Os centros históricos são áreas preservadas onde a presença e atividade comercial de lojas e tendas é muito marcada. Mais como acondicionar a arquitetura colonial caracterizada pela construção de “Sobrados” e transformá-los em um espaço de venta agradável para os clientes? … Veremos o caso de duas lojas no centro histórico de Diamantina, o ponto mais distante da Estrada Real, a cidade encantada de diamantes.
Arquitetura Colonial: Sobrados
Na época do Brasil colônia os sobrados eram as residências dos senhores nas cidades e marcaram o início de uma tímida urbanização do Brasil. Ate então existia a casa-grande e a senzala, enquanto aos sobrados se opunham os mucambos, que eram residências das camadas mais pobres da sociedade.
As casas de nobres e ricos proprietários rurais eram com lotes de testada frontal maior onde também aparecem os pátios e jardins internos, que vão propiciar uma melhor ventilação e conforto.
A expressão surgiu a partir dos sobrados construídos nas cidades mineiras caracterizadas por uma topografia de montanhas. Aproveitava-se o declive dos terrenos para a construção de porões, que tinham a função de depósito e de senzala para os escravos domésticos.
Os sobrados podem ser classificados em três tipos:
- Sobrados exclusivamente residenciais: a parte inferior era utilizada como senzala dos escravos domésticos, depósito e estábulo
- Sobrados de negócios: utilizados apenas para uso comercial
- Sobrados mistos: com o térreo geralmente destinado a estabelecimentos comerciais e o segundo piso destinado a residências, tendo uma entrada independente.
Existe um grande número de sobrados nos centros históricos de cidades que surgiram na época da colônia e que tem sido preservados graças a ação de IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O IPHAN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Iluminação de Varejo em locais tombados como patrimônio histórico
Vamos a visitar a loja Cristal localizada frente a la Praça Barão do Guaicuí donde se encontra o Mercado Municipal de Diamantina, popularmente denominado “Mercado Velho” que foi restaurado em 1997 e a partir de então a zona cobro vida enchendo de lojas comerciais e design.
O loja Cristal ocupa o piso térreo de um edifício localizado em uma esquina tradicional de Diamantina. O segundo andar funciona como depósito e o terceiro andar como residência. O acesso a esses andares se faz por meio de uma escada localizada na rua lateral.

Como todos as locais comerciais dos cascos históricos é imperativo fazer um tratamento de restauração no tecto, uma vez que estas são construções muito antigas. Neste caso, o telhado foi tratado com forro de gesso permitindo a instalação de luminárias embutidas.

O local conta com uma instalação básica de luminárias FLC 2×26 com vidro serigrafiado própria da iluminação general do local a partir da qual os locadores tem agregado embutidos led para reforçar o nível de iluminação general.
Para o destaque dos produtos exibidos nas superfícies verticais foram instaladas luminárias “cardánicas” orientáveis duplas e alguns embutidos simpes de AR111.
Outro caso para o análise
Perto de ali se encontra este outro local que mostra um tratamento do teto em madeira pintada de cor branca. O salão tem dupla altura iluminado com projetores led, efetivos tal vez enquanto ao nível mais de péssima prestação enquanto á reprodução de cor.
No fundo do local na área da caixa o teto é de menor altura e foram instalados uns pequenos embutidos quadrados que iluminam bem a área de trabalho e exhibicao trasera enquanto a vitrine e destacada internamente com uma fita led.
Porém os projetores utilizados para iluminar a roupa são toscos e definitivamente deveriam ser brancos. Tal vez uma iluminação linear assimétrica com luminária fluorescente poderiam ter sido uma melhor solução.
O destaque desta loja é para os exibidores verticais montados que estão montados de tal forma que permitem uma iluminação backlight muito atrativa. Os interrumtores de ligação estam na mesma estructura de madeira.

