Detalhes do Congresso – Luxamérica 2018 –

 

 

 

 

Vamos conhecer os detalhes do Congresso Luxamerica a traves de Fernando Mazzetti, Desenhador de Interiores e Lighting Designer. Ele relata em primeira pessoa sua experiência no congresso de iluminação realizado na cidade de Córdoba em Argentina, 14 a 16 de novembro 2018.

by  Fernando Mazzetti

Desenhador de Interiores e Lighting Designer

Na edição 2016 realizada em La Serena (Chile), foi designada Córdoba (Argentina) como sede da nova edição do Luxamérica 2018A partir daquele momento a AADL, Associação Argentina de Iluminação, Centro Regional, convocou seus membros para formar o comitê de direção da reunião.

Após dois intensos anos de trabalho, o XVI Congresso Panamericano de Iluminação foi finalmente realizado. De 14 a 16 de novembro, vivemos três dias de atividades na sede da Faculdade de Desenho Urbano e Design da Universidade Nacional de Córdoba.

O ambiente universitário foi escolhido com o objetivo de aproximar os estudantes de carreiras de arquitetura e design ao mundo da luz. Na verdade, esta edição contemplou uma série de modificações e melhorias em relação a reuniões anteriores. Um deles era poder abrir todas as informações para pessoas que não estão diretamente relacionadas à iluminação, mas sentem um interesse especial no assunto.

Outra das mudanças propostas foi organizar duas mesas de discussão: uma para iluminação pública e outra para iluminação. O primeiro levantou os temas “duros” da iluminação e os segundos relacionados ao processo de design, interação com os clientes, design de iluminação. O próximo EILD também foi apresentado nesta mesa, “Encuentro iberoamericano lighting design” Colonia 2019.

O título desta edição foi “Iluminação, Design e Sociedade frente ao desafio das novas tecnologias

Nesse sentido, um prestigioso comitê científico, formado por profissionais de cinco países, teve a difícil tarefa de selecionar os trabalhos que seriam expostos durante o encontro. Quarenta e seis artigos foram apresentados em quatro áreas temáticas:

  • Light, percepção e cor
  • Design de luz
  • Novas tecnologias em iluminação
  • Luz e qualidade de vida

Em três auditórios foi realizada a exposição dos trabalhos aceitos pelo comitê. Cada um com um tema diferente e moderado por um membro da associação. No final da apresentação, o público conseguiu interagir com o autor com questões relacionadas. O alto nível de perguntas foi agradavelmente surpreendido. Às vezes, o assunto exigia mais detalhes. Para isso, o espaço de networking durante o coffee break foi o momento de aprofundar os tópicos. E aproveitar as delícias do serviço de catering.

O encontro foi patrocinado por importantes empresas de iluminação nacionais e internacionais. Ao longo do corredor de patrocinadores, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão os produtos e novidades das empresas participantes.

Palestras Master

No âmbito das palestras, cinco profissionais internacionais com diversos temas foram apresentados.

A arquiteta Ximena Muñoz, da “Fundación Ciluz” do Chile, expôs o papel da luz em tempos de mudança. A abordagem do humano, energético, natural e espacial. Uma síntese perfeita

A Dra. Elisa Colombo, diretora do ILAV, “Pesquisa em Luz, Ambiente e Visão” da Universidade de Tucumán, detalhou as novas contribuições em eficiência energética. Iluminação e desempenho humano.

O engenheiro Guillermo Redrado, da ATP Iluminación de España, explicou como as luminárias LED devem ser selecionadas para obter um conforto visual adequado na iluminação pública. O design das luminárias, o controle do brilho, os sistemas de controle foram alguns aspectos técnicos que foram explicados. Também um relatório detalhado sobre a temperatura de cor nas cidades e a reação do cidadão à mudança de tecnologia.

O Dr. Yazmín Villagrán, em teleconferência do México, expôs a luz no projeto de energia e eficiência.

Fechei a série de palestras com um tema que venho trabalhando há anos: o design da iluminação nos espaços expositivos. Em diferentes escalas, áreas de aplicação e soluções técnicas para alcançar os objetivos desejados. Bem diferentes um do outro, mas usando a luz como uma ferramenta de design.

Como acontece com freqüência nesses congressos, um jantar de camaradagem se reuniu em torno da mesa para profissionais de diferentes países e áreas de trabalho. É sempre enriquecedor encontrar pessoas ou redescobrir amigos do mundo da luz.

 

 

 

 

 

A cidade de Córdoba vem desenvolvendo um programa ambicioso de recuperação e modernização de edifícios públicos, museus, teatros, igrejas e passeios urbanos há alguns anos. Muito desse projeto envolve design de iluminação. Que melhor ocasião para fazer um passeio noturno em um ônibus inglês de dois andares para admirar essas transformações em fachadas de valor histórico e patrimonial? Outro dos momentos divertidos da reunião.

No final do congresso, a sede do próximo Luxamérica foi selecionada. Isso acontecerá em Bogotá, na Colômbia, em 2020. E a edição de 2022 será novamente no Chile. Mas agora na linda Viña del Mar.

Será outra ocasião para conhecer, discutir e aprender sobre a paixão que nos une na mesma linguagem: a luz.

Fernando Mazzetti

Membro Comitê Organizador

Luxamerica 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *