Aeroporto Munique; O hangar foi adaptado para receber o avião Airbus 380

Com 73 metros de comprimento, o Airbus 380 é o maior avião de passageiros do mundo. Um verdadeiro orgulho para o fabricante europeu de aeronaves, mas também um problema para as empresas e aeroportos: o A380 geralmente não entra nos hangares, desenhados para aviões menores.

Essas aeronaves entraram em serviço em 2007, 25 anos após a construção desses hangares.

Alemanha Lufthansa Aeroporto hangar avião portas portões jato Múnich avión

 

Até março de 2018 eles costumavam “dormir” no aeroporto de Frankfurt. A companhia aérea alemã Lufthansa encarregou à empresa Butzbach a construção de portas especiais para as suas instalações em Munique (Alemanha), cujas folhas têm um “corte” de cada lado, para que eles possam ser fechadas, adaptando-se à fuselagem, deixando apenas a cauda do avião para fora do hangar.

As portas especiais de 22 metros de altura por 11 de largura pesam cerca de 20 toneladas.

A transportadora de bandeira alemã Lufthansa transferiu mais de um terço de sua frota Airbus A380 para o aeroporto de Munique a partir do verão de 2018. O movimento sugere um desacordo recente com a Fraport, a operadora de seu hub no aeroporto de Frankfurt, em relação a mudanças em sua estratégia de desenvolvimento e estrutura de custos.

Agora os portões montados em trilhos se encaixam perfeitamente na cauda; um porta-voz do aeroporto disse que o buraco se encaixa confortavelmente ao redor do avião, bloqueando correntes de ar frias.

Alemanha Lufthansa Aeroporto hangar avião portas portões jato Múnich avión

 

Bettina Rittberger, diretora de relações com a imprensa da Lufthansa para o sul da Alemanha, disse que as portas eram essenciais para estabelecer o ambiente correto para manutenção de aeronaves e que as equipes também estão apreciando trabalhar em algum lugar “seco e adequadamente iluminado“.

A temperatura média de novembro pode cair para 2 °C (35.6 °F). A cauda do avião fica do lado de fora, mas o porta-voz disse que isso não deve causar nenhum dano aos aviões, eles são construídos para suportar baixas temperaturas de até -60 ° C.

Alemanha Lufthansa Aeroporto hangar avião portas portões jato Múnich avión

 

Quando a aeronave A380 foi lançada pela primeira vez há mais de uma década, os aeroportos tiveram que se adaptar para acomodar esse jato gigantesco. Pistas de decolagem foram ampliadas e as vagas de estacionamento estendidas, enquanto salas de embarque maiores, carrosséis de bagagens e portões mais longos, proporcionando pelo menos duas pontes para o avião – uma para cada convés – também eram necessárias.

No entanto, no início do ano 2018, parecia o fim da linha para o A380, quando a Airbus anunciou que estava terminando a produção depois de não receber novos pedidos por dois anos.

A linha aérea Emirates entrou em cena e salvou o jato da extinção no último minuto, confirmando a encomenda de 20 aeronaves, com opção para mais 16, no final de janeiro.

Alemanha Lufthansa Aeroporto hangar avião portas portões jato Múnich avión

 

Com 79 metros de comprimento, sua envergadura é apenas batida pelo Antonov An-225 Mriya, a maior aeronave do mundo em peso, comprimento e envergadura.

No entanto, o próximo Stratolaunch, um projeto de aeronaves fundado pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen, com o objetivo de atender a indústria espacial privada, vai superar isso, com uma incrível envergadura de 117 metros. Está programado para fazer seu primeiro vôo em 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *