Uma das primeiras coisas que você deve fazer ao renovar seu banheiro é medir o tamanho de seu espaço e traçar sua distribuição. Depois de ter essas estatísticas vitais, você logo descobrirá quais produtos serão adequados e quais não.
O obstáculo mais comum que os Designers de Interiores devem superar é a falta de espaço. Afinal, é um problema que vem incomodando os fabricantes de banheiros há décadas. No entanto, com uma variedade de produtos disponíveis para economizar espaço, agora é mais fácil do que nunca planejar o design de seu banheiro.
Ter um grande espaço no banheiro é excelente e aumenta as opções disponíveis para o design. Por exemplo, você pode considerar ter um jacuzzi ou uma banheira separada, um chuveiro separado ou duplos e até lavabos separados para ele e ela … para ele e ele … ou para ela e ela … já que todos nós precisamos dividir e manter nossos itens de higiene pessoal, limpeza e maquiagem em ordem ao redor das pias.
Vamos ver os layout disponíveis e analisar suas vantagens e desvantagens:
Banheiros em linha: têm a vantagem de que todos os elementos sanitários ficam numa única parede, permitirem uma instalação mais econômica para instalação de entrada e saída de água. A principal desvantagem é que eles configuram ambientes muito longos e estreitos, que não têm ventilação adequada, nem boa iluminação natural. Este tipo de configuração é adequado para ambientes estreitos (de 1,20 a 1,50 m de largura), uma vez que, se um mínimo de 1,50 m está disponível, permite colocar pia, vaso sanitário, bidê e chuveiro.
Banheiros em paralelo: são adequadas para ambientes de tamanhos mais regulares, quadrados ou retangulares, de medidas muito semelhantes por lado. Por exemplo, um banheiros com 2,20 a 2,50 m por lado permite a colocação de dois lavatórios, vaso sanitário, bidê e chuveiro; ou uma pia, vaso sanitário, bidê e banheira. Quando uma das paredes tem um mínimo de três metros, permite a colocação dos cinco elementos: pia, vaso sanitário, bidê, ducha e banheira.
Banheiros em L: este arranjo é apropriado para ambientes pequenos, pois permite a colocação dos elementos essenciais (pia, vaso sanitário, bidê e chuveiro) em um ambiente de apenas 1,70 x 2,00 m. Com a mesma largura e um comprimento de 2,40 m permite a mudança do chuveiro por uma banheira. Tanto esta solução quanto a anterior do banheiro em paralelo, aumentam os custos de construção.
Outras possibilidades: tomando como exemplo a casa média atual, para uma família típica é geralmente necessário ter, pelo menos, um par de banheiros. Nesse caso, instalá-los contiguamente, serve para aproveitar as entradas de água e as instalações de evacuação em uma única parede, com as conseqüentes economias na fase de construção.
Neste outro projeto, é mostrado como um ambiente de 3 m de largura por 4,5 a 5 m de comprimento pode ser dividido em dois banheiros completos com chuveiro em vez de banheira, aproveitando a parede divisória de ambos para instalação de tubos de abastecimento e evacuação de água numa mesma pared.
Quando as dimensões o permitem, as funções corporais das higiênicas podem ser diversificadas, compartimentando o meio ambiente por meio de divisões ou partições, e suas portas correspondentes. Desta forma, o banheiro pode ser usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, deixando uma área separada para o vaso sanitário e o bidê. Esta área deve ser a mais ventilada, por isso deve ser colocada perto da janela. A área de higiene pessoal também fica isolada da banheira ou do chuveiro.
E para definir o humor neste pequeno espaço, nada melhor que um vanitory.
Os vanitorys incluem três funções em um único móvel: por um lado, eles têm uma pia que serve como lavatório; por outro lado, uma bancada onde vários objetos podem ser suportados. Finalmente, o elemento principal, que dá o nome: um armário ou vanitory para armazenar toalhas, sabonetes, frascos e outros itens.
Você pode comprar todo o conjunto ou escolher cada componente separadamente e eles são feitos em diferentes materiais: entre outros, mármore, aço inoxidável ou madeira.
Os mais econômicos são os standard, que são comprados prontos para instalação. Há também aqueles feitos por encomenda, baseados no modelo, as combinações de elementos e cores são escolhidas pelo usuário.
Outra possibilidade é criar um modelo artesanal ou vintage, onde você pode adaptar algum móvel antigo da casa que melhor se adapte ao caso.
Os tamanhos são muito variados, o que permite que você consiga acomodar ás medidas do banheiro. Eles podem ter mais de duas portas e trazer uma ou mais gavetas. Alguns trazem detalhes de flores, folhas ou anjos, enquanto suas formas são diversas: podem ser quadradas, retangulares ou semicirculares. Os mais comuns são madeira maciça (considerada a mais resistente) e aglomerada.
Os materiais recomendados são a guillermina e o carvalho. Sendo compactos e resistentes, eles não sofrem os efeitos do uso contínuo e umidade. Eles podem ser patinados ou revestidos com fórmica. Em qualquer caso, ao ficar em contato com a água diáriamente, eles devem ter um acabamento de laca ou verniz.
Os modelos mais atualizados são geralmente folheados em diferentes tipos de imitações de madeira: faia, cerejeira, guatambú. Às vezes eles são combinados com vidro fosco ou aço inoxidável. Também são feitos de ferro com linhas simples e delicadas, que geralmente são usadas em banheiros pequenos. Os de vime são semelhantes aos anteriores, mas menos resistentes.