Arquitetura de Sobrados nas cidades históricas: Locais Comerciais e Iluminação de Varejo

Os centros históricos são áreas preservadas onde a presença e atividade comercial de lojas e tendas é muito marcada. Mais como acondicionar a arquitetura colonial caracterizada pela construção de “Sobrados” e transformá-los em um espaço de venta agradável para os clientes? … Veremos o caso de duas lojas no centro histórico de Diamantina, o ponto mais distante da Estrada Real, a cidade encantada de diamantes.

Arquitetura Colonial: Sobrados

Na época do Brasil colônia os sobrados eram as residências dos senhores nas cidades e marcaram o início de uma tímida urbanização do Brasil. Ate então existia a casa-grande e a senzala, enquanto aos sobrados se opunham os mucambos, que eram residências das camadas mais pobres da sociedade.

As casas de nobres e ricos proprietários rurais eram com lotes de testada frontal maior onde também aparecem os pátios e jardins internos, que vão propiciar uma melhor ventilação e conforto.

A expressão surgiu a partir dos sobrados construídos nas cidades mineiras caracterizadas por uma topografia de montanhas. Aproveitava-se o declive dos terrenos para a construção de porões, que tinham a função de depósito e de senzala para os escravos domésticos.

Os sobrados podem ser classificados em três tipos:

  • Sobrados exclusivamente residenciais: a parte inferior era utilizada como senzala dos escravos domésticos, depósito e estábulo
  • Sobrados de negócios: utilizados apenas para uso comercial
  • Sobrados mistos: com o térreo geralmente destinado a estabelecimentos comerciais e o segundo piso destinado a residências, tendo uma entrada independente.

Existe um grande número de sobrados nos centros históricos de cidades que surgiram na época da colônia e que tem sido preservados graças a ação de IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O IPHAN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Iluminação de Varejo em locais tombados como patrimônio histórico

Vamos a visitar a loja Cristal localizada frente a la Praça Barão do Guaicuí donde se encontra o Mercado Municipal de Diamantina, popularmente denominado “Mercado Velho” que foi restaurado em 1997 e a partir de então a zona cobro vida enchendo de lojas comerciais e design.

Sobrados arquitetura colônia Diamantina Brasil loja comercial

 

O loja Cristal ocupa o piso térreo de um edifício localizado em uma esquina tradicional de Diamantina. O segundo andar funciona como depósito e o terceiro andar como residência. O acesso a esses andares se faz por meio de uma escada localizada na rua lateral.

Sobrados arquitetura lighting design comercial interior vitrine Mercado Velho
As amplas portas na entrada permitem o ingresso de uma boa quantidade de luz natural

Como todos as locais comerciais dos cascos históricos é imperativo fazer um tratamento de restauração no tecto, uma vez que estas são construções muito antigas. Neste caso, o telhado foi tratado com forro de gesso permitindo a instalação de luminárias embutidas.

Sobrados arquitetura lighting design comercial interior vitrine Mercado Velho
Luminárias embutidas orientáveis para realce da iluminação vertical

Sobrados arquitetura lighting design comercial interior vitrine Mercado VelhoO local conta com uma instalação básica de luminárias FLC 2×26 com vidro serigrafiado própria da iluminação general do local a partir da qual os locadores tem agregado embutidos led para reforçar o nível de iluminação general.

Para o destaque dos produtos exibidos nas superfícies verticais  foram instaladas luminárias “cardánicas” orientáveis duplas e alguns embutidos simpes de AR111.

Outro caso para o análise

Perto de ali se encontra este outro local que mostra um tratamento do teto em madeira pintada de cor branca. O salão tem dupla altura iluminado com projetores led, efetivos tal vez enquanto ao nível mais de péssima prestação enquanto á reprodução de cor.

Sobrados arquitetura lighting design comercial interior vitrine Mercado Velho

Sobrados arquitetura lighting design comercial interior vitrine Mercado Velho

No fundo do local na área da caixa o teto é de menor altura e foram instalados uns pequenos embutidos quadrados que iluminam bem a área de trabalho e exhibicao trasera enquanto a vitrine e destacada internamente com uma fita led.

Porém os projetores utilizados para iluminar a roupa são toscos e definitivamente deveriam ser brancos. Tal vez uma iluminação linear assimétrica com luminária fluorescente poderiam ter sido uma melhor solução.

O destaque desta loja é para os exibidores verticais montados que estão montados de tal forma que permitem uma iluminação backlight muito atrativa. Os interrumtores de ligação estam na mesma estructura de madeira.

Sobrados arquitetura lighting design comercial interior vitrine Mercado Velho
Em esta foto podemos observar a diferença abismal existente entre uma iluminação tipo Backlight vs Dicróica.
Sobrados arquitetura lighting design comercial interior vitrine Mercado Velho
Remata a instalação uns pendentes pretos muito estilizados e de aspecto muito moderno.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *