BARES NOTABLES de Buenos Aires: Bairro San Telmo

Em 1998, foi criada a “Comissão de Proteção e Promoção de Cafés, Bares, Bilhares e Confeitarias Notáveis”. O que é um café notável? De acordo com o artigo 2º da lei 35/98, aquele que possui valor patrimonial próprio por estar relacionado a eventos culturais significativos, por idade, projeto arquitetônico ou relevância local.

San Telmo, conhecido como o bairro boêmio da cidade,  abriga muitos antiquários e os famosos cafés tradicionais argentinos, além de albergues, bares, restaurantes, igrejas e museus.

Aberto em 1864, o El Federal é um dos bares mais antigos de Buenos Aires ainda em funcionamento. Enquanto o Bar Plaza Dorrego esta localizado num edifício de esquina na praça principal, data de 1880. O Mercado San Telmo é um grande mercado com a entrada principal na esquina das ruas Bolívar e Carlos Calvo, data de 1897.

Estes são alguns exemplos de Bares Notables no famoso bairro de San Telmo, que os dias domingo transforma-se numa uma gigante Feira de Artesanato ao longo da rua Defensa.

El Federal – Bar Notable

Endereço: Rua Carlos Calvo 599, San Telmo


 Em seus mais de 150 anos de história no bairro de San Telmo, já abrigou uma pulpería, um prostíbulo e armazém de bebidas. Ou seja, a esquina sempre teve um destino “comercial”.

Na esquina das ruas Perú e Carlos Calvo, coração de San Telmo, ainda funciona o Café-Bar El Federal com sua clássica tipologia comercial portenha do final do século XIX e começo do século XX.

EL FEDERAL é um dos bares mais antigos de Buenos Aires, foi construído em 1864

Os dois salões que formam o bar, com um mobiliário tradicional, possuem uma interessante exposição portenha que inclui antigas publicidades, fotografias dos anos 1920 e 1930. Tem objetos de decoração como os antigos triciclos, antigas garrafas de aperitivos, sifões de vidro de cor e quadros relacionados com personagens do tango, e até uma livraria pitoresca escondida no fundo.

Foi um mercado quando as ruas Carlos Calvo e Perú eram de terra, se atavam os cavalos na entrada, se apostava nas cartas, se jogava dardos e havia “briga de galos”. Foi também cenário de crimes passionais, encontros íntimos e negócios duvidosos.

Quando funcionava como um armazém, sabe-se que a filha do proprietário traiu seu pretendente que, sabendo que ela estava envolvida, assassinou-a na porta das instalações.

Tem sido uma locação ideal para películas e já foi cenário de alguns filmes como “Cafetin de Buenos Aires”; “El tango cuenta su História”; “Custodio de Señoras” e “Desde el Abismo”.

Café Plaza Dorrego – Bar Notable

Endereço: Defensa 1096, San Telmo


O Bar Dorrego esta localizado no térreo de um edifício de esquina, data de 1880. No começo funcionou o Almacen de Besio, uma mercearia onde bebidas alcoólicas eram servidas. Ao longo do tempo o local mudou de nome e donos, mais sempre funcionou como bar. O local tem um charme especial, com seu velho balcão de madeira, uma velha maquina café-expresso e fotos em blanco e preto que remitem a velhas glorias do tango.

Plaza_Notable_gastronomia_latinoamerica_Arquitetura_design_feira_artesanato

O Café Dorrego localizado há 140 anos na esquina das ruas Defesa e Humberto 1 °, em frente à Plaza Dorrego – daí seu nome -, é um emblema de San Telmo e da cidade de Buenos Aires. Nas suas mesas, nos anos 70, Jorge Luis Borges e Ernesto Sábato sentaram-se, em uma reunião após décadas de distanciamento.

Plaza_Notable_gastronomia_latinoamerica_Arquitetura_design_feira_artesanatoJá velhos, a foto daquele momento é icônica. Eles estão sentados de frente um para o outro, cada um ao lado de uma pequena mesa de madeira com pernas curvas. Dois copos de cana vazios em seu respectivo prato completam a reunião.

Borges e Sabato estavam separados á 20 anos por causa das diferenças políticas até que, no verão de 1975, o jornalista Alfredo Serra conseguiu reuni-os naquela entrevista.

Mercado San Telmo

Endereço: esquina das ruas Bolívar e Carlos Calvo


O edifício foi projetado pelo arquiteto engenheiro Juan Antonio Buschiazzo para o empresário Antonio Devoto, e seu corpo central, com uma entrada na esquina das ruas Bolívar e Carlos Calvo, data de 1897.

O Mercado San Telmo é um grande mercado localizado no bairro de San Telmo

É uma grande estrutura com teto de viga de ferro com chapas de cinc e peças de vidro. A fachada é de estilo italiano, com arcos semicirculares e ordem toscana que abriga instalações com acesso privado direto da calçada, incluindo sacolão, lojas de bebidas, um restaurante e dois bares notáveis: “San Pedro Telmo” e “La Coruña”.

No interior, existem lojas de peixe, carne, frango e porco; legumes e frutas estão concentrados no corpo principal da planta retangular, em direção à rua Bolívar. Apesar de preservar as lojas antigas que vendiam legumes e carne, hoje é um local turístico onde abundam também os antiquários e uma grande oferta gastronômica.

Em 1930, dois corredores foram adicionados com saídas nas ruas Defesa e dos Estados Unidos. Os antiquários estão concentrados nas duas extensões em forma de corredor que levam às ruas da Defesa e dos Estados Unidos.

Enquanto o primeiro é elevado e conectado ao corpo central por meio de uma rampa e escada, o outro é mais largo e possui uma doca central correspondente a antiga entrada dos veículos (sem esse uso no momento). Desse modo, as antigas barracas “do bairro” que foram preservadas por várias décadas coexistem com antiquários, mais recentes e relacionados ao boom do turismo em San Telmo.

 

fonte:

  • https://www.clarin.com.ar
  • https://www.lanacion.com.ar
  • https://turismo.buenosaires.gob.ar/br
  • https://cafecontado.com/
  • https://aguiarbuenosaires.com
  • https://www.puraciudad.com.ar/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *