer, o escritor brasileiro Pablo Coelho, a Orquestra Filarmônica de Berlim, o empresário Luciano Bennetton, a cantora Adriana Varela e o músico Jaime Roos.

Varias fotos antigas na parede do legendário y desaparecido Unión Bar (Balcarce quase Independencia), más una serie de dibujos do artista Máximo Paz, compartem o espaço com una velha moedora de café y una antiga máquina de café “Omega”.

O Bar Sur ficou bem conhecido no mercado internacional por ter servido de locação para o filme Happy Together (Felizes Juntos), estreado em 1997 e dirigido polo famoeso director Wong Kar Wai. 

Show de Tango


Em meio a todo esse patrimônio cultural, foi se desenvolvendo a dança e a interpretação da música, o canto e a dança do tango, e assim foram se somando músicos, cantores e dançarinos.

Bar Sur é um templo de vida noturna de Buenos Aires

Montesino é um personagem de Buenos Aires que não ficou a tempo: “Eu me sinto parte do circuito de tango de Buenos Aires, mas não posso acreditar que a noite de Buenos Aires acabou”, ele enfaticamente diz e acrescenta “alguns amigos vêm ao bar e Eles reclamam que a rua Corrientes foi perdida, que ela não existe mais … para mim não é mais assim, eles esquecem que enquanto choram aqui, seus netos estão dançando em uma pista de boliche e que os grandes recordes reúnem de 1000 a 2000 jovens em as noites de Buenos Aires “.

É um local muito destacado, já que o Bar Sur é um centro de arte de tango e de cultura noturna argentina há mais de 50 anos

Ciente da passagem do tempo e fiel ao seu estilo, o Bar Sur e seu dono estão crescendo, sem deixar para trás o que muita gente segue procurando: um bar acolhedor com a presença de seus proprietários, com boas bebidas, tango e uma atmosfera que o convida a sonhar com o passado porque o bar na esquina dos Estados Unidos e Balcarce permanece suspenso no tempo.

Este bar é pioneiro no espetáculo noturno de Buenos Aires e oferece todos os dias o show tradicional, continuado das 20 às 2 da manhã.  O show pode ser comprado de forma antecipada, sem jantar ou jantar + show.

 

ver entrevista a Ricardo Montesino

 

 

fonte:

  • https://turismo.buenosaires.gob.ar/
  • http://aquimequedo.com.br/
  • https://bar-sur.com.ar/

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *